segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Município apoia e promove sessões informativas sobre Saúde


No âmbito do Projeto “Conversas Informais, venha Falar de Saúde”, a Câmara Municipal de Palmela e a Unidade de Saúde Familiar Santiago, de Palmela, promovem, no dia 25 de novembro, às 15h00, na Junta de Freguesia de Pinhal Novo, uma sessão, com entrada livre, sobre “Úlceras de pressão – como prevenir feridas em doentes acamados”.
No âmbito do Projeto “Há Saúde no Mercado – A Diabetes e o Exercício Físico”, o Agrupamento de Centros de saúde da Arrábida e a Unidade de Cuidados na Comunidade de Palmela promove três sessões sobre “A Diabetes e o Exercício Físico”. Estas sessões, apoiadas pela Câmara Municipal de Palmela, decorrem dia 4, no Mercado Municipal de Pinhal Novo, dia 11, no Mercado Municipal de Palmela e dia 18, no Mercado Municipal de Cabanas, entre as 10h00 e as 12h00.


Município incentiva conservação de imóveis no Centro Histórico de Palmela




Com o objetivo de incentivar os proprietários a manter o seu património edificado em bom estado de conservação, a Câmara Municipal tem vindo a aplicar aos prédios urbanos localizados na Área de Intervenção do Gabinete de Recuperação do Centro Histórico de Palmela, a redução na taxa de IMI, traduzindo-se em 30% da taxa em vigor, podendo ainda ser reduzida em mais 20% no caso dos prédios arrendados, de acordo com a legislação em vigor (art.º 112º do CIMI – Código de Imposto Municipal sobre Imóveis, aprovado pelo DL n.º287/2013, de 12/11, com a redação em vigor).
Os interessados deverão fazer a identificação cadastral até ao dia 11 de novembro, dirigindo-se ao Gabinete do Centro Histórico de Palmela e apresentando a seguinte documentação: BI/Cartão do Cidadão, NIF, cópias da caderneta predial e da nota de liquidação do IMI (ano transato) e recibo de renda/contrato de arrendamento. No caso de imóveis com mais do que uma unidade independente, deverão ser entregues comprovativos de arrendamento por cada espaço arrendado.
Os proprietários que já tenham beneficiado desta redução e cujos elementos não tenham sofrido quaisquer alterações, deverão deslocar-se ao Gabinete do Centro Histórico para procederem à respetiva validação, fazendo-se acompanhar de cópia de liquidação do IMI (ano transato) e de cópia do recibo de renda/contrato de arrendamento (no caso do imóvel se encontrar arrendado).


Empreendedores partilham experiências no Espaço Cidadão


No dia 2 de novembro, o Espaço Cidadão, em Palmela, acolhe mais uma sessão da iniciativa “Um Centro Histórico de Oportunidades”.
Este encontro, com entrada gratuita, partilhará experiências empresariais de sucesso e decorrerá entre as 14h30 e as 16h30, com as participações do Instituto de Informação em Franchising, Miguel Santana Cândido, Hamburgueria.come, Ostradomus e Bôbo da Corte.
Os interessados, deverão inscrever-se através do Gabinete de Recuperação do Centro Histórico: grch@cm-palmela.pt | telf.212336647.
Com esta iniciativa, a Câmara Municipal de Palmela pretende incentivar o empreendedorismo e a dinamização turística e económica do Centro Histórico de Palmela.



Exposição itinerante assinala 90º aniversário da Restauração do concelho

A Câmara de Palmela assinala o 90º aniversário da Restauração do concelho, com a inauguração da exposição “Restauração do concelho de Palmela, uma vitória de todos os munícipes há 90 anos”, no dia 1 de novembro, às 10h15,  na Biblioteca Municipal de Palmela.
Devolver aos munícipes conhecimento sobre este período da História Local, através de documentos, nomeadamente, fotografias, instrumentos de trabalho, correspondência, legislação e objetos diversos é o principal objetivo desta exposição. Destacam-se, ainda, alguns documentos entregues pelas famílias de Joaquim José de Carvalho e de António Matos Fortuna, incorporados no Museu, Arquivo e Biblioteca do Município.
Este trabalho prosseguirá ao longo do presente ano comemorativo, no website do Município e com a itinerância da exposição pelas várias freguesias, para a população em geral e comunidade educativa, em particular.
Criado em 1185, por Foral concedido por D. Afonso Henriques e seu filho Sancho, o concelho foi extinto por um período de 71 anos: 1855 a 1926. A extinção de um território autónomo há 670 anos  e a sua integração no de Setúbal, decorreu no quadro da política de reorganização administrativa do regime liberal. Esta situação não foi pacífica: munícipes de todos os pontos do concelho de Palmela assumiram uma atitude combativa, para garantir a recuperação da autonomia.
Patente ao público até 25 de fevereiro, a exposição poderá ser visitada no horário de funcionamento da Biblioteca Municipal de Palmela: 3ª, 5ª e 6ª feira, das 10h30 às 19h00 e 4ªfeira e sábado, das 14h00 às 19h00. Encerra aos domingos, 2ª feiras, 4ª feiras de manhã e feriados.



