terça-feira, 11 de outubro de 2016

Palmela saúda eleição de António Guterres como Secretário-Geral da ONU


A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública do dia 6 de outubro, uma Saudação, apresentada pela maioria CDU e um Voto de Congratulação, da autoria da vereação PS, sobre a eleição de António Guterres como Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas.
            Seguem, abaixo, os textos integrais da Saudação e do Voto de Congratulação:

Saudação
“António Guterres foi hoje eleito, por unanimidade e aclamação, Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas, após um longo processo de votação no Conselho de Segurança, em que venceu todas as etapas de apresentação da sua candidatura.
A escolha do ex-primeiro ministro português e Alto Comissário da ONU para os Refugiados, foi uma vitória de António Guterres, que tem colocado a sua formação humanista e a experiência política ao serviço das causas que hoje mais nos preocupam e são desígnios das Nações Unidas – a manutenção da paz e a segurança internacionais e o desenvolvimento dos povos.
Mas é também uma vitória da diplomacia e a afirmação do papel determinante das Nações Unidas, num contexto internacional marcado por tensões e expedientes políticos, que adiam a resolução de conflitos e prolongam o sofrimento e a pobreza de milhões de pessoas, que António Guterres conhece como poucos dirigentes internacionais.
É, pois, com confiança na sua experiência e qualidades políticas e humanistas, que o Município de Palmela, reunido em sessão pública, a 6 de outubro de 2016, saúda o novo Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, fazendo votos de que o seu mandato de cinco anos contribua para o entendimento entre os povos e o combate a todas as formas de violência social, política e económica que assolam o Mundo.
A presente saudação deverá ser enviada às seguintes entidades:
- Secretário-Geral das Nações Unidas
- Conselho Português para os Refugiados
- Presidente da Assembleia da República
- Gabinete do Primeiro-Ministro
- Assembleia Municipal de Palmela
- Juntas de Freguesia do Concelho
- Comunicação Social”.





Voto de Congratulação

“O dia 6 de outubro de 2016 fica na memória das portuguesas e dos portugueses como o da confirmação da eleição como Secretário-geral da ONU do português, socialista, republicano e humanista, António Guterres.
António Guterres é um político que exerceu muitos cargos, a nível nacional ou internacional, sempre com um enorme espírito de entrega às causas e centrando as suas opções e decisões politicas nas pessoas e nos seus problemas.
A eleição de António Guterres, considerado por muitos como um dos melhores da sua geração, permite a todas e todos terem como Secretário-geral da ONU um defensor da Paz, do Desenvolvimento, da Solidariedade, de serem representados por um homem de ideais, de valores humanistas, de enorme lucidez e coragem, homem de dialogo e de grandes consensos, um homem de voz própria, forte e capaz de liderar a comunidade internacional de forma a afirmar a ONU e a aumentar o seu respeito mundial.
A eleição de António Guterres a Secretário-geral da ONU é prestigiosa para Portugal, para a diplomacia portuguesa e para todos e todas que, no mundo, lhe apreciam as qualidades de coragem, de lucidez, de humanismo na ação e acreditam nos valores da ética e da democracia das instituições.
            Assim, a Câmara Municipal de Palmela, reunida em sessão ordinária em 6 de outubro de 2016 manifesta o seu regozijo pela eleição de António Guterres como Secretário-geral da Organização das Nações Unidas”.