terça-feira, 18 de novembro de 2014

Dia da Floresta Autóctone: Município de Palmela associa-se às comemorações

O Município de Palmela associa-se às comemorações do Dia da Floresta Autóctone, assinalado no dia 23 de novembro, contribuindo, também, para a iniciativa “Semana da Reflorestação Nacional”, dinamizada pelo movimento “Plantar Portugal”.

No dia 28 de novembro, no Sobral de Quinta do Anjo, a Câmara Municipal promove a iniciativa “Amigos da Floresta”, destinada à população escolar, com sementeira de espécies autóctones e um peddy paper, entre outras atividades educativas. A 30 de novembro, a autarquia promove uma caminhada no Parque Natural da Arrábida, rico em exemplares da floresta mediterrânica. No âmbito da “Semana da Reflorestação Nacional”, o programa comemorativo integra, ainda, um conjunto de iniciativas dirigidas à população escolar e público, em geral,  entre 20 e 25 de novembro, com a plantação de três dezenas de árvores (plátanos, olaias, freixos comuns e americanos, tílias e mélias) em núcleos urbanos do concelho (Aires, Palmela, Pinhal Novo e Quinta do Anjo), com o objetivo de sensibilizar para a importância da conservação da floresta autóctone. 

Metade dos 460 km2 do concelho de Palmela constitui-se como estrutura biofísica fundamental de valorização e proteção ambiental. Esta estrutura reparte-se pelo Parque Natural da Arrábida, Reserva Natural do Estuário do Sado, Reserva Ecológica Nacional, Reserva Agrícola Nacional e Espaços Florestais, sublinhando-se as manchas de Montado de Sobro, Pinheiro Manso, Pinheiro Bravo e Eucalipto. Palmela possui três árvores classificadas – dois sobreiros e um pinheiro –, que se destacam, a nível nacional, pelo seu porte, idade e desenho. Os espaços florestais do concelho somam 100 km2, ou seja, um quarto do território. Assim, a floresta assume, para a Câmara Municipal, um valor ambiental, patrimonial e económico de relevo e, nesse sentido, este dia simbólico é aproveitado para sensibilizar a população para a sua proteção, afirmando o compromisso para com a sua defesa e valorização.

 
Programa:
 

De 20 a 25 de novembro

Plantação de árvores em diversos espaços públicos do concelho;

 
Dia 28 de novembro | 10h00 | Sobral de Quinta do Anjo

Realização do Peddy-paper “Amigos da Floresta” e atividades práticas de sementeiras de espécies autóctones;
 

Dia 30 de novembro | 9h00 | Parque Natural da Arrábida

Caminhada com participação gratuita, mediante inscrição prévia obrigatória, com partida do Moinho da Páscoa e passagem pela Quinta do Rego D´Água e Alcube, numa distância de 12,5 Km e 3h30.

Inscrições: Até 27 de novembro, às 16h30 através do tel. 212 336 606 ou pelo e-mail deis@cm-palmela.pt.