Marcação de visitas organizadas de grupos
Divisão de Cultura, Desporto e Juventude |Museu Municipal

Tel. 21 233 66 40    

Catavento já disponível!

A nova edição do Catavento, agenda de acontecimentos do concelho de Palmela (novembro/dezembro), já está disponível para consulta aqui: https://issuu.com/cataventopalmela/docs/cata_nov_dez_web 




sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Festa de Todos os Santos valoriza tradições


A 260ª. Edição da Festa de Todos os Santos decorre entre 28 de outubro e 2 de novembro, em Quinta do Anjo. Trata-se de uma das mais antigas festividades religiosas do concelho, que chega aos dias de hoje em resultado do envolvimento continuado da comunidade, permanecendo viva a memória da promessa de proteção da Aldeia de Quinta do Anjo face ao terramoto de 1755.
A valorização das tradições e história local é uma evidência nesta festividade, que marca a vida cultural e religiosa de Quinta do Anjo. 
A Câmara Municipal de Palmela assume-se, uma vez mais, como parceiro na concretização desta iniciativa e apoia a sua realização com uma comparticipação financeiro de 3.300 euros, além do apoio logístico.






Programa:

Sociedade de Instrução Musical
Dia 28 de outubro

20h00 – Receção à entidades oficiais e convidados
Salão Nobre da Sociedade de Instrução Musical
20h30 – Inauguração oficial da festa com a participação da banda da SIM dirigida pelo Maestro Pedro Almeida
Salão Nobre da Sociedade de Instrução Musical
22h00 – Espetáculo com a Orquestra Ligeira da SIM dirigida pelo Maestro Carlos Cardoso
Palco da SIM
00h30 – Café Concerto com a banda RED
Palco da SIM

Dia 29 de outubro
9h30 – Arruada na Aldeia (participação da Banda da SIM dirigida pelo Maestro Pedro Almeida)
9h30 – Passeio a Cavalo
14h30 – Cavalhada à Portuguesa
Ovil
17h00 – Escola de Flamenco e Sevilhanas da Sociedade Filarmónica Humanitária
Palco do Salão Nobre da Sociedade de Instrução Musical
18h00 – Procissão (Saída da Capela de Quinta do Anjo para a Igreja de Nossa Senhora da Redenção)
21h30 – Animação Musical com Diana Cravo e os Amigos do Samba
Palco da SIM
23h00 – Café Concerto com a Banda One Vision (Tributo aos Queen)
Palco da SIM
01h00 – Café Concerto com a Banda Ma Belle
Palco da SIM

Dia 30 de outubro
10h30 – Missa na Igreja da Nossa Senhora da Redenção
14h00 – Almoço e Café Concerto com o Projeto Desenfado
Palco da SIM
15h45 – Atuação da In Spiritus Tuna
Palco do Salão Nobre da Sociedade de Instrução Musical
15h45 – Inauguração do restauro do Nicho da Nossa Senhora da Alegria
Rua Venâncio da Costa Lima
21h30 – Atuação da Orquestra Cubana Havana Way
Palco da SIM
23h30 – Espetáculo com Mónica Sintra
Palco da SIM

Dia 31 de outubro
10h30 – Manhã infantil
21h30 – Concerto com a Orquestra Lig. Juvenil do Conservatório Regional de Palmela /SFH com a Direção Musical do Maestro José Condinho
Placo do Salão Nobre da Sociedade de Instrução Musical
22h45 – Café Concerto com Los Cavakitos
Palco da SIM
00h00 – Café Concerto com a Banda Oitentamente
Palco da SIM


Dia 1 de novembro
10h30 – Misa em Honra de Todos os Santos
12h00 – Atuação dos Arautos
Igreja da Nossa Senhora da Redenção
15h30 – Procissão em Honra de Nossa da Redenção
18h00 - Stand Up Comedy com Serafim
18h30 – Homenagem ao Dr. António Matos Fortuna
21h00  - Concerto pela Banda da Sociedade de Instrução Musical  dirigida pelo Maestro Pedro Almeida
Palco do Salão Nobre da Sociedade de Instrução Musical
22h30 – Espetáculo com a Banda The Lucky Duckies                               
Palco da SIM
00h30 – Espetáculo de Pirotecnia (final da festa)




