sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Palmela é Município Saudável!

Eram, exatamente, 9 horas da manhã quando a Vereadora Adília Candeias, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Palmela, hasteou a bandeira de Município Saudável no edifício dos Paços do Concelho. Atribuída pela Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, esta bandeira assinala, de forma simbólica, o 18.º aniversário da Rede e reafirma o compromisso de Palmela com a saúde, bem-estar físico, mental, social e ambiental das suas comunidades.



Com 29 municípios muito populosos, que congregam cerca de um quarto da população do país, a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis tem, como objetivo, facilitar uma abordagem da saúde de forma mais abrangente, privilegiando a prevenção e incluindo dentro dos determinantes de saúde fatores tão amplos como a prática desportiva, a cultura, os tempos livres, a participação ativa dos cidadãos ou a qualidade das zonas urbanas, entre outros, que confluem para uma população mais saudável e mais feliz. A Vereadora Adília lembrou que a Rede tem o aval da Organização Mundial de Saúde e que, este ano, definiu como prioridades as questões da participação dos cidadãos na vida das pessoas, a valorização e as acessibilidades em sentido lato.

Ao longo destes 18 anos de trabalho coletivo, a Rede investiu em informação e divulgação, no estabelecimento e reforço de parcerias com cidades saudáveis da Europa, com órgãos da administração central e com instituições públicas, num percurso que lhe tem permitido afirmar-se como referência em matéria de saúde pública.

A participação de Palmela vem desde 2001 e o Município faz parte, atualmente, do Conselho de Administração. A Vereadora revela que este «tem sido um trabalho árduo, mas muito gratificante, porque trocamos experiências, fazemos avaliação conjunta e, neste momento, estamos a preparar um roteiro para a saúde, em conjunto com o IGOT – Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, que pensamos que vai ser muito interessante».




sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Receção à Comunidade Educativa reforça compromisso Do Município com a Educação







O Teatro O Bando, no Vale de Barris, em Palmela acolheu, ontem, dia 22 de outubro, o momento de convívio da Receção à Comunidade Educativa 2015/2016. A iniciativa - uma organização da Câmara Municipal de Palmela com a Comunidade Educativa, em parceria com o Teatro O Bando e a Escola Secundária de Palmela abriu com a apresentação de um excerto da peça “História Breve da Lua” pelo Teatro O Búzio de Homero II.
Na sua intervenção de boas vindas, o Presidente da Câmara de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro, sublinhou o empenho do Município nesta matéria e valorizou o trabalho da comunidade. «No Concelho de Palmela, a Educação é uma aposta continuada, pela importância da dimensão social que tem na promoção da inclusão e do desenvolvimento. Tivemos 12 anos de sucessivos investimentos que transformaram positivamente o nosso Parque Escolar».
O Presidente da Câmara adiantou que, até 2018, estão garantidos 2 milhões e 304 mil euros, para requalificação e ampliação de infraestruturas de educação, nomeadamente, nas escolas de Aires, Águas de Moura, Quinta do Anjo e Cabanas. «A requalificação do Parque Escolar continuará a ser uma das pedras de toque da nossa intervenção. Desde logo, também, com a parceria com as Juntas de Freguesia, que recebem, anualmente, mais de 300 mil euros para fazer as pequenas intervenções e reparações do dia-a-dia». 
Álvaro Balseiro Amaro sublinhou, ainda, outras medidas que o Município vai desenvolvendo, de acordo com as competências que lhe são atribuídas, nomeadamente, o investimento nos Transportes Escolares, cerca de 1 milhão e 300 mil euros e o apoio na alimentação, com um valor aproximado a 800 mil euros; a ampliação de medidas de apoio sócio educativo; o retomar de projetos, como o Aprender a Nadar ou a substituição de grande parte do equipamento informático nos estabelecimentos de educação e ensino do concelho, com 123 novos computadores e 142 impressoras, em 120 salas de 1º ciclo de ensino pré-escolar, um investimento superior a 89 mil euros.
Os recursos educativos disponibilizados pela autarquia e pelas entidades concelhias com intervenção nesta área foram, também, abordados no momento de convívio. «Ao sermos recebidos no Teatro O Bando, damos mais um passo na aproximação da cultura à educação, reforçando o teatro como uma ferramenta na construção de trajetórias formativas e de desenvolvimento pessoal e da comunidade. Assumimos a Educação como um bem comum, compromisso de todas as instituições e cidadãos».
O momento de Convívio integrou, ainda, o lançamento do livro“Fantasiarte – Memórias, 20 anos”, um projeto que atravessa várias gerações, constitui uma aposta profunda na Educação pela Arte e conseguiu o envolvimento das famílias e da comunidade, contributos decisivos para seu o êxito; a homenagem aos 12 docentes e não docentes aposentados no anterior ano letivo e encerrou com o espetáculo “Abstenção”, pelo O Bando.
A Receção à Comunidade Educativa assinala o início do ano letivo e promove a interação entre todos os intervenientes na Educação, no Município de Palmela, através da partilha e valorização dos projetos locais. Este ano, sublinha-se o PEL – Projeto Educativo Local, um plano estratégico que pretende caracterizar a identidade educativa do território, otimizando a rede local de saberes, competências e recursos. 

