segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Empreitada de limpeza e desobstrução de linhas de água em curso


No âmbito do Plano Anual de Intervenção na Rede Hidrográfica do concelho, a Câmara Municipal de Palmela está a promover uma empreitada de limpeza  e desobstrução de linhas de água, no valor global de cerca de 38 mil euros. Os trabalhos estão a decorrer na Ribeira do Livramento, na Baixa de Palmela, estando previstas outras intervenções para o Pinhal Novo, Venda do Alcaide, Lagoinha,Ribeira de Palmela, Quinta do Anjo, Brejos do Assa, Vale de Touros e Aires.
As intervenções visam a remoção de detritos (vegetais e materiais sólidos), bem como o corte das partes aéreas da vegetação que possam obstruir o fluxo ao longo da linha de água, e são feitas de acordo com as indicações da Agência Portuguesa do Ambiente. Serão, ainda, asseguradas outras intervenções que possam surgir, de modo a garantir o adequado escoamento hidráulico.
 Recorde-se que, de acordo com a legislação em vigor, a responsabilidade da execução das ações de limpeza e obstrução é dos municípios nos leitos dos cursos de água nos aglomerados urbanos;
dos proprietários nas margens particulares nos aglomerados urbanos, nos leitos dos cursos de água e nas margens particulares fora dos aglomerados urbanos; dos organismos dotados de competência, própria ou delegada, para a gestão dos recursos hídricos na área, nos demais casos.Assim, são igualmente necessárias intervenções dos proprietários, que deverão seguir as indicações da Administração da Região Hidrográfica correspondente (agora integradas na Agência Portuguesa do Ambiente), acima descritas.