terça-feira, 15 de setembro de 2015

Município debate novo regime do Serviço Público de Transporte de Passageiros


A Câmara Municipal de Palmela promove, no próximo dia 21 de Setembro, às 21h00, na Biblioteca Municipal de Palmela, um debate sobre o Novo Regime Jurídico do Serviço Público de Transportes de Passageiros.
Integrado nas iniciativas que assinalam a Semana da Mobilidade, este debate conta com a participação de Álvaro Balseiro Amaro, presidente da Câmara Municipal de Palmela, Demétrio Alves, presidente da Comissão Executiva Metropolitana de Lisboa, Fernanda Pésinho, vereadora do Ambiente, Mobilidade e Acessibilidades da Câmara Municipal de Palmela, Rui Lopo, especialista em transportes e vereador da Câmara Municipal do Barreiro, membro da Comissão de Utentes de Quinta do Anjo, entre outros.
O novo Regime Jurídico do Serviço Público de Transporte de Passageiros extinguiu a Autoridade Metropolitana de Transportes de Lisboa, integrando os seus trabalhadores, bens, atribuições e competências, na Área Metropolitana de Lisboa (AML), sem definir os termos da decisão e em que contexto se fará a transição de poderes. 
Os municípios da AML têm manifestado publicamente a sua preocupação face à transferência destas responsabilidades e à falta de esclarecimento quanto ao seu financiamento, temendo que, uma vez mais, lhes sejam imputados custos até agora da competência do poder central, com sérios prejuízos para utentes dos transportes públicos.
A escassez de transportes públicos é um dos mais graves problemas do concelho de Palmela, o mais vasto da área metropolitana de Lisboa, com 465 km2 e uma grande dispersão dos seus habitantes, sobretudo nos aglomerados urbanos das freguesias rurais.