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Crianças da Palhota sensibilizadas para Igualdade de Género no Dia Municipal para a Igualdade

As crianças da E.B. da Palhota participam, no dia 21 de outubro, num conjunto de oficinas lúdicas sobre igualdade de género, promovidas pelo Município, em parceria com a Questão de Igualdade – Associação para a Inovação Social, no âmbito do programa “Agir pelos direitos – Eu Participo!”.
A atividade assinala o Dia Municipal para a Igualdade, que se celebra a 24 de outubro e que pretende dar visibilidade ao trabalho que o Município tem vindo a desenvolver sobre o tema, contribuindo para uma gestão  igualitária,  baseada  no  reconhecimento  de  direitos  e  de  igual  valor  a  ambos  os  géneros na vida cívica, social, laboral e comunitária das populações do concelho.
A igualdade entre homens e mulheres é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e mais democrática e as autarquias locais têm um papel estratégico na concretização de ações e medidas que promovam uma política de igualdade de género e a participação equilibrada de género na vida local.
O Município tem em curso o Plano Municipal para a Igualdade de Género, no âmbito do qual já foram celebradas parcerias com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, que está a desenvolver o processo formativo para adoção da comunicação inclusiva na organização, e com a Questão de Igualdade – Associação para a Inovação Social, com quem protocolou a adesão ao Projeto EQUO, envolvendo as três associações/corporações de bombeiros do Concelho de Palmela.



sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Receção à Comunidade Educativa 2015/2016 arranca com momento cultural e de convívio

No dia 22 de outubro, a partir das 15h00,  a Câmara Municipal de Palmela e a Comunidade Educativa, em parceria com o Teatro O Bando e a Escola Secundária de Palmela, promovem o momento de convívio da Receção à Comunidade Educativa 2015/2016. A iniciativa, que decorrerá na sede do Teatro o Bando, em Vale dos Barris, Palmela, integra uma homenagem aos docentes e não docentes aposentados, o lançamento do Livro “Fantasiarte – Memórias, 20 anos” e o espetáculo “Abstenção”.
A Receção à Comunidade Educativa assinala o início do ano letivo e promove a interação entre todos os intervenientes na Educação, no Município de Palmela, através da partilha e valorização dos projetos locais. Este ano, sublinha-se o PEL – Projeto Educativo Local, um plano estratégico que pretende caracterizar a identidade educativa do território, otimizando a rede local de saberes, competências e recursos. O projeto corporiza o Movimento das Cidades Educadoras.
Mais informações e inscrições: Divisão de Educação e Intervenção Social | telf. 212 336 660 | fax: 212 336 609 | deis@cm-palmela.pt e www.cm-palmela.pt.


Programa | Momento Convívio:

15h00 | Atalhos_Encosta
Uma visita-jogo pela encosta da Serra do Louro - cujos conteúdos incluem as Máquinas de Cena do Bando, o espaço envolvente da Serra da Arrábida e o Sítio Arqueológico do Alto da Queimada - que vai poder ser vivida por 40 profissionais da educação 

18h00 | Receção dos convidados

18h30 | Apresentação de excerto da peça “História Breve da Lua”
Teatro O Búzio de Homero II, Escola Secundária de Palmela

19h00 | Intervenção do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Palmela
 Homenagem aos Aposentados
           
          19h30 | Lançamento do Livro “Fantasiarte – Memórias, 20 anos”

          20h00 | Pausa para jantar

        21h00 | Espetáculo “Abstenção”, criado a partir do texto de Abel Neves “Cruzeiro” | Teatro O Bando

          22h30 | Encerramento


quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Município e Museu da Presidência da República lançam catálogo de exposição sobre a Ordem de Santiago

Ao início da noite de dia 14, participantes e conferencistas no Encontro Internacional sobre Ordens Militares, bem como vários académicos e historiadores portugueses, participaram, na Pousada de Palmela, no lançamento da publicação “Guerra e Paz”, das edições Colibri, representadas, na ocasião, pelo Dr. Fernando Mão de Ferro. Trata-se do catálogo da exposição que será inaugurada na Igreja de Santiago no próximo ano (previsivelmente, em maio) e que representa uma versão alargada, com novas peças e novo formato, da mostra que esteve em exibição em Lamego, por ocasião do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. A Dr.ª Isabel Cristina Fernandes, colaboradora da Câmara Municipal e principal organizadora do encontro, foi, também, Comissária desta exposição, promovida pelo Museu da Presidência da República. O Diretor do Museu, Dr. Diogo Gaspar, agradeceu ao Município por esta parceria e revelou que esta é a primeira de três que tencionam lançar, dedicadas às ordens de Santiago, de Cristo e de Avis, no âmbito de um projeto que, em conjunto com as Câmaras de Palmela e de Avis e com o Convento de Cristo, pretende criar pequenos pontos museológicos permanentes sobre as três ordens militares – hoje, honoríficas e atributos da magistratura presidencial.
O Presidente da Câmara, Álvaro Balseiro Amaro, demonstrou a sua satisfação pela evolução visível e reconhecida do trabalho desenvolvido em torno das ordens e, em particular, daquilo que sabemos sobre a Ordem de Santiago, sublinhando que o Município tem encontrado formas de recuperar e valorizar essas memórias, quer através de eventos de índole científica, quer de outros, de caráter lúdico-didático, num quadro de estímulo da investigação, mas também da atividade educativa, turística e da economia local.


