sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Feira Medieval de Palmela começa daqui a pouco... viaje até 1384!

É já daqui a pouco que regressamos a 1384! Palmela está engalanada e prepara-se para o regresso de várias personagens históricas que, noutros tempos, cruzaram estas ruas...  Em setembro de 1384, Lisboa encontrava-se sitiada pelos castelhanos, fruto da crise dinástica criada com a morte de D. Fernando, no ano anterior. A Peste Negra matava 100 a 200 castelhanos por dia; faltavam víveres entre os portugueses. O Mestre de Avis, cercado por terra e por mar, necessitava de reforços militares.
Regressando vitorioso da batalha dos Atoleiros, no alentejo, com as suas tropas, Nuno Álvares Pereira desloca-se a cavalo para Palmela, onde mandou acender as almenaras - grandes fogueiras, que promoviam a comunicação entre fortalezas - às quais respondeu o Mestre, em Lisboa.
Em Palmela, vive-se um período de Paz da Feira, que favorece os mercadores que acorrem à vila, por onde circulam, também, muitos pobres, goliardos, saltimbancos e outros visitantes, à procura de víveres e de muita festa! É Mestre da Ordem de Santiago D. Fernando Afonso de Albuquerque, bisneto de D. Dinis. 
Uns castelhanos aparecem, vindos de sul, e podem pôr Palmela em perigo... o torneio poderá resolver o problema?

Venha viver a Festa! Toda a informação aqui.