sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Palmela é Município Saudável!

Eram, exatamente, 9 horas da manhã quando a Vereadora Adília Candeias, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Palmela, hasteou a bandeira de Município Saudável no edifício dos Paços do Concelho. Atribuída pela Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, esta bandeira assinala, de forma simbólica, o 18.º aniversário da Rede e reafirma o compromisso de Palmela com a saúde, bem-estar físico, mental, social e ambiental das suas comunidades.



Com 29 municípios muito populosos, que congregam cerca de um quarto da população do país, a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis tem, como objetivo, facilitar uma abordagem da saúde de forma mais abrangente, privilegiando a prevenção e incluindo dentro dos determinantes de saúde fatores tão amplos como a prática desportiva, a cultura, os tempos livres, a participação ativa dos cidadãos ou a qualidade das zonas urbanas, entre outros, que confluem para uma população mais saudável e mais feliz. A Vereadora Adília lembrou que a Rede tem o aval da Organização Mundial de Saúde e que, este ano, definiu como prioridades as questões da participação dos cidadãos na vida das pessoas, a valorização e as acessibilidades em sentido lato.

Ao longo destes 18 anos de trabalho coletivo, a Rede investiu em informação e divulgação, no estabelecimento e reforço de parcerias com cidades saudáveis da Europa, com órgãos da administração central e com instituições públicas, num percurso que lhe tem permitido afirmar-se como referência em matéria de saúde pública.

A participação de Palmela vem desde 2001 e o Município faz parte, atualmente, do Conselho de Administração. A Vereadora revela que este «tem sido um trabalho árduo, mas muito gratificante, porque trocamos experiências, fazemos avaliação conjunta e, neste momento, estamos a preparar um roteiro para a saúde, em conjunto com o IGOT – Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, que pensamos que vai ser muito interessante».