História das Ordens Militares mundiais escreve-se em Palmela



Está a decorrer, no Cine-Teatro S. João, em Palmela, até domingo, o VII Encontro sobre Ordens Militares, que reúne cerca de setenta dos mais reputados investigadores sobre ordens militares, de várias instituições universitárias e museológicas de todo o mundo. Sob o tema “Entre Deus e o Rei. O mundo das Ordens Militares”, esta edição realça a dimensão dicotómica subjacente às Ordens Militares e aos freires-cavaleiros: uma vida dividida entre a fé e a guerra, entre a religião e a estratégia política, entre a obediência a Deus e ao Rei.
Iniciativa do Município de Palmela, através do GEsOS – Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago, este encontro dá continuidade ao trabalho, iniciado há quase trinta anos, de valorização, divulgação e incentivo à produção de conhecimento à volta do tema e, em particular, da Ordem de Santiago, tão enraizada na identidade de Palmela e da região. Os professores Helen Nicholson (Cardiff University) e Kristjan Toomaspoeg (Università del Salento, Lecce) [foto abaixo] que integram a Comissão Científica do encontro, abriram os trabalhos de ontem, dia 14 de outubro, dedicados ao tema “Arquivos e Memória”. Nas suas intervenções, que deram o mote para o que se seguiria, salientaram a importância basilar das fontes e da sua credibilidade para a investigação histórica e alertaram para a necessidade verificada, a nível internacional, de mais trabalho científico em torno da tradução, validação e publicação de documentos e da disponibilização on-line de arquivos e bibliotecas especializadas.


O primeiro dia terminou com uma atuação do Grupo Coral “Ausentes do Alentejo”, permitindo a divulgação junto de um público académico e de várias nacionalidades, do nosso Cante Alentejano, Património Imaterial da Humanidade.
Hoje, “A Formação e a Prática da Guerra” são os temas em debate no Encontro, sob coordenação de Carlos de Ayala Martinez e de Nikolas Jaspert, terminando com a apresentação das publicações “Cristãos contra Muçulmanos na Idade Média peninsular: bases ideológicas e doutrinais de um confronto, séculos X-XIV” (Edições Colibri e Universidad Autónoma de Madrid), “Élites et ordres militaires au Moyen Âge. Rencontre autor d’Alain Démurger” (Casa de Velázquez, Madrid) e “Cister e as Ordens Militares na Idade Média. Guerra, Igreja e Vida Religiosa” (Studium Cistercium Militarium Ordinum).

Mostra Espanha 2015 traz Javier Paxariño Trio ao Cine-Teatro S. João

    

 O Javier Paxariño Trio atua no dia 16 de outubro, às 19h30, no Cine-Teatro S. João. Integrado no programa do VII Encontro Internacional sobre Ordens Militares, este espetáculo faz parte do programa Mostra Espanha 2015, numa organização da Secretaría de Estado de Cultura de Espanha, do Instituto Cervantes de Lisboa e da Câmara Municipal de Palmela. 
    Javier Paxariño é considerado um dos melhores saxofonistas de Espanha e um dos artistas mais completos da música de fusão. O seu percurso musical viaja do jazz à folk, da música avant-garde ao rock progressivo,passando por colaborações com grandes artistas de projectos musicais espanhóis e internacionais, e também com o mundo do cinema, da televisão, da dança e do teatro. 
      Javier Paxariño: saxofones e flautas; Josete Ordoñez: guitarra, mandola e alaúde; Manu de Lucena: bateria e percussão. Entrada livre.


quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Novo equipamento informático entregue na Escola de Brejos do Assa 1




 No âmbito da substituição de grande parte do equipamento informático que a Câmara Municipal de Palmela está a realizar nos estabelecimentos de educação e ensino do concelho,  o Vereador Adílo Costa, esteve presente, esta manhã, na Escola de Brejos do Assa 1, para entrega de mais dois computadores nas salas das professoras Madalena Vieira e Teresa Marques, com um total de cerca de meia centena de alunos. A iniciativa, teve início este mês, no Agrupamento de Escola de Pinhal Novo e tem conclusão prevista para o próximo dia 28. 
Trata-se de um investimento da Câmara no valor global de 89.679 euros, no âmbito do qual foram adquiridos 123 computadores e 142 impressoras, destinados a substituir equipamentos desatualizados, quer nas salas de 1.º ciclo, quer nas salas de pré- escolar.
As escolas do concelho ficarão, assim, com um parque informático renovado, permitindo aos seus utilizadores a melhor qualidade no acesso às tecnologias de informação e comunicação, indispensáveis nas práticas pedagógicas atuais.




