quinta-feira, 12 de abril de 2018

DançArte lança novo ciclo de espetáculos “Syrah”



A Passos e Compassos/ Dançarte lança o novo ciclo de espetáculos “Syrah”, no dia 13 de abril, às 17h00, na Casa Mãe da Rota dos Vinhos da Península de Setúbal.
O Município de Palmela é uma das entidades parceiras deste novo ciclo, para quatro anos (2018-2021), composto por oito espetáculos/bouquets, que convidam o público para uma participação continuada e ativa.             
O ciclo defende uma aproximação à cultura local, particularmente à riqueza da vinha e do vinho, com o intuito de aproximar a arte contemporânea das raízes do público. «Como ponto de partida, cria-se um paralelo entre a arte do vinho e o ato criativo.  Para o desenvolvimento do processo de criação, a pesquisa é uma etapa fundamental, pois, com base nos processos que envolvem a produção e degustação de vinho, serão estabelecidos pontos de contacto entre as várias etapas do vinho e a vida. O processo criativo será desenvolvido sob diferentes perspetivas, desencadeando etapas de um processo interior que é servido ao público de forma maturada. Neste processo, propõe-se pesquisar a arte do vinho e a sua história, transpondo o pensamento para a dança e música, que dialogam entre si, em tempos de degustação e habitar o corpo e cada espaço, como um bouquet de vinho, descoberto pouco a pouco, desvendado o movimento, o cheiro, o som e cada nota de sabor». 
Com duas criações por ano, “Syrah” propõe espetáculos no Cine-teatro S. João, em Palmela, mas também em adegas do concelho, nomeadamente, a Quinta da Serralheira, em 2018, a Quinta do Piloto, em 2019, a Casa Ermelinda Freitas, em 2020, e a Filipe Palhoça Vinhos, em 2021.
“Casa Corpo”, com ideia e direção de António Machado e Sofia Belchior, é o primeiro espetáculo/bouquet do ciclo e vai estar em exibição no Cine-teatro S. João, dia 21 de abril, às 21h30, e dia 22 de abril, às 17h00 (informações e bilheteira: Cine-teatro S. João – 212 336 630).