segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Comemorações do Dia Mundial do Animal sensibilizam para a adoção


A Câmara Municipal de Palmela associa-se às comemorações do Dia Mundial do Animal, 4 de outubro, reforçando a sensibilização para os direitos dos animais e promovendo, em simultâneo, a adoção dos animais acolhidos no Canil Municipal.
Para o efeito, o Município criou a "Caderneta do Animal de Estimação", a oferecer no momento da adoção. Esta caderneta funcionará como documento de identificação do animal, registo de vacinação, desparasitação, higiene e outras intervenções, contendo recomendações sobre cuidados a ter e contactos úteis.
Também no âmbito do Dia do Animal, o Município promove, a 3 de outubro, mais uma edição da Cãominhada Solidária - uma caminhada em que os amigos de quatro patas são convidados a participar. A inscrição é gratuita, aceitando-se um donativo em género para apoio ao "Cantinho da Milu", uma associação local de proteção dos animais. A iniciativa, destinada a maiores de seis anos, tem um percurso de cinco quilómetros e decorre no Terrim, em Pinhal Novo, com partida às 9 horas na Rua Luís de Camões, junto ao ringue, perto da Ciclovia. As inscrições terminam a 2 de outubro e podem ser efetuadas através do e-mail tmerendeira@cm-palmela.pt ou do telf. 212336692. No mesmo dia, o Município e o "Cantinho da Milu" vão estar junto ao Mercado Municipal de Pinhal Novo, numa campanha de adoção de animais do Canil Municipal de Palmela.
A prioridade do Canil é a disponibilização para adoção dos animais recolhidos, sublinhando-se que, em 2014, foram adotados 49 animais. Os animais permanecem no equipamento por um período mínimo de oito dias, imposto por lei, e são devolvidos aos seus donos sempre que reclamados. Caso tal não aconteça, a Câmara Municipal  promove a adoção dos animais, publicitando-os na página do Município na internet aqui, e oferece o chip e a vacinação.