4ª Feira Sénior do Município promove Envelhecimento Ativo







No âmbito das comemorações do Outubro Maior 2015, programa que assinala o Dia Internacional das Pessoas Idosas, o Mercado Municipal de Pinhal Novo está a acolher a 4.ª edição da Feira Sénior do Município. 
A iniciativa - uma organização da Câmara Municipal e das IPSS do concelho - tem como tema o Envelhecimento Ativo e conta com o apoio de agentes económicos e sociais locais, num total de cerca de duas dezenas de entidades. 
Aulas abertas de atividades gímnicas, exercício e mobilidade articular, a atuação de grupos corais e musicais, a realização de oficinas temáticas (Espaço Tricotar Saberes, Espaço Saúde e Clique Sem Idade) e a gastronomia tradicional, com a presença da Sopa Caramela, são alguns dos motivos para visitar a Feira Sénior, que contou, ontem, na abertura, com as presenças do Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Balseiro Amaro e do Vereador Adilo Costa. Na sua intervenção, o Presidente  sublinhou as parcerias que contribuem para o sucesso desta iniciativa, «que dá visibilidade à comunidade local, enquanto montra das suas realizações». 
A Feira Sénior convida à partilha de experiências e saberes e valoriza a solidariedade intergeracional. Este ano, integrou, também, um momento de homenagem aos 16 trabalhadores (e uma funcionária a título póstumo) da autarquia aposentados entre julho de 2014 e o presente mês.












Projeto 270 sensibiliza para impacto das escolas alimentares com mercado bio e debate

Nos sábados 17, 24, 31 de outubro e 7 de novembro, entre as 8 e as 13 horas, a nave do Mercado Municipal de Pinhal Novo recebe uma exposição sob o tema “Celebrar a alimentação, celebrar a paisagem”, complementada com venda de produtos de agricultura biológica, dos produtores Quinta do Bell, Recanto da Arrábida e Quinta da Cravo, entre outros. Esta é uma iniciativa do Projeto 270, com o apoio da Câmara Municipal de Palmela, e pretende dar a conhecer diversas explorações agrícolas biológicas sediadas no concelho, demonstrar como as escolhas individuais têm impacto na forma como os alimentos são produzidos e consciencializar para a importância de uma paisagem bio diversa.
Também no âmbito deste trabalho de sensibilização, no dia 17 de outubro, entre as 14 e as 17 horas, no Auditório Municipal de Pinhal Novo, o Projeto 270 promove uma conversa/debate sobre soberania alimentar, trabalho e economia, com as participações de Sérgio Pedro (jurista), José Oliveira (coordenador da plataforma Anti Tratado Transatlântico) e Nuno Belchior (camponês).
O Projeto 270 assinala o seu primeiro aniversário no dia 18, às 16h30, com uma ação na Quinta do Bell, designada “Celebrar 12 meses de caminho, nas terras do Pinhal Novo”, em que será feita a apresentação do projeto e dos próximos desafios.

Mais informação em http://projecto270.net/.

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Granfondo da Arrábida veio para ficar!




Cerca de seis centenas de ciclistas, de sete nacionalidades, partiram do Castelo de Palmela e percorreram as ruas do Centro Histórico de Palmela e as estradas da Arrábida no passado domingo, dia 11 de outubro, dando vida àquela que foi a 1.ª Granfondo da Arrábida. A enorme adesão registada na primeira edição desta prova demonstra o elevado número de pessoas que, cada vez mais, em Portugal, pratica o ciclismo de estrada e procura, nestas provas, a superação individual, bem como um momento de convívio para descobrir novos locais e paisagens. O tempo chuvoso não prejudicou a realização da prova e os participantes manifestaram a sua satisfação, destacando a dureza do percurso e, simultaneamente, a sua grande beleza. A par da Granfondo, prova de distância longa, com um percurso de 140 quilómetros de extensão e um desnível acumulado positivo de 2500 metros, decorreu, em paralelo, a Mediofondo, prova de distância média, com 100 quilómetros e desnível acumulado de 1500 metros.


Promovido pela Lima e Limão Cycling Services, com o apoio da Câmara Municipal de Palmela, da Federação Portuguesa de Ciclismo e da Associação de Ciclismo de Setúbal, este evento desportivo correspondeu às expetativas da organização e dos ciclistas participantes, sublinhando a tradição do ciclismo de estrada no concelho de Palmela e o seu potencial para o turismo de natureza, e contribuindo para posicionar a região e a iniciativa como referências internacionais junto dos amantes da modalidade. A Granfondo veio para ficar e, em 2016, Palmela deverá acolher a segunda edição.

Classificações:

Granfondo

Geral Masculina
1.º João Mariano
2.º Nelson Lopes
3.º António Ferreira

Geral Feminina
1.ª Ana Antunes
2.ª Filomena Paulo

Mediofondo

Geral Masculina
1.º Fábio Gerardo
2.º Luis Cordeiro
3.º Filipe Madeira

Geral Feminina
1.ª Ana Azenha
2.ª Sofia Brites
3.ª Márcia Perrone


Bailes de danças tradicionais do mundo regressam à Biblioteca de Palmela



Os bailes de danças tradicionais do mundo estão de regresso ao Auditório da Biblioteca Municipal de Palmela, em formato mensal, e abrem a nova época no dia 18 de outubro, domingo, às 16 horas, numa organização de Leónia de Oliveira, com o apoio da Câmara Municipal de Palmela.

Este mês, a animação está a cargo de Paulo Bastos, que apresenta, também, o seu novo trabalho, "Desafio". O espetáculo, em formato acústico, busca diversas influências musicais, assentes na música de raiz tradicional.

