segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Para realização do Festival Internacional de Artes de Rua: Câmara e Associação FIAR celebram Protocolo de Cooperação

A Câmara Municipal de Palmela aprovou, na reunião pública de 17 de dezembro, por maioria, com a abstenção da vereação PPD-PSD/CDS-PP, uma proposta de Protocolo de Cooperação com a FIAR – Associação Cultural, para a realização do FIAR - Festival Internacional de Artes de Rua.

O estabelecimento de uma parceria com a FIAR – Associação Cultural representa, por parte do município, o reconhecimento da importância do evento para a comunidade, que adere e participa, envolvendo-se nos itinerários e ambientes que o Festival proporciona, e para os agentes culturais locais, elementos fundamentais da dinâmica cultural.

O FIAR é um evento bienal que alia a contemporaneidade à tradição, com o epicentro da sua atividade na vila e Centro Histórico de Palmela. Com a primeira edição em 2000, rapidamente se transformou num evento de referência no panorama das artes de rua, associado ao Teatro O Bando. A afirmação do Festival nos panoramas nacional e internacional constituiu-se como uma mais valia artística local e como polo de atração de públicos, social e geograficamente diversificados, potenciando a valorização turística do concelho de Palmela. Teve, ainda, o mérito de impulsionar dinâmicas para o nascimento de inúmeras experiências artísticas geradoras de inovação nas culturas locais.

O Protocolo a celebrar prevê, entre outros aspetos, uma comparticipação financeira da autarquia no valor global de 30 mil euros, a atribuir da seguinte forma: 2015 (15.000 euros); 2016 (10.000 euros) e 2017 (5.000 euros) e a apresentação de uma iniciativa promotora do Festival no primeiro trimestre de 2015.