segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Exposição itinerante assinala 90º aniversário da Restauração do concelho

A Câmara de Palmela assinala o 90º aniversário da Restauração do concelho, com a inauguração da exposição “Restauração do concelho de Palmela, uma vitória de todos os munícipes há 90 anos”, no dia 1 de novembro, às 10h15,  na Biblioteca Municipal de Palmela.
Devolver aos munícipes conhecimento sobre este período da História Local, através de documentos, nomeadamente, fotografias, instrumentos de trabalho, correspondência, legislação e objetos diversos é o principal objetivo desta exposição. Destacam-se, ainda, alguns documentos entregues pelas famílias de Joaquim José de Carvalho e de António Matos Fortuna, incorporados no Museu, Arquivo e Biblioteca do Município.
Este trabalho prosseguirá ao longo do presente ano comemorativo, no website do Município e com a itinerância da exposição pelas várias freguesias, para a população em geral e comunidade educativa, em particular.
Criado em 1185, por Foral concedido por D. Afonso Henriques e seu filho Sancho, o concelho foi extinto por um período de 71 anos: 1855 a 1926. A extinção de um território autónomo há 670 anos  e a sua integração no de Setúbal, decorreu no quadro da política de reorganização administrativa do regime liberal. Esta situação não foi pacífica: munícipes de todos os pontos do concelho de Palmela assumiram uma atitude combativa, para garantir a recuperação da autonomia.
Patente ao público até 25 de fevereiro, a exposição poderá ser visitada no horário de funcionamento da Biblioteca Municipal de Palmela: 3ª, 5ª e 6ª feira, das 10h30 às 19h00 e 4ªfeira e sábado, das 14h00 às 19h00. Encerra aos domingos, 2ª feiras, 4ª feiras de manhã e feriados.



Marcação de visitas organizadas de grupos
Divisão de Cultura, Desporto e Juventude |Museu Municipal

Tel. 21 233 66 40