Aberto à participação de todos os interessados - dos bailadores que participam, regularmente, nas aulas e bailes, aos que procuram propostas para uma tarde diferente para toda a família - o baile tem entradas no valor de quatro euros, com bilheteira no local.






segunda-feira, 12 de outubro de 2015

VII Encontro sobre Ordens Militares reúne sete dezenas de especialistas internacionais em Palmela


Entre 14 e 18 de outubro, Palmela acolhe o VII Encontro Internacional sobre Ordens Militares, subordinado ao tema “Entre Deus e o Rei. O Mundo das Ordens Militares”, numa organização do Município de Palmela, através do GEsOS - Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago. Esta edição reúne cerca de sete dezenas de especialistas em história das ordens religioso-militares, provenientes de doze países e em representação de cinco dezenas de universidades, institutos, museus e centros de investigação.  

Para 2015, a Comissão Científica decidiu realçar a dimensão dicotómica subjacente às Ordens Militares e aos freires-cavaleiros: uma vida dividida entre a fé e a guerra, entre a religião e a estratégia política, entre a obediência a Deus e ao Rei. Ao longo destes dias, serão apresentados os resultados mais recentes da investigação sobre o tema, num balanço do que, a nível mundial, tem sido trabalhado e discutindo diretrizes para o futuro das pesquisas.

O programa da iniciativa foi estruturado em seis áreas temáticas: “Arquivos e Memória”, “A Formação e a Prática da Guerra”, “As Ordens Militares e o Serviço à Coroa”, “Arte, Arquitetura e Arqueologia das Ordens Militares”, “As Ordens Militares e o Mar” e “Em Portugal como lá Fora: A Ordem do Templo em Tempos de Mudança (1274-1314)”.

Além das sessões, o programa integra outros momentos, que contribuem para uma melhor perceção das dimensões artística, administrativa e militar das milícias - uma visita a Avis, com a colaboração do Município de Avis, povoação que foi sede da ordem com o mesmo nome e a apresentação de três novas publicações internacionais sobre Ordens Militares: "Cristãos contra Muçulmanos na Idade Média peninsular: bases ideológicas e doutrinais de um confronto - séculos X-XIV” (Edições Colibri - Universidad Autónoma de Madrid), “Élites et ordres militaires au Moyen Âge. Rencontre autour d'Alain Démurger” (Casa de Vélasquez – Madrid) e “Cister e as Ordens Militares na Idade Média. Guerra, Igreja e Vida Religiosa” (Studium Cistercium Militarium Ordinum). O programa conta, ainda, com momentos culturais, assegurados, no dia 14 de outubro, às 18h30, pelo Grupo Coral Ausentes do Alentejo, de Palmela, no âmbito da homenagem ao Cante Alentejano - Património Cultural Imaterial da Humanidade UNESCO 2014, e no dia 16, às 19h30, pelo Javier Paxariño Trío, espetáculo de jazz mediterrâneo, inserido na Mostra Espanha 2015 (http://www.mostraespanha2015.com).

Os encontros de Palmela, sede histórica da Ordem de Santiago até à sua extinção no séc. XIX, são, a nível internacional, um dos momentos mais altos de debate, partilha e evolução do conhecimento que temos sobre as Ordens Militares, e continuam a afirmar-se como ponto de confluência de investigadores de todo o mundo. O primeiro Encontro sobre Ordens Militares decorreu em 1989 e, desde então, o Município de Palmela tem apostado na organização de cursos, encontros e simpósios, dos quais tem resultado uma riquíssima produção bibliográfica. Através do GEsOS - Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago, a autarquia continua a promover o incremento e a divulgação da pesquisa das Ordens Militares, profundamente enraizadas na historiografia portuguesa.

 As inscrições continuam abertas e têm o valor de 20 euros para o público em geral e 10 euros para alunos, professores de fora do concelho e sócios do Grupo de Amigos do Concelho de Palmela (desconto de 10% para portadores do Palmela Tourist Card). Participação gratuita para professores que lecionem no concelho e alunos que residam ou estudem no concelho de Palmela. Programa e ficha de inscrição disponíveis no site da autarquia em http://www.cm-palmela.pt/frontoffice/pages/77?event_id=64.

A sessão de abertura decorre no dia 14 de outubro, quarta-feira, às 11h30, no Cine-Teatro S. João. Inscrições/informações em patrimonio.cultural@cm-palmela.pt.







Encostas do Castelo de Palmela vão ser consolidadas



Um intenso trabalho e insistentes diligências do Município de Palmela junto da administração central levaram à abertura de um concurso específico para financiamento da obra de consolidação das encostas do Castelo de Palmela. Para responder a esta necessidade urgente, a Câmara Municipal vai assumir os projetos e o acompanhamento de uma vasta campanha de obras, destinadas a garantir as melhores condições de segurança e a defesa deste monumento nacional e da sua envolvente. A candidatura corresponde a 2.800 mil euros, sendo 85 por cento suportados pelo POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência do Uso dos Recursos e o remanescente pela Direção-Geral do Tesouro e Finanças, entidade proprietária do Castelo.

