Verificam-se alterações no procedimento
para o carregamento de passes dos Transportes
Escolares dos alunos que frequentam as escolas secundárias do concelho. Para os
alunos dos 7.º, 8.º e 9.º anos, o carregamento é realizado nas respetivas
escolas, enquanto para os alunos dos 10.º, 11.º e 12.º anos, o carregamento é
feito nos postos de Atendimento Municipal (Palmela, Pinhal Novo e Quinta do Anjo), entre os dias 26 e 8 de cada mês. No caso da Escola Secundária
de Palmela, por ser o estabelecimento escolar mais distante dos postos de
atendimento municipal e por ser o que concentra maior número de alunos
beneficiários, a Câmara Municipal assegura, em complemento, um período de
carregamento nos dois últimos dias úteis do mês, na própria escola.
Os alunos do ensino secundário aos
quais tenha sido atribuído o direito de apoio em Transportes Escolares, dispõem
sempre da opção de aquisição do título de transporte escolar nas lojas/agentes
Transportes Sul do Tejo (TST), sendo que o custo terá que ser suportado na
íntegra e posteriormente reembolsado pela autarquia,
mediante entrega do original da fatura num dos postos de Atendimento Municipal
(Palmela, Pinhal Novo e Quinta do Anjo).
Esta medida resulta da alteração da
bilhética da empresa transportadora TST, com a desmaterialização em suporte
papel dos títulos mensais de transporte. Segundo a empresa, esta estratégia é
comum a várias transportadoras da Área Metropolitana de Lisboa, permitindo
viajar em todos os operadores da área metropolitana com o mesmo cartão/passe.
Sem pôr em causa essa estratégia, o Município não pode deixar de manifestar o
seu desacordo quanto ao facto dos TST não terem adotado soluções próprias para
esta desmaterialização, forçando a autarquia e as escolas a encontrar medidas
excecionais para colmatar a falta de lojas/agentes TST, a fim de não prejudicar
ainda mais os alunos e famílias.