quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Município saúda os 25 anos de vida da Autoeuropa em Palmela


O Município de Palmela aprovou, de forma unânime, na reunião pública de 7 de dezembro, uma saudação à Autoeuropa pelos seus 25 anos de vida, onde é sublinhada a importância desta empresa para o desenvolvimento da região e para a economia nacional.
Este aniversário coincide com uma fase marcada pelo avultado investimento da Volkswagen na unidade de Palmela, que se prepara para receber um novo modelo da marca em 2017.
Abaixo, reproduz-se o texto integral da saudação:

«Há 25 anos atrás, o concelho de Palmela e o país assistiam ao lançamento da primeira pedra da Autoeuropa, na altura, um investimento conjunto da Volskwagen e da Ford, que viria a constituir-se como a maior fábrica de automóveis instalada em Portugal. A instalação desta unidade atraiu e congregou, à sua volta, um parque industrial constituído por empresas fornecedoras e prestadoras de serviços, que contribuíram para fortalecer o cluster automóvel da região.

A Autoeuropa ajudou, assim, a mudar a face deste concelho, um território que aprendeu, ao longo destes 25 anos, a conjugar a sua tradição rural com a vocação industrial e logística proposta pela localização estratégica e pelas excelentes acessibilidades.

Com a Autoeuropa, vieram muitos milhares de postos de trabalho, diretos e indiretos, mas, também, novas e novos habitantes para um concelho que tem crescido cerca de 10 mil habitantes a cada década. De acordo com dados de 2015, as exportações da empresa representam 1% do Produto Interno Bruto nacional, valor muito importante para a economia portuguesa.

Através do projeto educativo da Academia ATEC – uma parceria entre a Volkswagen, a Siemens, a Bosch e a Câmara de Comércio Luso-Alemã – tem sido possível formar jovens profissionais qualificados e especialmente vocacionados para o setor automóvel, vantagem competitiva para a região, quer na afirmação da Autoeuropa no contexto internacional, quer na capacidade de atração de novos investimentos.

A importância desta indústria na região potenciou, também, a formação do FIAPAL – Fórum da Indústria Automóvel de Palmela, associação que pensa a indústria automóvel no concelho e na região de forma articulada e estratégica, no plano do desenvolvimento da Península de Setúbal.

Parceira privilegiada do Município desde o primeiro momento, em iniciativas de responsabilidade social e projetos de desenvolvimento local como a Loja do Cidadão Móvel ou a Viatura Itinerante da Proteção Civil, a Autoeuropa apoia, também, várias instituições e associações locais e está perfeitamente integrada na vida da comunidade.

O Município tem procurado, também, ser um parceiro de primeira linha, apoiando a implantação da Autoeuropa e a viabilização de novos investimentos e projetos. Apesar dos altos e baixos vividos quer pelo setor, quer pela empresa, aguardamos, com expetativa, a nova fase que irá iniciar-se em 2017, com a chegada do novo crossover da marca, fruto de um investimento na fábrica de Palmela para adaptação das linhas de montagem, que deverá rondar os 677 milhões de euros. O novo modelo vai chamar-se T-Roc e será apresentado em março, no Salão Automóvel de Genebra, sendo expectável que permita a duplicação da produção em Palmela para os 200 mil veículos por ano, em 2018.

Reunida na Biblioteca Municipal de Palmela a 7 de dezembro de 2016, a Câmara Municipal de Palmela saúda a Autoeuropa pelos seus vinte e cinco anos de vida em Portugal e no concelho de Palmela, sublinhando a importância deste quarto de século para o progresso do território e fazendo votos de que esta relação de parceria continue a fortalecer-se, em prol deste objetivo partilhado que é o desenvolvimento sustentável da região e do país.»