terça-feira, 29 de setembro de 2015

Carregamento de passes dos transportes escolares com novo procedimento

Verificam-se alterações no procedimento para o carregamento de passes dos Transportes Escolares dos alunos que frequentam as escolas secundárias do concelho. Para os alunos dos 7.º, 8.º e 9.º anos, o carregamento é realizado nas respetivas escolas, enquanto para os alunos dos 10.º, 11.º e 12.º anos, o carregamento é feito nos postos de Atendimento Municipal (Palmela, Pinhal Novo e Quinta do Anjo), entre os dias 26 e 8 de cada mês. No caso da Escola Secundária de Palmela, por ser o estabelecimento escolar mais distante dos postos de atendimento municipal e por ser o que concentra maior número de alunos beneficiários, a Câmara Municipal assegura, em complemento, um período de carregamento nos dois últimos dias úteis do mês, na própria escola.
Os alunos do ensino secundário aos quais tenha sido atribuído o direito de apoio em Transportes Escolares, dispõem sempre da opção de aquisição do título de transporte escolar nas lojas/agentes Transportes Sul do Tejo (TST), sendo que o custo terá que ser suportado na íntegra e posteriormente reembolsado pela autarquia, mediante entrega do original da fatura num dos postos de Atendimento Municipal (Palmela, Pinhal Novo e Quinta do Anjo).
Esta medida resulta da alteração da bilhética da empresa transportadora TST, com a desmaterialização em suporte papel dos títulos mensais de transporte. Segundo a empresa, esta estratégia é comum a várias transportadoras da Área Metropolitana de Lisboa, permitindo viajar em todos os operadores da área metropolitana com o mesmo cartão/passe. Sem pôr em causa essa estratégia, o Município não pode deixar de manifestar o seu desacordo quanto ao facto dos TST não terem adotado soluções próprias para esta desmaterialização, forçando a autarquia e as escolas a encontrar medidas excecionais para colmatar a falta de lojas/agentes TST, a fim de não prejudicar ainda mais os alunos e famílias.