Dia 2 de novembro
Celebração do Pão por Deus
15h30 – Romagem ao Cemitério
21h30 – Celebração da Missa de Finados na Igreja de Nossa Senhora da Redenção












segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Passos e Compassos promove exposição no Cine-teatro S. João


Até 27 de novembro, o Cine-teatro S. João acolhe a exposição fotográfica “Ciclo mM 2013/2016 - movimento e Memória”.
Promovida pela Passos e Compassos, com o apoio da Câmara Municipal de Palmela e do Governo de Portugal | Secretário de Estado da Cultura e DGArtes – Direção-Geral das Artes, esta exposição apresenta um conjunto de fotografias de vários autores, que retratam as oito criações do ciclo mM, desenvolvidas e inspiradas em espaços públicos e vivências das freguesias do concelho de Palmela e apresentadas pela companhia de dança contemporânea DançArte nestes mesmos espaços e no Cine-teatro, entre 2013 e 2016.
O ciclo terminou com o espetáculo “Tempo de Largo”, em exibição no palco do Cine-teatro entre 14 e 16 de outubro.





Parque Venâncio Ribeiro da Costa com novas instalações sanitárias


Está a decorrer a construção de instalações sanitárias no Parque Venâncio Ribeiro da Costa, junto ao Castelo de Palmela. A obra tem o valor de cerca de 12.800 euros e criará instalações sanitárias acessíveis a todas as pessoas, mesmo com mobilidade condicionada.
Este investimento vai permitir um maior conforto no usufruto deste espaço verde multiusos.





Já arrancou a beneficiação dos espaços exteriores da Urbanização Serra Grande


A Câmara Municipal de Palmela deu início à obra de beneficiação dos espaços exteriores da Urbanização Serra Grande, em Palmela. Adjudicada por cerca de 31.800 euros, trata-se da primeira fase dos trabalhos a realizar nesta urbanização e consiste na alteração do arranjo de espaços exteriores, com a reformulação de espaços verdes, estacionamento e passeios, indo ao encontro de sugestões de moradores.
Numa segunda fase, o Município intervencionará outros espaços da urbanização, prevendo-se a criação de um espaço de jogo e recreio e de um ginásio de ar livre, de forma a promover a vivência comunitária do espaço público e hábitos de vida saudáveis.



Largo de S. João, em Palmela, com obras de beneficiação


O Município de Palmela está a proceder à reparação da fonte visitável do Largo de S. João, no centro da vila de Palmela, com a recuperação do sistema eletromecânico. A empreitada tem o valor de 26.400 euros.
Além da intervenção na fonte, está, também, a decorrer um conjunto de outros trabalhos de beneficiação deste espaço público, como a substituição de algumas lajes no pavimento, para maior conforto e segurança na marcha, bem como a reparação e reforço de pilaretes, para reservar o largo para os peões, impedindo o acesso abusivo de viaturas. 

            Inaugurado em 2008, o novo arranjo paisagístico do Largo de S. João veio requalificar este espaço privilegiado, no coração da vila, promovendo a sua versatilidade e preparando-o para receber os diversos certames e eventos, de caráter cultural, social e desportivo, que ali se desenvolvem, regularmente. 

Município avança com repavimentação do troço final da Rua 9 de Março


Está a decorrer a empreitada de repavimentação do troço final da Rua 9 de Março, em Vale da Abrunheira, Cajados. Adjudicada por cerca de 168 mil euros, a obra tem a duração de 60 dias e consiste na reabilitação do pavimento existente e no alargamento da plataforma, para melhorar as condições de circulação, segurança e conforto, bem como a drenagem.
A Rua 9 de Março permite a ligação entre a Estrada Nacional 10 e a Estrada Municipal 533 e o troço a intervir tem cerca de 2.680 metros de extensão, entre a passagem superior à autoestrada A2 e a ligação com a EN10. A obra inclui o tratamento de valetas, gares para contentores e intervenção em seis aquedutos.
No âmbito do programa de repavimentação ou pavimentação de vias, o Município está, também, a intervir num troço da Estrada Municipal 533, na zona de Lagameças, na Rua Abel Ferreira, em Poceirão, na Azinhaga de Mata Mouros, na freguesia de Palmela, e na Rua 5 de Outubro, em Pinhal Novo. Com início previsto para breve, inscrevem-se, ainda, trabalhos na Rua José dos Santos, em Bairro Margaça, na Rua dos Sobreiros e na Av.ª do Caminho de Ferro, em Palmela, na Rua António Sérgio, em Pinhal Novo, na Rua Francisco Assunção Pinho, no Lau, e na Rua dos Lusíadas (a via da Escola Básica Matos Fortuna e do Quintajense F.C.), em Quinta do Anjo.





