sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Um Centro Histórico de Oportunidades: Três mulheres, três experiências empreendedoras de sucesso

A Câmara Municipal de Palmela promoveu ontem, dia 6 de novembro, uma sessão de partilha de experiências empreendedoras em Palmela, denominada “Um Centro Histórico de Oportunidades”, iniciativa que tem como objetivo estimular o empreendedorismo e dar a conhecer os incentivos para a criação de empresas e dinamização económica no Centro Histórico de Palmela.

Na terceira edição, que decorreu no Espaço MOJU, no Parque Venâncio Ribeiro da Costa, em Palmela, participaram três empresárias de sucesso – Ana Cravo | Monte da Cravo (agricultura biológica); Vanda Brito | mVision (tecnologia multimédia) e Sofia Fortuna | Adega Lima Fortuna (produção de licores e espirituosas, plataforma de produtos locais).

As jovens empreendedoras falaram sobre o processo de constituição das suas empresas: ideias, apoios e parcerias, dificuldades e como as superaram e a abertura dos espaços.

Ana Cravo, engenheira agrónoma de formação, nasceu na Madeira, onde cresceu feliz, rodeada pelo campo e horta dos pais. A vida profissional trouxe-a até ao continente e, depois de 10 anos de experiência ligada à jardinagem, decidiu criar o seu próprio projeto de agricultura biológica, um sonho que concretizou muito recentemente, com a aquisição de um terreno de 8 hectares no Concelho de Palmela e recurso a uma candidatura a fundos comunitários (PRODER). A viver há quase um ano na sua quinta, recuperou uma das casas para habitação e uma outra para estufa, comercializa cabazes de hortícolas semanalmente, acolhe visitas de famílias e crianças na sua propriedade e já recebeu jovens para trabalho voluntário nesta área.

Foi com um brilho nos olhos que anunciou, para breve, a realização de workshops de permacultura e de cultivo de cogumelos no seu espaço e deixou, como conselho, aos presentes, fazerem o que gostam: «vale a pena, estou grata e sou feliz».

Vanda Brito, da mVision, enveredou por uma área muito diferente da sua formação profissional, a Gestão, com uma empresa de soluções tecnológicas para Turismo e Cultura, vocacionada para a implementação de sistemas de audioguias na região de Setúbal. Em 2013 frequentou a formação de Empreendedorismo da autarquia, através da qual tomou conhecimento do programa comunitário PRODER e identificou possíveis parceiros para o seu projeto, nomeadamente, as Câmaras Municipais de Palmela, Sesimbra e Setúbal (através do produto turístico Castelos e Fortalezas da Arrábida) e a Casa da Rota de Vinhos da Península de Setúbal.

 A mVision prevê disponibilizar, em breve, audioguias no Posto de Turismo de Palmela, na Casa-Mãe e adegas associadas. No final da sua apresentação, Vanda Brito sugeriu aos participantes na sessão, a procura de oportunidades e a aposta na região.

Sofia Fortuna apresentou o projeto Lima Fortuna, criado com o seu pai, Duarte, em 2012, na Quinta do Anjo, com a missão de recuperar o famoso licor “Arrabidine”, um digestivo que se encontra na família há três gerações, mas cuja origem remonta ao século XVI - um segredo dos “frades arrábidos”, com fórmula incerta que, a partir de meados da década de 80, do séc. XX, era produzido, apenas, para Reserva Pessoal.

Recém licenciada em Comunicação Social e Cultural e com, apenas, 22 anos, na altura, foi desafiada pelo pai para dar corpo a este projeto.

Através da ADREPES, Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal, candidatou-se ao PRODER e recuperou o espaço onde funciona, atualmente, a Adega e Loja Lima Fortuna, um antigo lagar de azeite com 300 anos de história, assumindo-se como plataforma de produtos regionais.

A excelência deste licor centenário (Arrabidine Tinto) foi reconhecida com duas estrelas no concurso Great Taste 2014, sendo o único produto português a vencer na sua categoria.

Foram muitos os conselhos apresentados por Sofia Fortuna, desde a aposta nas redes sociais, websites e na fotografia, passando pelas relações públicas, estabelecimento de parcerias com empresas locais e participação em feiras de produtos.

Na terceira edição de “Um Centro Histórico de Oportunidades”, foi, apresentado, ainda, o GAEPI – Gabinete de Apoio às Empresas e Promoção do Investimento e distribuída informação sobre o conjunto de medidas de discriminação positiva do Município de Palmela, que visa contribuir para a dinamização do tecido económico local.




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