terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Mais de uma centena de autores reunidos em obra sobre fortificações na Península Ibérica e no Magreb

No âmbito do programa das Jornadas Internacionais “Cristãos contra muçulmanos na Idade Média peninsular”, promovidas pela Câmara Municipal de Palmela, através do Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago, e o Governo de Espanha, a Biblioteca Municipal de Palmela foi palco, ao final da tarde de 5 de dezembro, do lançamento da obra “Fortificações e território na Península Ibérica e no Magreb (sécs. VI a XVI)”. Coordenada pela Dr.ª Isabel Cristina Fernandes, que coordenou, também, em parceria com o Prof. Carlos de Ayala Martínez, as Jornadas, esta obra representa o conjunto das atas do II Simpósio sobre Castelos, realizado em 2010, em Óbidos. Mais de uma centena de autores contribuem, com o seu conhecimento, para esta obra de estudo essencial, do ponto de vista histórico e arqueológico, para quem deseja saber mais sobre as fortificações que, ao longo de dez séculos, influenciaram e transformaram o território da Península Ibérica e do norte de África.

O Vereador Luís Miguel Calha, responsável pela área da cultura na Câmara Municipal de Palmela, agradeceu aos editores e sublinhou o papel do GEsOS na valorização das raízes e da identidade de Palmela, que se orgulha «da sua riqueza histórica e patrimonial», uma riqueza que o Município tem procurado aprofundar, potenciar e valorizar, também como fator de atratividade para o território.

O Dr. Fernando Mão de Ferro, das Edições Colibri, revelou que concretizar este projeto, de grande envergadura e dividido em dois volumes, só foi possível graças ao grande empenho de todos os envolvidos e do apoio do Campo Arqueológico de Mértola (representado no evento pela Dr.ª Susana Gomez), que coeditou, e da Câmara Municipal de Palmela, mas será, certamente, uma obra de referência para os estudiosos da matéria. O momento foi aproveitado para anunciar que as Jornadas Internacionais também verão as suas atas editadas, em coedição com a Universidade Autónoma de Madrid, com apresentação prevista no próximo encontro internacional sobre Ordens Militares, a realizar em Palmela, em outubro de 2015.

O historial dos simpósios sobre castelos, cuja 1ª edição decorreu em Palmela, no ano 2000, foi recordado pela Dr.ª Isabel Cristina Fernandes, que espera poder realizar a 3ª edição novamente entre nós, nos próximos anos, lembrando, no entanto, que é necessário dar tempo para que amadureçam novos estudos e teorias. Para já, o lançamento deste livro vem disponibilizar à comunidade científica «um conjunto de estudos monográficos de grande interesse para o entendimento das fortificações e do território». História, arqueologia, arquitetura, restauro e conservação cruzam-se para nos dar uma nova perspetiva sobre o que distingue as fortificações ibéricas deste período e de que forma influenciam, ainda hoje, o território.

Presenciada por duas figuras proeminentes nos campos da História e da Arqueologia em Portugal – o Prof. José Mattoso e o Prof. Cláudio Torres – a cerimónia de lançamento do livro terminou com um Moscatel de Honra, servido na Casa-Mãe da Rota de Vinhos de Palmela. Mais informação sobre a obra em http://www.edi-colibri.pt/.