quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Município debate propostas do Orçamento com a população





Até sexta-feira, dia 18, a Câmara Municipal de Palmela está a promover um novo ciclo de reuniões com a população, em todas as freguesias, no âmbito do processo Orçamento Participativo 2015.
Nesta fase, pretende-se debater e hierarquizar as propostas recebidas na sequência da auscultação realizada em abril, presencialmente ou através dos inquéritos. Dos debates resultará a integração, nas Grandes Opções do Plano 2016-2019, do maior número possível de propostas consensuais e ao alcance das disponibilidades do Município.
Águas de Moura abriu o calendário no dia 14 e ontem, o executivo municipal reuniu na Junta de Freguesia de Pinhal Novo, perante uma sala participativa e que não desmobilizou, apesar do mau tempo. À semelhança das anteriores reuniões, o Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro recordou a metodologia deste processo consultivo - que permite à autarquia, entre outros aspetos, identificar investimentos e áreas prioritárias de intervenção - sublinhou o equilíbrio financeiro do Município e anunciou uma estimativa de Orçamento para o próximo ano, a rondar os 40 milhões de euros. Foram apresentados, ainda, um ponto de situação do que já foi realizado, uma proposta de Plano Plurianual de Investimentos (PPI) para a Freguesia de Pinhal Novo e outros investimentos não incluídos no plano que foram, agora, devolvidos aos munícipes.
A requalificação da Ribeira da Salgueirinha; o prolongamento até ao limite do concelho, da Ciclovia envolvente poente ao Pinhal Novo; a reabilitação de  espaços públicos em cooperação com outras entidades, nomeadamente o Parque da Liberdade do Bairro da Cascalheira, o reforço do abastecimento de água, com a ligação dos furos da Fonte da Vaca ao Reservatório da Cascalheira, a recuperação da ETA de Val´Flores e a remodelação de condutas são alguns dos investimentos que integram a proposta de PPI para a freguesia.
Recorde-se que o ciclo 2015 do Orçamento Participativo registou um aumento de participação e de propostas.
O envolvimento dos munícipes neste processo é fundamental para que os resultados e as prioridades a assumir para o próximo ciclo de trabalho reflitam as expetativas e as necessidades sentidas no território. A apresentação dos resultados e da proposta de Orçamento 2016 e GOP será efetuada  no final de outubro.
Os inquéritos, as fichas de investimento e o Guia do Orçamento Participativo estão disponíveis para consulta e preenchimento na página do Município, em http://www.cm-palmela.pt/pages/1664 e os inquéritos deverão ser entregues até dia 30 de setembro, por via digital ou em papel, nos balcões de atendimento municipal, sedes e delegações das Juntas de Freguesia. Nesta fase, os munícipes deverão identificar, por ordem de prioridade, as três obras/ações que consideram mais importantes para a sua freguesia.


Calendário

Dia 16 | 21h00 – Centro Cultural de Poceirão
Dia 17 | 21h00 – Junta de Freguesia de Quinta do Anjo
Dia 18 | 21h00 – Biblioteca Municipal de Palmela