sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Viva o Natal em Palmela!

Está, oficialmente, inaugurado o Presépio e o Mercado de Natal que a Câmara Municipal está a promover, no âmbito do programa “Viva o Natal em Palmela”. Ao final da tarde de hoje, a população participou, de forma entusiástica, na abertura das atividades, que contou com a presença da escultora Teresa Martins, animação musical pelos Bardoada e uma visita guiada pela Dr.ª Teresa Sampaio, do Museu Municipal, às diversas figuras etnográficas, espalhadas pelo Centro Histórico.


O Presidente Álvaro Balseiro Amaro enquadrou a iniciativa no âmbito da estratégia de dinamização e atratividade do núcleo mais antigo da vila e sublinhou a participação das/os agentes económicos, quer no Mercado de Natal a decorrer no Largo d’el Rei D. Afonso Henriques, no arrabalde, quer nas várias pop-up stores “Coisas Cá de Palmela” que estão a dar nova vida a lojas vagas na envolvente ao Mercado Municipal.


A par do Vendedor de Leite, da Caramela ou do Amolador, memórias de vivências da vila de Palmela nas primeiras décadas do séc. XX, surgem personagens como o Hipólito, a Maria Galega ou o Homem das Cordas, que a população recorda com saudade. A recolha desta informação decorre do projeto “Conversas de Poial”, que o Museu promoveu entre 2009 e 2012 e que se revelou uma importante fonte de partilha de tradições orais e memórias. Nas ruas até 6 de janeiro, estas figuras etnográficas são protagonistas de visitas guiadas aos sábados à tarde.


Não perca, aos fins de semana, o Mercado de Natal, com um programa de música, dança e atividades para crianças, a par de uma grande variedade de produtos - compotas, doçaria, artesanato, chás, frutos secos, mel, merchandising e vinhos, entre outras propostas para as compras de Natal.