Remodelação de conduta de água em curso no Aceiro do Marcolino


Está a decorrer a obra de remodelação de uma conduta de água no Aceiro do Marcolino, na Lagoa da Palha, Pinhal Novo. A intervenção tem o valor de cerca de 50 mil euros e consiste na substituição de uma conduta, numa extensão de mais de 1.700 metros, e construção de 45 ramais, para servir igual número de famílias.
A obra está integrada no plano municipal de remodelações da rede de abastecimento de água e a sua necessidade foi validada pelos munícipes, no âmbito do processo “Eu Participo”.
Entretanto, estão a decorrer outras obras de remodelação da rede, prevendo-se para breve o início da substituição de condutas no Bairro do Braga e na Rua das Vindimas, seguindo-se a Estrada da Várzea/ Rua da Serrinha, em Palmela, e o 2.º troço da Rua Miguel Cândido, em Cabanas.




Obras de conservação no Parque Habitacional do Município superiores a 18 mil euros


No âmbito da gestão e conservação do parque habitacional de arrendamento social, a Câmara Municipal de Palmela concluiu, este ano, várias intervenções de conservação, no valor de 18.401,30 euros.
            Este pacote inclui obras de conservação ordinária em nove habitações municipais - duas em Palmela, seis em Quinta do Anjo e uma em Setúbal, a conservação geral de duas habitações municipais em Pinhal Novo e a conclusão do estudo prévio para ampliação de uma moradia em Quinta do Anjo.
O Parque Habitacional do Município é constituído por 32 fogos, sendo 28 destes fogos habitados por famílias abrangidas pelo regime de renda apoiada e os restantes por famílias que estão sujeitas à renda do regime geral. O Município vai ampliar o parque, com a aquisição, em breve, de duas habitações.




Intervenção no Grupo Desportivo de Rio Frio apoiada com 3 mil euros


A Câmara Municipal de Palmela aprovou, na reunião pública de 19 de outubro, a atribuição de um apoio financeiro ao Grupo Desportivo de Rio Frio, no valor de 3 mil euros, para obras. Depois do desabamento integral do telhado do salão principal da coletividade, em março, a prioridade é a contenção da estrutura existente, impedindo novo colapso.
O Grupo esteve um largo período sem dirigentes e, face às dificuldades, viu a sua atividade bastante reduzida. Com a eleição de um novo corpo dirigente, em junho deste ano, esta coletividade, fundada em 1925, está a retomar o seu funcionamento normal, sendo a recuperação do seu património histórico uma das prioridades.
O Município tem acompanhado a situação do Grupo Desportivo de Rio Frio em permanência e, além deste apoio financeiro, tem prestado o apoio logístico necessário à realização das atividades. Entretanto, têm sido procuradas oportunidades de financiamento que permitam a recuperação do edifício e o Município está disponível para comparticipar uma solução, no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo.




Município de Palmela atribui 4.500 euros para formação dos bombeiros


A Câmara Municipal de Palmela vai atribuir 4.500 euros, a distribuir de igual forma pelas três associações de bombeiros do concelho (Palmela, Pinhal Novo e Águas de Moura), como comparticipação nos custos com a formação dos bombeiros.
Aprovada por unanimidade, na reunião pública realizada a 19 de outubro, a proposta sublinha a importância do treino e da formação contínua para a aquisição e manutenção dos conhecimentos e competências inerentes à função, contribuindo para comunidades mais seguras.
Não se tratando de uma competência municipal, o Município continua apostado em apoiar a formação dos corpos de bombeiros, para a qual concorre, também, a atividade desenvolvida pela Academia da Proteção Civil de Palmela.


Iluminação pública do Jardim Joaquim José de Carvalho em remodelação


Está a decorrer a obra de remodelação da iluminação pública no Jardim Joaquim José de Carvalho, na vila de Palmela. A intervenção, que tem um prazo previsto de seis semanas, consiste na passagem de cablagens aéreas para infraestruturas subterrâneas e substituição de luminárias, para maior segurança, conforto na utilização e qualidade estética.
Trata-se de uma obra no valor de cerca de 20 mil euros, que está a ser realizada sem custos diretos para o Município, ao abrigo das contrapartidas a que a EDP está obrigada pelo contrato de concessão.
Além desta obra, o Município tem vindo a solicitar à empresa, entre outras intervenções, a realização da iluminação do Circuito de Manutenção da Quinta do Pinheiro, em Pinhal Novo, o reforço de iluminação em Vila Amélia e na Rua dos Fazendeiros e a segunda fase do Circuito de Manutenção de Quinta do Anjo, bem como a passagem de infraestruturas aéreas a subterrâneas em diversos locais.


