sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

"Eu Participo! vale mais de 750 mil euros


A Câmara Municipal de Palmela integrou, nas Grandes Opções do Plano 2017-2020, doze propostas de intervenção para o concelho, no valor global de cerca de 753 mil euros, apresentadas pela população, no âmbito do processo de participação cidadã “Eu Participo!” 2016, que decorreu entre os meses de abril e outubro, promovendo o debate e a priorização de investimento no território.


O asfaltamento da Rua 5 de Outubro no Bairro Pinheiro Grande (troço 2), a Azinhaga Mata Mouros em Brejos do Assa (2.ª fase), o abastecimento de água ao Bairro José Valente, em Quinta do Anjo, a repavimentação de ruas na urbanização Nova Alcaide e no Bairro das Pegarias, a pavimentação das ruas da Escola/Estrada do Gado, em Olhos de Água (troço 1), Joaquim Maria Branco, em Pinhal Novo, Joaquim Gomes Romão (troço 1), em Poceirão, Constantino Loureiro (1.ª fase), em Poceirão, 5 de Outubro (troço norte), em Cajados, Rua das Laranjeiras, em Quinta do Anjo, e de mais um troço da EM 533, em Lagameças, são as propostas incluídas que resultam da discussão pública e da participação cidadã, que o Município procura impulsionar, através deste e de outros projetos, para diferentes públicos e faixas etárias.


Registaram-se, este ano, 860 participações da população, num ciclo constante de crescimento, relativamente aos últimos anos. Destaca-se a participação de munícipes na faixa etária 40-49 anos (20,7%). A discussão pública (25,8%) é o aspeto mais valorizado por quem participa no processo, seguindo-se a divulgação (18%) e o conhecimento das necessidades e do território (14,6%).
Como habitualmente, o processo OP “Eu Participo!” 2017 terá início em abril, com a primeira ronda de reuniões públicas, nas diversas freguesias. As Semanas das Freguesias (este ano, entre janeiro e maio), o “(A)Gente do Bairro”, o “Eu Participo – Crianças e Jovens” e as reuniões de Câmara descentralizadas são mais alguns dos mecanismos de participação ao dispor de quem vive, estuda e trabalha no concelho de Palmela para fazer ouvir a sua voz.