Há vários anos e, sobretudo, a partir de 2012, a Câmara Municipal de Palmela impulsionou a criação de um grupo de trabalho, do qual fazem parte várias entidades da Administração Central, que têm vindo a acompanhar a evolução das patologias identificadas nas encostas do Castelo, integrado na Arrábida. No final de 2013, o Município passou a promover reuniões periódicas, em que foram envolvidos, direta ou indiretamente, a Direção-Geral do Tesouro e Finanças, a Direção Geral do Património Cultural, a Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo e o Grupo Pestana, que ocupa a Pousada de Palmela, no sentido de monitorizar a situação das encostas e procurar soluções técnicas e financeiras para uma intervenção de consolidação. Paralelamente, o Serviço Municipal de Proteção Civil acompanhou, em permanência, a situação, garantindo as condições de segurança para os diversos eventos realizados, regularmente, no Castelo.

Apesar da informação inicial, de que não haveria fundos para este tipo de intervenções, o Presidente da Câmara Municipal de Palmela desenvolveu vários contactos ao longo do verão, que resultaram em audiências com o Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional e, posteriormente, com o Secretário de Estado do Ambiente, procurando sensibilizar para a premência de algumas intervenções e a necessidade de encontrar uma solução que permitisse alavancar, financeiramente, uma operação técnica complexa. Fruto desta sensibilização, a Administração Central abriu, a 2 de outubro, um concurso destinado exclusivamente aos Municípios de Palmela, Setúbal e Vila Nova de Gaia, com vista à apresentação de candidaturas relativas à mesma tipologia.

A par da intervenção prevista nas encostas do Castelo, estão referenciadas pelo Município junto das respetivas Direções-Gerais, necessidades de intervenção no monumento, nomeadamente, limpeza de muralhas, reposição de cantarias, entre outras.






Município atribui Medalha de Comportamento Exemplar 2015 a Bombeiros do concelho



 Ontem, dia 11 de outubro, a Câmara Municipal de Palmela procedeu à Cerimónia de Atribuição da Medalha Municipal de Comportamento Exemplar 2015 aos bombeiros do concelho que, cumprindo 15, 20 ou 25 anos de serviço, se distinguiram pelo zelo, dedicação e comportamento exemplar no exercício do seu cargo. A cerimónia decorreu no Cine-TeatroS. João, em Palmela e abrangeu um total de 28 bombeiros.
Na ocasião, foram, também, assinados Protocolos, no âmbito do desenvolvimento do Projeto “EQUO – Igualdade de Género na Economia Social e Solidária”, entre o Município de Palmela, a Questão de Igualdade – Associação para a Inovação Social, a Associação de Estudos de Economia Solidária do Atlântico – ACEESA e as Associações de Bombeiros de Palmela, Pinhal Novo e Águas de Moura.


Dia Nacional dos Castelos assinalado em Palmela




Palmela associou-se às comemorações do Dia Nacional dos Castelo e promoveu, sábado, dia 10, na Biblioteca Municipal de Palmela, uma conferência com João Gouveia Monteiro, intitulada “A História Maravilhosa do Castelo Medieval Português». 
O Dia Nacional dos Castelos assinala-se em outubro, desde 1984, com o objetivo de promover, em todo o país, ações que visem a reflexão sobre o património fortificado. O Castelo de Palmela foi alvo de múltiplas intervenções de arquitetura militar, destacando-se as dos períodos medieval e moderno. Com ocupação islâmica entre os séculos VIII e XII, o Castelo foi sede da Ordem Militar de Santiago até à sua extinção, no século XIX. Através de Decreto de 16 de junho de 1910, o Castelo e a Igreja de Santiago foram classificados como monumentos nacionais.

Regularização da Ribeira da Salgueirinha foi aprovada


O Município de Palmela vai avançar com a regularização do troço de Pinhal Novo da Ribeira da Salgueirinha. Depois da pré-aceitação da candidatura do Município a Fundos Ambientais do Estado Português, geridos pela APA – Agência Portuguesa do Ambiente, no âmbito do Fundo de Proteção de Recursos Hídricos - tipologia “projetos que contribuam para o controlo de cheias e outras intervenções de sistematização fluvial” – o projeto de intervenção na ribeira foi homologado pelo Secretário de Estado do Ambiente no final de setembro.
Trata-se de um investimento total no valor de 2.244.800 euros, comparticipado em 85% pelo Fundo, no valor de 1.908.080 euros, cabendo o remanescente ao Município, que terá, também, toda a responsabilidade do desenvolvimento deste processo.
Recorde-se que foi aprovada, recentemente, uma alteração à REN, tendo em vista este projeto de regularização, e já foram entregues, por parte do Município, o projeto de execução e o estudo de impacto ambiental. Neste momento, o Município está a iniciar os contactos com os proprietários dos terrenos confinantes com a ribeira, para negociações, tendo em vista as faixas de proteção, os alargamentos, as zonas de alagamento e outras medidas necessárias.
Este processo abrange uma extensão de cinco quilómetros, entre a zona de confluência da Ribeira do Alecrim e a Barragem da Brejoeira e pretende prevenir inundações na vila de Pinhal Novo e na respetiva bacia hidrográfica, repor as condições naturais de drenagem pluvial e potenciar a requalificação da paisagem.
A regularização da Ribeira da Salgueirinha concilia as dimensões ambiental, rural e urbana da freguesia de Pinhal Novo, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população, para o desenvolvimento socioeconómico local e para a requalificação da paisagem.