Maçã Riscadinha de Palmela DOP no Pomar Pedagógico da Compal


A turma de 4.º ano da EB António Matos Fortuna, de Quinta do Anjo, representou a Maçã Riscadinha de Palmela na cerimónia de inauguração do Pomar Pedagógico Centro de Frutologia Compal, que decorreu a 14 de outubro na Quinta Pedagógica dos Olivais, em Lisboa.
O Centro de Frutologia Compal convidou o Município para representar a Maçã Riscadinha de Palmela neste espaço educativo, através de uma escola do concelho, selecionando uma turma para estar presente e fazer uma breve apresentação sobre esta fruta DOP – Denominação de Origem Protegida. Para a seleção, o Município articulou esta iniciativa com o desenvolvimento das medidas de acompanhamento, no âmbito do Regime de Fruta Escolar, e com o projeto sobre a Maçã Riscadinha desenvolvido pela Rede de Bibliotecas Escolares, no ano letivo transato. Esta turma de 4.º ano foi a vencedora do concurso para a elaboração de um cartaz alusivo à nossa maçã.
O Pomar Pedagógico reúne 38 espécies de árvores de fruto e pretende dar a conhecer, ao público infantil, a produção de fruta em Portugal e a importância da fruta para a saúde.


Palmela exige fim efetivo do bloqueio a Cuba


            A difícil situação vivida pelo povo cubano e as penalizações sofridas por bancos e empresas internacionais que se relacionem com Cuba voltaram a ser tema de uma moção apresentada pela maioria da Câmara Municipal de Palmela e aprovada por unanimidade.
            A comunidade internacional aplaudiu, em 2015, o retomar das relações diplomáticas entre Cuba e os Estados Unidos da América e aguardou o levantamento do bloqueio que, há mais de meio século, causa enormes prejuízos à população e ao país, num atentado à liberdade e à soberania. No entanto, os Estados Unidos não dão sinal de recuar e renovaram o bloqueio no passado dia 11 de setembro.
            Num momento em que a Assembleia Geral das Nações Unidas se prepara para discutir, pelo 25.º ano consecutivo, o levantamento do embargo (em 2015, apenas Estados Unidos e Israel votaram contra), a Câmara Municipal de Palmela junta a sua voz à comunidade internacional, exigindo o levantamento imediato deste bloqueio.
            Transcreve-se, abaixo, o texto integral da moção, aprovada a 19 de outubro:

            «Em dezembro de 2014, o anúncio do retomar das relações diplomáticas entre Cuba e os Estados Unidos da América abriu uma janela de esperança para o povo cubano, oprimido por mais de meio século de bloqueio económico, comercial e financeiro, imposto pelos Estados Unidos. A reabertura, a 20 de julho do ano passado, das missões diplomáticas permanentes em Washington e Havana veio confirmar o anúncio e constituiu um passo importante, saudado pela comunidade internacional, para o respeito mútuo e a cooperação entre os respetivos povos e governos.

            No entanto, cerca de dois anos depois do início do processo, a esperança voltou a dar lugar à insatisfação e à preocupação. O bloqueio - cujos prejuízos causados à população e às instituições cubanas soma, já, 125.873 milhões de dólares – não só se mantém como foi renovado no dia 11 de setembro, com inesperada intensidade. Bancos e instituições financeiras com ligações a Cuba são punidos com multas milionárias, o comércio bilateral é inexistente, barcos estrangeiros que levem mercadorias a Cuba só podem voltar a aportar nos Estados Unidos seis meses depois da sua partida da ilha caribenha, cidadãs/os norte-americanas/os apenas podem visitar o país em circunstâncias especiais e muito restritas.

            A decisão de terminar o bloqueio a Cuba cabe ao Congresso dos Estados Unidos, mas o Presidente Barack Obama tem competência executiva para tomar medidas com efeito imediato, que permitam aliviar os danos económicos e humanos, sentidos, com maior gravidade, pela população mais desprotegida.

A Câmara Municipal de Palmela, reunida na Biblioteca Municipal de Palmela a 19 de outubro de 2016, delibera:

- Exigir, uma vez mais, o levantamento imediato do bloqueio dos Estados Unidos a Cuba, medida incontornável para o desenvolvimento económico e bem-estar das/os cidadãs/os cubanas/os e para a soberania e independência daquela nação;

- Continuar a sensibilizar a comunidade nacional e internacional, pelos meios ao seu dispor, para o sofrimento do povo cubano, sublinhando que as relações diplomáticas entre Cuba e Estados Unidos, supostamente retomadas, só se concretizarão quando o bloqueio for eliminado.

