segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Quinta do Anjo viveu 258ª Festa de Todos os Santos!

Entre 31 de outubro e 2 de novembro, a aldeia de Quinta do Anjo viveu a 258ª edição da tradicional Festa de Todos os Santos. Aquela que é uma das festividades mais antigas do concelho e da região proporcionou dias de grande animação e convívio na freguesia, numa organização da Associação das Festas, com o apoio logístico e financeiro (2.900 euros) da Câmara Municipal de Palmela. O programa integrou, como habitualmente, desporto, exposições, música com a participação de artistas da região e do movimento associativo local, e vários momentos solenes, em Honra de Nossa Senhora da Redenção. Destaque, também, para a promoção dos produtos locais, onde se conta o lançamento dos novos bombons de Queijo de Azeitão, da Queijaria Fernando de Oliveira Simões.
As Festas de Todos os Santos nasceram em 1756, dedicadas à Santa, como forma de agradecimento pela proteção da aldeia durante o terramoto do ano anterior, que afetou, não só a cidade de Lisboa, mas toda a região circundante. 


Escuteiros e Quintajense com novos espaços

O programa da Festa de Todos os Santos incluiu, este ano, três eventos de grande significado para as populações e para o movimento associativo local. Os Escuteiros de Quinta do Anjo viram inaugurada a sua nova sede, junto à Igreja - um espaço que permitirá qualificar a ação desta associação juvenil, ligada ao Corpo Nacional de Escutas. Também o Quintajense Futebol Clube viu inaugurado o seu polidesportivo descoberto, obra concretizada fruto de uma candidatura ao PRODER, que garantiu um apoio financeiro de 75% do custo total do investimento (76.594,80 euros). A Câmara Municipal comparticipou com quinze mil euros e assumiu, por administração direta, a obra dos acessos e estacionamento. O polidesportivo, que apoia as atividades desportivas da Escola Básica com Jardim de Infância de Quinta do Anjo, contempla um relvado sintético que permite a prática de diversas modalidades desportivas, vedação e redes de proteção ao longo do campo, bem como soluções de iluminação e aquecimento de águas para o funcionamento dos balneários, que permitem uma maior eficiência energética e, consequentemente, a diminuição das despesas do clube.
Ainda nesta edição da Festa, o busto de Venâncio da Costa Lima, roubado há alguns anos, foi recolocado no Jardim da Casa do Povo, numa homenagem ao fundador da casa vinícola que está a assinalar o centenário.