segunda-feira, 30 de abril de 2018

Jornadas de reflexão, exposição e exercício conjunto marcam comemorações do Dia Municipal do Bombeiro



A Câmara Municipal de Palmela e as três associações de bombeiros do concelho – Palmela, Pinhal Novo e Águas de Moura – comemoram o Dia Municipal do Bombeiro com um programa centralizado, este ano, em Poceirão, com a Associação de Bombeiros de Águas de Moura a assumir a organização da iniciativa, de acordo com a metodologia de rotatividade instituída.

O programa, apoiado pela União de Freguesias de Poceirão e Marateca, assume-se como um momento alto de homenagem e afirmação do papel das/os bombeiras/os na comunidade, dando visibilidade e reforçando a capacidade de intervenção dos corpos de bombeiros nos diferentes cenários de risco, através da realização de simulacros, exercícios, ações formativas, debates e momentos de convívio entre as três corporações do concelho.

As comemorações do Dia Municipal do Bombeiro 2018 renovam o compromisso assumido pela autarquia há 18 anos, contribuem para reforçar os laços institucionais de trabalho e de entreajuda entre as diversas entidades com responsabilidades nas áreas da Proteção Civil e Segurança e sublinham a necessidade de uma maior cultura de segurança, de apoio às associações e incentivo ao voluntariado. Do programa comemorativo, que reflete a experiência adquirida nos anos anteriores, destacam-se três simulacros de sismo, a desenvolver em escolas, para testar os planos de segurança, que envolverão a comunidade educativa e todos os agentes da Proteção Civil, o Exercício de Atuação Conjunta, com a participação das três corporações, as Jornadas de Reflexão “Bombeiros – o Futuro em Perspetiva” e a Exposição “Uma Imagem, Mil Estórias”.

A sessão solene de homenagem às/aos bombeiras/os do concelho, a 27 de maio – com a atribuição da Medalha Municipal de Comportamento Exemplar a uma dezena de bombeiras/os - encerra o programa comemorativo.  Programa completo em www.cm-palmela.pt.

Exposição de fotografia evidencia evolução dos bombeiros do concelho


A Galeria de Exposições da Biblioteca Municipal de Palmela acolheu a inauguração da exposição itinerante de fotografia “Uma Imagem, Mil Estórias”, mostra que integra 17 painéis que evidenciam a origem e a evolução das Associações dos Bombeiros do Concelho de Palmela. Depois de Palmela, a Exposição partirá para o Mercado Municipal de Pinhal Novo, onde permanecerá até dia 13 e, de lá, passará para o Centro Cultural de Poceirão, até ao dia 27 de maio.