Nova Unidade de Saúde de Pinhal Novo vai ser uma realidade


 A tão aguardada construção da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Pinhal Novo-Sul já tem luz verde da Administração Central e a sua construção vai ser concretizada através de um Contrato-Programa celebrado entre o Município e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.
De acordo com o documento, ratificado na última reunião de Câmara, o Ministério da Saúde financia a construção do equipamento no valor de 1.184 mil euros, enquanto o Município se responsabiliza pela execução dos projetos de arquitetura e especialidades, o lançamento da empreitada e respetiva fiscalização. O Município realiza, também, e assume os encargos com acessos, estacionamentos, infraestruturas, arranjo e manutenção de espaços exteriores.
Recorde-se, ainda, que a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Pinhal Novo-Sul será construída num terreno reservado para o efeito há 14 anos e cedido, formalmente, há sete, pelo Município de Palmela ao Ministério da Saúde, com a condição de concretizar este investimento no prazo de dois anos.
Reclamado, desde 2001, pela autarquia e pela população, que tem sido gravemente prejudicada pela precariedade das instalações existentes e pela elevada percentagem de utentes sem médico de família, o novo equipamento de saúde em Pinhal Novo – a freguesia mais populosa do concelho de Palmela - é, pois, uma aspiração antiga da freguesia e do concelho, numa luta que justificou muitos momentos de reflexão, reivindicação, propostas e intensos contactos institucionais, ao longo dos anos.
A Câmara Municipal de Palmela manteve uma postura de cooperação ao longo de todo o processo, que se consubstanciou ainda na assunção de parte das competências que seriam da responsabilidade da Administração Central, certa, no entanto, de que este é o melhor caminho para solucionar a questão e prestar melhores cuidados de saúde aos utentes de Pinhal Novo.





Empreitada de limpeza e desobstrução de linhas de água em curso


No âmbito do Plano Anual de Intervenção na Rede Hidrográfica do concelho, a Câmara Municipal de Palmela está a promover uma empreitada de limpeza  e desobstrução de linhas de água, no valor global de cerca de 38 mil euros. Os trabalhos estão a decorrer na Ribeira do Livramento, na Baixa de Palmela, estando previstas outras intervenções para o Pinhal Novo, Venda do Alcaide, Lagoinha,Ribeira de Palmela, Quinta do Anjo, Brejos do Assa, Vale de Touros e Aires.
As intervenções visam a remoção de detritos (vegetais e materiais sólidos), bem como o corte das partes aéreas da vegetação que possam obstruir o fluxo ao longo da linha de água, e são feitas de acordo com as indicações da Agência Portuguesa do Ambiente. Serão, ainda, asseguradas outras intervenções que possam surgir, de modo a garantir o adequado escoamento hidráulico.
 Recorde-se que, de acordo com a legislação em vigor, a responsabilidade da execução das ações de limpeza e obstrução é dos municípios nos leitos dos cursos de água nos aglomerados urbanos;
dos proprietários nas margens particulares nos aglomerados urbanos, nos leitos dos cursos de água e nas margens particulares fora dos aglomerados urbanos; dos organismos dotados de competência, própria ou delegada, para a gestão dos recursos hídricos na área, nos demais casos.Assim, são igualmente necessárias intervenções dos proprietários, que deverão seguir as indicações da Administração da Região Hidrográfica correspondente (agora integradas na Agência Portuguesa do Ambiente), acima descritas.


Matriz da Água 2014 disponível no site do Município


 A Matriz da Água do Concelho de Palmela 2014 – documento que reúne a informação fundamental sobre a água no território – já está disponível no site do Município em  http://www.cm-palmela.pt/pages/1328. Esta publicação revela o desempenho do concelho, no ano passado, e identifica prioridades e estratégias de intervenção que permitem gerir a água de forma sustentada, envolvendo os consumidores num esforço comum. Palmela é o concelho que disponibiliza os serviços de abastecimento de água, saneamento e recolha de resíduos com o tarifário mais baixo da Área Metropolitana de Lisboa e está muito abaixo da média tarifária a nível nacional, segundo dados recentemente publicados pela Associação de Defesa do Consumidor.
O Município tem água de grande qualidade, acessível, numa rede de distribuição de quase 600 km, com uma taxa de cobertura de 100% nos aglomerados populacionais e 97% no conjunto do concelho. A taxa geral de cobertura da rede de saneamento, com uma extensão de cerca de 200 km, é de 82% e a autarquia continua a estender e a qualificar a rede.

Município investe na remodelação e ampliação da rede
Teve início, este mês, a obra de remodelação da rede de abastecimento de água das ruas D. Dinis e Afonso de Albuquerque, em Quinta do Anjo, numa extensão de cerca de 500 metros. Trata-se de uma obra incluída numa empreitada de remodelação e ampliação, no valor de 61 mil euros. Esta empreitada incluiu a ampliação de um troço da Rua Francisco Assunção Pinho, no Lau, numa extensão de 550 metros e a remodelação da rede, na Rua Marcolino Júlio da Costa, em Cabanas, numa extensão de 50 metros.


