terça-feira, 4 de novembro de 2014

Orçamento de 2015 marcado pelo reforço das funções sociais


Na reunião pública realizada a 30 de outubro, a Câmara Municipal aprovou, por maioria, o Orçamento para o ano económico de 2015 e as Grandes Opções do Plano (GOP) 2015-2018, no valor de 39.137 milhões de euros. Elaborado de acordo com a legislação genérica e específica em vigor - o novo quadro legal previsto na Lei das Finanças Locais – o documento de gestão traduz o grande esforço de reequilíbrio financeiro, desenvolvido pelo município, que demonstra, já, renovada capacidade de investimento. Neste ciclo de trabalho, são retomados projetos e ações em áreas nas quais não foi possível apostar, nos últimos anos, devido ao contexto económico, refletindo a redefinição de prioridades e o aprofundamento de opções estratégicas.

Tal como no ano transato, este é um documento rigoroso e realista, atento às gravosas flutuações impostas pelo Governo – que continua em incumprimento face à Lei das Finanças Locais e criou, recentemente, o Fundo de Apoio Municipal, para o qual o Município tem de contribuir com mais de 250 mil euros anuais, ao longo de sete anos - que surge, no entanto, como retrato de um município com uma situação estável, perspetivando novas oportunidades de trabalho e desenvolvimento para o território, em conjunto com as populações e com os agentes locais.

No campo dos investimentos, destaque para os seguintes compromissos, partilhados e priorizados no ciclo de reuniões públicas “Orçamento Participativo 2014”:

- Ampliação da EB1/JI de Aires
- Requalificação da EB1 de Palmela n.º2 e da EB1 de Águas de Moura
- Conclusão do Espaço Cidadão
- Iluminação cenográfica do Castelo de Palmela
- Conclusão das infraestruturas na urbanização Val’Flores, Pinhal Novo
- Arruamentos em Lagoinha (segunda fase)
- Arruamentos no Bairro Alentejano
- Encosta da Quinta do Outeiro, Palmela
- Conclusão da Rotunda na EN 379
- Pavimentação da Rua 9 de Março, Vale da Abrunheira (troço final)
- Pavimentação do Aceiro dos Arraiados
- Pavimentação da Rua Abel Ferreira, Agualva/Poceirão
- Pavimentação do Aceiro das Sapatarias
- Construção de ciclovia em Quinta do Anjo

A maior parcela da dotação das GOP (63,28%) está reservada para as funções sociais – Educação, Saúde, Ação Social, Serviços Coletivos, Cultura, Saneamento, Abastecimento de Água e Resíduos Sólidos -  sublinhando-se o investimento em Transportes Escolares (um milhão e trezentos mil euros), que permite beneficiar alunos que residem a dois quilómetros do estabelecimento de ensino, quando a legislação apenas estabelece essa obrigatoriedade para alunos que residam a quatro quilómetros de distância. É de sublinhar, na área cultural, o arranque do programa “Palmela Almenara” para promoção e desenvolvimento de produtos turísticos baseados na nossa História e Património local, o regresso do Festival Internacional de Gigantes e dos Encontros Internacionais sobre Ordens Militares, bem como intervenções de conservação e beneficiação no Castelo de Palmela e no Auditório Municipal de Pinhal Novo, a conclusão da reabilitação do Centro Cultural de Poceirão e o início da programação regular do Centro Comunitário de Águas de Moura.

Nas funções económicas, é relevante o investimento de dois milhões e meio de euros, previsto para a conservação e pavimentação de vias. O alargamento da rede de ciclovias no concelho, vem, também, de encontro aos objetivos de qualificação da mobilidade interna e do compromisso assumido, no âmbito do Pacto de Autarcas, para redução das emissões de dióxido de carbono até 2020.

O trabalho já iniciado, no campo do incentivo à dinamização da economia, será aprofundado no próximo ano, em diversas frentes, quer no apoio à instalação de novas empresas no concelho, quer na qualificação do comércio e dos mercados municipais, quer, ainda, na promoção dos nossos produtos locais de qualidade e das potencialidades turísticas da região.

A participação cidadã assume um papel central na prossecução dos nossos objetivos, quer através da continuidade de projetos em curso como o Fórum Projeto Educativo Local ou o “Eu Conheço. Eu Participo!”, com a comunidade escolar, ou as Semanas das Freguesias, quer com um novo impulso  para projetos como o Orçamento Participativo, o “(A)Gente do Bairro” ou “2 (de)mãos por Palmela”. Mantemos, também, a disponibilidade para continuar a discutir, com a Administração Central, a resolução de problemas prementes para as populações – caso da construção da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Pinhal Novo – Sul, da construção dos pavilhões desportivos para a Secundária de Pinhal Novo e para a EB José Saramago, Poceirão, ou da instalação do Destacamento Territorial de Palmela da GNR - numa postura de cooperação institucional que nos tem caracterizado e que merece resposta responsável por parte dos nossos interlocutores.

Consciente da importância do trabalho prestado por administração direta, em diversas áreas - na maior parte das vezes, a custos muito mais baixos e com qualidade superior - a Câmara Municipal de Palmela está, ainda, empenhada na criação de melhores condições de trabalho para as equipas municipais, através de intervenções nas instalações, da aquisição de material e de formação profissional, que permitam assegurar uma resposta rápida e qualificada às necessidades das populações.


Na reunião pública de 30 de outubro, foram, igualmente, aprovadas:
-  a Taxa da Derrama para 2015 – imposto cobrado em função do lucro tributável das empresasque isenta as empresas cujo volume de negócios não ultrapasse 150 mil euros  e taxa a 1,5 % as empresas com volume de negócios superior
- a Taxa de IMI de 0,43% a aplicar em 2015 aos prédios urbanos, que  introduz reduções específicas  para os prédios situados na área do Centro Histórico de Palmela e majorações para os prédios devolutos, em ruínas e degradados em toda a área do município. A redução da Taxa de IMI corresponde a uma perda de receita muito significativa (diferença estimada em 1.208.330,35 face ao valor do imposto liquidado à taxa de 2014), mas honra o compromisso assumido pelo Município de redução progressiva para os 0,4% até ao final do mandato.
- a participação variável no IRS de 5%, relativa aos rendimentos de 2015, dos sujeitos passivos com domicílio fiscal no concelho de Palmela.


Os documentos agora aprovados serão enviados para deliberação pela Assembleia Municipal de Palmela.