quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Alojamento local motivou partilha de experiências de sucesso


No dia 3 de novembro, o Espaço MOJU, no Parque Venâncio Ribeiro da Costa, em Palmela, acolheu mais uma sessão da iniciativa “Centro Histórico de Oportunidades”.
A partilha de experiências empresariais de sucesso na área do alojamento local – ideias, apoios, parcerias, dificuldades e início de atividade – foi o objetivo deste encontro, que pretendeu, ainda, estimular o empreendedorismo e dar a conhecer os incentivos para a abertura de novos negócios e dinamização económica do Centro Histórico.
Participaram, na sessão, Jorge Humberto, da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, Isabel Conceição, da ADREPES – Associação para o Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal, Sandra Paulino, do GAEPI – Gabinete de Apoio às Empresas e Promoção do Investimento da Câmara de Palmela e João Ribeiro, do Lost Inn  Lisbon Hostel.
A Entidade Regional de Turismo sublinhou a capacidade de sedução dos Centros Históricos enquanto locais com uma identidade única e apresentou alguns dados sobre alojamento local, nomeadamente, o número de unidades registadas na região, até setembro último - 3.951 - 19 em Palmela e 24 empresas de animação turística no concelho.
A ADREPES reforçou a disponibilidade para apoiar a apresentação de candidaturas ao próximo quadro comunitário de apoio e recordou os 12 projetos de alojamento turístico recentemente apoiados pela associação, um investimento global de 2 milhões e 800 mil euros.
Por último, os proprietários do Lost Inn Lisboa Hostel partilharam as dificuldades e os desafios que enfrentaram num período de aproximadamente dois anos, desde o licenciamento do projeto ao controlo da obra e certificações até aos dias de hoje, com uma unidade localizada no Cais do Sodré, num edifício que foi um antigo palácio no século XVIII e, posteriormente, sede da Petrogal durante muitos anos e que se encontrava abandonado desde a década de 80. Esta unidade possui 76 camas e regista uma taxa de ocupação, na época baixa, de cerca de 70%.
As mais valias deste tipo de alojamento e a importância do estabelecimento de parcerias com entidades e empresas locais, que complementem e diversifiquem a oferta, foram outras questões focadas no encontro.