Espaço de Jogo e Recreio do Jardim de Aires vai ser remodelado


 Foi consignada, este mês, a empreitada de remodelação do Espaço de Jogo e Recreio do Jardim de Aires. Esta empreitada, no valor de cerca de 56 mil euros, vem criar uma zona de ginásio de ar livre com seis equipamentos, melhorar as condições de acessibilidade e circulação pedonal, remodelar e beneficiar os equipamentos infantis e criar ensombramento, aumentando os níveis de conforto e segurança para os utilizadores. Está prevista, também, a recuperação de vedações, portões e substituição de pavimentos.
A obra constitui a primeira fase de requalificação do Jardim de Aires, estando o Município a trabalhar numa segunda intervenção, que abrangerá os restantes espaços.


Educação para a Paz motiva parceria entre Palmela e Conselho Português para a Paz e Cooperação


 O Município de Palmela e o Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) vão celebrar um protocolo de cooperação que tem, como principal objetivo, o desenvolvimento de ações de Educação para a Paz no concelho de Palmela.
O protocolo foi aprovado, de forma unânime, em reunião pública do Executivo a 7 de outubro, e prevê a promoção de ações junto da comunidade em geral, com particular atenção para o público escolar e para o movimento associativo. Para já, está prevista a cedência, por parte do CPPC, de várias exposições e a participação em debates e encontros.
O CPPC é uma associação sem fins lucrativos, criada em 1976, que intervém ativamente pela solidariedade e cooperação entre os povos. Pertence ao Secretariado do Conselho Mundial da Paz e é o seu coordenador para os Movimentos da Paz na Europa. 


Treze turmas participam no 1º curso do "Aprender a Nadar" 2015/2016


O Projeto “Aprender a Nadar” regressou às escolas, no dia 5 de outubro, dando início ao primeiro dos três cursos a realizar no presente ano letivo. Desenvolvido em parceria pela Câmara Municipal de Palmela e pela empresa municipal Palmela Desporto, em articulação com os Agrupamentos de Escolas do Concelho, este 1.º curso conta com a participação de 274 alunos, de 13 turmas dos Agrupamentos de Escolas José Saramago e de Palmela. Simone Fragoso é, uma vez mais, a madrinha do “Aprender a Nadar”.
A natação assume particular importância no desenvolvimento global da criança, na aquisição de destrezas motoras, hábitos e atitudes indispensáveis para uma vida ativa e saudável, pelo que o “Aprender a Nadar” desempenha, junto dos alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico do concelho de Palmela, um papel fundamental na igualdade de oportunidades para a aprendizagem desta prática desportiva.
No dia 19 de dezembro, às 17 horas, o Festival de Encerramento Público na Piscina de Palmela reunirá os alunos que frequentaram as duas piscinas, concluindo o primeiro curso 2015/2016 num momento de festa, convívio e partilha das aprendizagens adquiridas com as famílias e a comunidade.



Envelhecimento Ativo é mote da 4ª Feira Sénior


No âmbito das comemorações do Outubro Maior 2015, programa que assinala o Dia Internacional das Pessoas Idosas, o Mercado Municipal de Pinhal Novo acolhe a 4.ª edição da Feira Sénior do Município, nos dias 13 e 14 de outubro.
A iniciativa - uma organização da Câmara Municipal e das IPSS do concelho - tem como tema o Envelhecimento Ativo e conta com o apoio de agentes económicos e sociais locais, num total de cerca de duas dezenas de entidades. Aulas abertas de atividades gímnicas, exercício e mobilidade articular, a atuação de grupos corais e musicais, a realização de oficinas diversas (Espaço Tricotar Saberes, Espaço Saúde e Clique Sem Idade) e a gastronomia tradicional, com
um almoço de Sopa Caramela, são alguns dos motivos para visitar a Feira Sénior.


Programa:


Dia 13 de outubro

10h00 | Abertura da Feira Sénior

10h15 | Aula Aberta de Atividades Gímnicas
50+ Programa de Exercício | Palmela Desporto E. M.

10h50 | Grupo Coral
União Social Sol Crescente da Marateca

11h20 | Coromelos
Centro Social Paroquial de Pinhal Novo

12h00 | Aula Aberta  de Exercício e Mobilidade Articular
Programa Municipal Viver Melhor, Viver com Autonomia

12h30 | Almoço – Sopa Caramela (1euro)

Oficinas * | Espaço Tricotar Saberes | 14h00

Saberes dos Avós – Oficina de Rendas
(Cordão Carrinho de Linhas)
Org: Centro Social Paroquial de Pinhal Novo

Cantinho dos Avós – Oficina de Croché e Tricot
Org: Associação de Idosos de Palmela

Saberes da D. Rosa
Org: União Social Sol Crescente Marateca


Dia 14 de outubro

10h00 | Grupo Musical “Gente Boa”

11h00 | Grupo Coral
Santa Casa da Misericórdia de Palmela

11h30 | Aula Aberta de Dança
50+ Programa de Exercício | Palmela Desporto E. M.

12h00 | Almoço – Sopa Caramela (1 euro)
Confraria da Sopa Caramela


Oficinas * | Espaço Saúde
14h00 | Fitoterapia
Org: Associação de Reformados, Pensionsitas e Idosos de Pinhal Novo

15h00 | Envelhecer com Qualidade
Org:USF – Unidade de Saúde Familiar, Palmela

Oficinas * | Clique Sem Idade
14h00 | Facebook
15h00 | Memórias Digitais
Org: Câmara Municipal de Palmela

*As inscrições para as oficinas são efetuadas no local, durante os dias da feira, junto das entidades organizadoras