segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Proteção Civil testou Plano de Emergência Externo da HEMPEL

Decorreu, durante a manhã de 19 de dezembro, o exercício “LIVEX – HEMPEL 2014” que pretendeu testar o Plano de Emergência Externo (PEE) para a Hempel Portugal, Lda, da responsabilidade da Câmara Municipal de Palmela.
O exercício contou com a participação das três corporações de bombeiros do município (Palmela, Águas de Moura e Pinhal Novo), num total de 29 elementos, bem como da GNR de Palmela. O Plano de Emergência Externo, da responsabilidade do Presidente da Câmara, destina-se, principalmente, a operacionalizar o Plano nos mecanismos de direção, comando e controlo e na gestão de informação, bem como exercitar a articulação operacional entre o operador do estabelecimento e o Serviço Municipal de Proteção Civil, de avisos imediatos dos eventuais acidentes envolvendo substâncias perigosas ou incidentes não controlados, passíveis de conduzir a um acidente grave, envolvendo substâncias perigosas.
  Este exercício contou com a presença de uma equipa de avaliadores composta por técnicos da Autoridade Nacional de Proteção Civil e técnicos dos Serviços Municipais de Proteção Civil do Distrito e do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro da GNR (GIPS). O LIVEX teve como cenário um acidente industrial grave nas instalações da HEMPEL, no âmbito da Diretiva SEVESO.
Na origem do simulacro está uma explosão seguida de incêndio em charco (Pool Fire), num reservatório de xileno, durante a descarga de um veículo cisterna, provocando vários feridos. O teatro de operações é agravado pela destruição parcial do sistema de combate a incêndios, pela iminência de propagação do fogo e pelo congestionamento rodoviário, conjugação que permite avaliar as capacidades operacionais das forças de proteção e socorro.
A Hempel é um estabelecimento industrial, sediado no concelho de Palmela, abrangido pela Diretiva SEVESO II, que se dedica à produção e comercialização de tintas, vernizes e produtos afins.