quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Tudo a postos para o primeiro Arrábida Ultra Trail!

Está à porta a primeira edição do Arrábida Ultra Trail. No dia 16 de novembro, cerca de um milhar e meio de atletas, provenientes de treze países, vão ser desafiados pela Arrábida a darem o seu melhor neste desafio desportivo que irá ligar o Castelo de Palmela ao Parque Urbano de Albarquel. As caraterísticas únicas do nosso território para a prática de desportos de natureza inspiraram o consórcio Do It Sports - constituído por três empresas de Setúbal, com valências diversas – a apostar na organização de uma prova de trail, modalidade em grande expansão, que conjuga desporto de alta competição ao lazer e à possibilidade de desfrutar da envolvente natural. Em conferência de imprensa, realizada no Castelo de Palmela, João serralheiro, Diretor da Prova, explicou que o Arrábida Ultra Trail é a última oportunidade de pontuar para uma participação no mítico The North Face Ultra Trail du Mont Blanc do próximo ano, o que garantiu uma grande visibilidade internacional à prova, que decorrerá, paralelamente, em três percursos diferenciados: Mini Trail (14,5 km), Trail (23 km) e Ultra Trail (80 km), o único a pontuar para Mont Blanc.
A iniciativa «enquadra-se perfeitamente na estratégia de desenvolvimento turístico» defendida pelo Município de Palmela que, como lembrou o Vereador Luís Miguel Calha, está empenhado em valorizar as inúmeras potencialidades das áreas naturais do concelho – o Parque Natural da Arrábida, mas também a Reserva Natural do Estuário do Sado e os muitos hectares de paisagem natural diversificada, entre a serra, o montado e as planícies – como palco para a prática de diversas modalidades desportivas, com ganhos para a economia local. Na ocasião, sublinhou, também, a importância da cooperação intermunicipal, expressa, por exemplo, no acordo de cooperação “Castelos e Fortalezas da Arrábida”, celebrado, no início do ano, entre os Municípios de Palmela, Setúbal (representado na conferência pelo Vereador Pedro Pina) e Sesimbra e a ADREPES, Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal.
O Secretariado abre no sábado às 14 horas, no Castelo de Palmela, ponto de partida para uma aventura inesquecível pela Arrábida. Mais informação em www.arrabidaultratrail.com.