domingo, 11 de dezembro de 2016

Quatro décadas de Poder Local Democrático celebradas em Palmela

Foi com emoção e orgulho que muitas/os autarcas e ex-autarcas, familiares e trabalhadoras/es da administração local viveram a homenagem promovida pela Câmara Municipal de Palmela, durante a tarde de hoje, no âmbito das comemorações dos 40 anos de Poder Local Democrático. O Cine-teatro S. João, em Palmela, foi palco da cerimónia, que abriu com a projeção do filme “40 anos de Poder Local Democrático, 40 anos de realizações”, um documentário com vários depoimentos, que passa em revista as principais mudanças do concelho de Palmela ao longo das últimas quatro décadas, num território onde, antes do 25 de Abril, tudo estava por fazer.


Paulo Martins, jornalista e professor universitário, ajudou, também, a fazer um resumo sobre a intervenção e o papel do Poder Local, a nível nacional, sublinhando a sua importância e capacidade de gestão, sendo os Municípios responsáveis por 46% do investimento público em Portugal (acima da média europeia) e apenas por 2% da dívida pública.


Evocar a construção do Poder Local Democrático e várias gerações de trabalhadoras/es das autarquias e homenagear autarcas do concelho são os principais objetivos destas comemorações, que Álvaro Balseiro Amaro descreveu, também, na sua intervenção, como uma oportunidade para partilhar memórias. O Presidente da Câmara descreveu o Poder Local Democrático como plataforma de concretizações e destacou a cultura de cidadania e participação que fez escola e que teremos que continuar a trilhar, numa cerimónia onde se lembrou, também, a regionalização, que continua por cumprir, e a recente reforma administrativa, que “feriu” as freguesias e que Palmela espera ver revertida antes das próximas eleições autárquicas.


Samuel, acompanhado do pianista Nuno tavares, fechou a cerimónia com um momento musical.


Esta tarde, foi, ainda, inaugurada a exposição “40 anos de Poder Local Democrático em Palmela, de caráter informativo e formativo que, através de doze painéis, nos transporta pelos onze mandatos posteriores ao 25 de Abril de 1974, lembrando as constituições dos diversos órgãos políticos das autarquias locais, bem como momentos marcantes da vida nacional e local. Destaque, também, para obras e intervenções de relevo, que contribuíram para o progresso de um concelho onde tudo estava por fazer. A exposição ficará patente no Cine-teatro S. João até 31 de janeiro de 2017, seguindo, depois, para itinerância pelo concelho.