- Remeter o presente documento ao Senhor Presidente da República, aos Sr.s Secretários Gerais da ONU (atual e designado), às embaixadas de Cuba e dos Estados Unidos da América em Portugal, aos Grupos Parlamentares da Assembleia da República e à comunicação social.»
















sexta-feira, 21 de outubro de 2016

“Filarmónicas em Concerto” no Cine-Teatro S. João


No âmbito do XII Festival Internacional de Música – Palmela “Terra de Cultura” - uma iniciativa da Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”, a decorrer até 12 de novembro – o Cine-Teatro S. joão, em Palmela, recebe dia 22 de outubro, às 21h30, a iniciativa “Filarmónicas em Concerto”.
O espetáculo contará com as atuações da Orquestra de Sopros da Academia de Música Banda de Ourém e da Banda de Música da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense.
A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Palmela e tem entrada gratuita.

Programa:

Orquestra de Sopros da Academia de Música Banda de Ourém

Overture to “Candide” – Leonard Bernstein - Arr. Clare Grundman
El Camino Real – Alfred Reed
Fantasia for Alto Saxophone – Claude T. Smith
Solista – Ruben Neves
Godzilla Eats las Vegas! – Eric Whitacre
Direcção: Maestro José Pedro de Matos Figueiredo

Banda de Música da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense

Presidente José Maria Costa - Marcha de Concerto de Valdemar Sequeira
Millenium - Abertura de Richard Meyer, com arranjo de José Condinho
Zeus King Of The Gods - Rob Romeyn
The Legend of Amber Room - Michael Geisler
Tom Jones In Concert - Arranjo de Frank Bernaer
Direcção: Maestro Carlos Medinas









Boletim Municipal nº147 | outubro 2016


quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Mercado da Cidadania apresenta recursos socioeducativos à comunidade



O 1º Mercado da Cidadania abriu, hoje, as suas portas à comunidade, em Pinhal Novo. O Mercado Municipal, o Centro de Recursos para a Juventude, a Biblioteca e o Auditório Municipal são os equipamentos que centralizam as atividades, até 22 de outubro. Ao longo destes três dias, terá oportunidade de conhecer projetos e práticas socioeducativas com intervenção local, de partilhar experiências e saberes, a par dos momentos de animação, exposições, oficinas, sessões informativas e troca e venda de bens.
Na abertura do Mercado da Cidadania, o Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro, reconheceu a capacidade dos parceiros deste projeto “de fazer acontecer”; sublinhou o papel “fundamental” da educação não formal, um contributo para a construção de Palmela enquanto Município Educador e o trabalho intergeracional visível no Mercado da Cidadania. Sublinhou, igualmente, a mostra dos recursos socioeducativos patente no Mercado, “uma rede que está em todo o território” e que, muitas vezes, não é conhecida pela comunidade.


A sessão de abertura do Mercado da Cidadania contou, ainda, com a homenagem a sete trabalhadores aposentados da Câmara Municipal de Palmela, um ato simbólico de reconhecimento pelo serviço público prestado.
Conheça o programa completo do 1º Mercado da Cidadania em http://www.cm-palmela.pt/frontoffice/pages/1717?news_id=3583.


“50+ ” festeja aniversário na Piscina de Pinhal Novo


No dia 16 de outubro, a Piscina Municipal de Pinhal Novo foi palco das comemorações do 20º aniversário do “50+ Programa de Exercício”.
O programa festivo integrou a realização de aulas de dança e de atividades aquáticas e gímnicas, realizadas por cerca de 140 alunos e a homenagem aos 20 participantes que frequentam o projeto desde o início.









terça-feira, 11 de outubro de 2016

2º Fórum Projeto Educativo Local reflete sobre Sucesso Educativo



No âmbito da Receção à Comunidade Educativa 2016/2017, a Câmara Municipal de Palmela promove o 2º Fórum PEL – Projeto Educativo Local, no dia 21 de outubro, entre as 9h30 e as 17h30, no Auditório Municipal de Pinhal Novo. Subordinado ao tema “Sucesso Educativo, Caminhos a Percorrer”, o Fórum pretende partilhar  e refletir sobre conceitos, políticas e práticas do Sucesso Educativo, em articulação com a comunidade, reforçando a importância de Palmela enquanto Território Educador.
Com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro, do Vereador da Educação da Câmara de Palmela, Adilo Costa e do Secretário de Estado da Educação, João Costa, na sessão de abertura, o Fórum reúne, entre outros, contributos do ISPA – Instituto Universitário Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, da Associação Centro Jovem Tejo e Agrupamentos de Escolas José Saramago, José Maria dos Santos e Palmela.
Mais informações e inscrições: 212 336 606 | deis.geral@cm-palmela.pt (Divisão de Educação e intervenção Social) | programa completo em www.cm-palmela.pt.

