quinta-feira, 15 de outubro de 2015

História das Ordens Militares mundiais escreve-se em Palmela



Está a decorrer, no Cine-Teatro S. João, em Palmela, até domingo, o VII Encontro sobre Ordens Militares, que reúne cerca de setenta dos mais reputados investigadores sobre ordens militares, de várias instituições universitárias e museológicas de todo o mundo. Sob o tema “Entre Deus e o Rei. O mundo das Ordens Militares”, esta edição realça a dimensão dicotómica subjacente às Ordens Militares e aos freires-cavaleiros: uma vida dividida entre a fé e a guerra, entre a religião e a estratégia política, entre a obediência a Deus e ao Rei.
Iniciativa do Município de Palmela, através do GEsOS – Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago, este encontro dá continuidade ao trabalho, iniciado há quase trinta anos, de valorização, divulgação e incentivo à produção de conhecimento à volta do tema e, em particular, da Ordem de Santiago, tão enraizada na identidade de Palmela e da região. Os professores Helen Nicholson (Cardiff University) e Kristjan Toomaspoeg (Università del Salento, Lecce) [foto abaixo] que integram a Comissão Científica do encontro, abriram os trabalhos de ontem, dia 14 de outubro, dedicados ao tema “Arquivos e Memória”. Nas suas intervenções, que deram o mote para o que se seguiria, salientaram a importância basilar das fontes e da sua credibilidade para a investigação histórica e alertaram para a necessidade verificada, a nível internacional, de mais trabalho científico em torno da tradução, validação e publicação de documentos e da disponibilização on-line de arquivos e bibliotecas especializadas.


O primeiro dia terminou com uma atuação do Grupo Coral “Ausentes do Alentejo”, permitindo a divulgação junto de um público académico e de várias nacionalidades, do nosso Cante Alentejano, Património Imaterial da Humanidade.
Hoje, “A Formação e a Prática da Guerra” são os temas em debate no Encontro, sob coordenação de Carlos de Ayala Martinez e de Nikolas Jaspert, terminando com a apresentação das publicações “Cristãos contra Muçulmanos na Idade Média peninsular: bases ideológicas e doutrinais de um confronto, séculos X-XIV” (Edições Colibri e Universidad Autónoma de Madrid), “Élites et ordres militaires au Moyen Âge. Rencontre autor d’Alain Démurger” (Casa de Velázquez, Madrid) e “Cister e as Ordens Militares na Idade Média. Guerra, Igreja e Vida Religiosa” (Studium Cistercium Militarium Ordinum).