Câmara Municipal e IEFP promovem formação gratuita para a comunidade


Continuam abertas as inscrições para o segundo semestre de 2016, no âmbito do Plano de Formação para a Comunidade promovido pela Câmara Municipal de Palmela, em parceria com o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, I. P. (Delegação Regional de Lisboa e Vale do Tejo, Centro de Formação Profissional de Setúbal), com os apoios das Juntas de Freguesia de Pinhal Novo e de Quinta do Anjo.
Aumentar a competitividade no mercado de trabalho, incentivar a formação ao longo da vida e a melhoria na qualidade dos serviços prestados pelos agentes económicos do concelho, reforçando as qualificações pessoais e profissionais da população são os principais objetivos desta oferta formativa, gratuita, dirigida, prioritariamente, à população ativa (empregados e desempregados), que resida ou trabalhe no concelho de Palmela.
Língua Inglesa – Relações Laborais (Iniciação); Língua Espanhola – Relações Laborais (Iniciação); Serviço de Vinhos; Desenvolvimento Pessoal e Técnicas de Procura de Emprego; Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho; Técnicas Comerciais e de Marketing; Apresentação de Produtos e Participação em Eventos; Comunicação Assertiva e Técnicas de Procura de Emprego; Organização e Gestão de Pequenos Negócios; Competências Empreendedoras e Técnicas de Procura de Emprego e Plano de Negócios – Criação de Micronegócios são as propostas para este segundo semestre.
Os interessados devem formalizar a inscrição mediante o preenchimento de impresso próprio, disponível em www.cm-palmela.pt (área Viver – Bibliotecas Municipais), que poderá ser enviado por e-mail, correio, fax ou entregue presencialmente nas instalações da Biblioteca Municipal de Palmela.


Plano da Formação para a Comunidade:

Língua Inglesa - Relações Laborais (Iniciação) (50 horas)
Data de início a definir (3.ª/5.ª feira) | 19h30 - 23h30 | Pinhal Novo | População ativa*

Língua Espanhola - Relações Laborais (Iniciação) (50 horas)
Data de início a definir (3.ª/5.ª feira) | 19h30 - 23h30 | Quinta do Anjo | População ativa*

Serviço de Vinhos (25 horas)
Data de início a definir (2.ª/4.ª/6.ª feira) | 19h30 - 22h30 | Palmela | População ativa*

Desenvolvimento Pessoal e Técnicas de Procura de Emprego (25 horas)
Data de início a definir (2.ª/4.ª/5.ª feira) | 19h30 - 22h30 | Pinhal Novo | População ativa*

Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho (50 horas)
Data de início a definir (2.ª/4.ª/6.ª feira) | 19h30 - 22h30 | Quinta do Anjo | População ativa*

Técnicas Comerciais e de Marketing (50 horas)
Data de início a definir (2.ª/4.ª/6.ª feira) | 19h30 - 22h30 | Pinhal Novo | População ativa*

Apresentação de Produtos e Participação em Eventos (50 horas)
Data de início a definir (3.ª/5.ª feira) | 19h30 - 22h30 | Palmela | População ativa*

Comunicação Assertiva e Técnicas de Procura de Emprego (25 horas)
Data de início a definir (2.ª/4.ª/5.ª feira) | 19h30 - 22h30 | Pinhal Novo | População ativa*

Organização e Gestão de Pequenos Negócios (50 horas)
7 novembro a 16 dezembro (2.ª/4.ª/6.ª feira) | 19h30 - 22h30 | Quinta do Anjo | População ativa*

Competências Empreendedoras e Técnicas de Procura de Emprego (25 horas)
14 a 30 novembro (2.ª/4.ª/5.ª feira) | 19h30 - 22h30 | Pinhal Novo | População ativa*

Plano de Negócios - Criação de Micronegócios (50 horas)
21 novembro a 9 dezembro (2.ª/4.ª/6.ª feira) | 19h30 - 22h30 | Pinhal Novo | População ativa*

(* População ativa: empregados e desempregados)







Palmela promove o encontro da escola com a Comunidade Educativa


Palmela Município Educador, território de convivência e espaço educativo são os conceitos que dão o mote à Receção à Comunidade Educativa 2016, a decorrer até novembro, com um programa vasto, que procura envolver e corresponsabilizar os diferentes atores locais. O reforço da convivência entre a escola e a comunidade, da relação entre as gerações e do cruzamento entre aprendizagens formais e informais são alguns dos objetivos do Projeto Educativo Local, para uma educação qualificada e para todos, ao longo da vida.
No programa, promovido pela Câmara Municipal de Palmela com a Comunidade Educativa, destaque para o Momento Convívio, a decorrer no dia 13 de outubro, na Casa Ermelinda Freitas, em Fernando Pó, a partir das 18 horas, para assinalar o novo ano letivo, dar as boas vindas aos agentes educativos e homenagear os docentes aposentados no ano letivo anterior. O encontro conta com animação pelo Coro Intergeracional do Bairro Alentejano e alunos das escolas do concelho.
Entre 20 e 22 de outubro, o Município e os parceiros dão vida à primeira edição do Mercado da Cidadania “Palmela, Território de Convivência”, que aposta na divulgação de projetos e práticas socioeducativas, intensificando o diálogo entre gerações e estimulando aprendizagens comuns. A iniciativa desenvolve-se no Mercado Municipal de Pinhal Novo e conta com momentos de animação. 
O 2.º Fórum PEL, a 21 de outubro, é outra das iniciativas centrais do programa. Sob o tema “Sucesso Educativo: Caminhos a Percorrer”, este Fórum pretende promover um espaço de discussão e reflexão de conceitos, políticas e práticas das escolas, em articulação com a comunidade, reforçando a importância do Território Educador de Palmela.
Destaque, ainda, para a exposição “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (ODS), que irá passar pelas escolas do concelho entre 14 de outubro e 15 de novembro, com o objetivo de partilhar e refletir com os alunos os 17 ODS da nova Agenda Global para o Desenvolvimento até 2030.
Programa completo em www-cm-palmela.pt


Matriz da Água 2015 disponível para consulta no site do Município


No âmbito do Dia Nacional da Água, assinalado a  1 de outubro, o Município de Palmela disponibiliza, para consulta, o documento Matriz da Água 2015 no site da Câmara (http://www.cm-palmela.pt/pages/1328).
Este documento caracteriza o ciclo  da água no território e sintetiza os investimentos municipais no setor.
No final de 2015, as águas de abastecimento tinham uma taxa de cobertura de 100% nos aglomerados populacionais e de 97% para a generalidade do concelho. O abastecimento de água é assegurado pela existência de 38 captações, 22 instalações de tratamento de água e 27 reservatórios, totalizando uma capacidade de armazenamento de 27.680 m3. Em 2015, existiam 34,3 km de condutas adutoras e 591,2 km de distribuidoras. Este conjunto de infraestruturas encontra-se distribuído por 20 sistemas de abastecimento e 18 zonas de abastecimento de água.
O sistema de drenagem de águas residuais em baixa é constituído por 18 estações elevatórias e a rede em alta compreende 19 estações elevatórias e 7  Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) em exploração pela Águas de Lisboa e Vale do Tejo. A rede de drenagem de águas residuais domésticas apresentava uma extensão de 198,6 km e a “rede em alta” explorava 82,9 km de emissários.
O Município manteve o investimento nas infraestruturas, com diversas remodelações e prolongamentos importantes, em especial remodelações da rede de abastecimento e prolongamentos da rede de saneamento. Está, ainda, a participar em projetos para implementação dos sistemas de gestão patrimonial de infraestruturas e redução de perdas de água, bem como o plano de segurança da água, que se traduzirão em importantes ganhos de eficiência e qualidade.
Palmela mantém tarifas mais baixas  da AML

Para um consumo anual de 180 m3, Palmela tem o tarifário mais baixo da Área Metropolitana de Lisboa, na soma dos três serviços: abastecimento de água, saneamento e resíduos.
Apesar das imposições da ERSAR, a política tarifária reflete a visão do Município sobre a água e o saneamento, pugnando pela gestão pública, única garantia de efetivo acesso universal.
Palmela reitera, entre outros, os compromissos, com a promoção do acesso físico e económico à água e ao saneamento, no quadro de uma política de promoção do progresso social e económico  e com a proteção dos recursos hídricos, no quadro das políticas de defesa do ambiente.
A adoção de um novo enquadramento legal, que reforce a capacidade de intervenção e autonomia dos municípios no setor; o reforço dos mecanismos de cooperação intermunicipal, potenciando os sistemas já existentes e alargando a colaboração ao sistemas em baixa; a reversão do processo de fusão do grupo Águas de Portugal, respeitando a liberdade de decisão dos municípios quanto ao modelo a adotar para os sistemas multimunicipais – e, neste âmbito, com prioridade para a reversão da integração da Simarsul no grupo; a revisão do estatuto da ERSAR, devolvendo-a à sua condição de reguladora e revogando a sua intervenção vinculativa, nomeadamente, no que respeita ao modelo tarifário e preços a praticar são algumas medidas concretas que o Município defende, para reforço dos direitos  dos cidadãos e boa gestão dos recursos hídricos.
Recorde-se, ainda, que Palmela subscreveu a declaração conjunta da Associação Intermunicipal de Água da Região de Setúbal (AIA), emitida por ocasião do Dia Nacional da Água, sobre a situação atual do setor, documento que pode ser lido na integra, no site da autarquia, em (http://www.cm-palmela.pt/frontoffice/pages/1717?news_id=3556).