segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Câmara de Palmela aprova Orçamento para 2016 e GOP 2016-2019

A recuperação e consolidação da saúde financeira do Município de Palmela permitiu a aprovação, na última reunião pública, de um Orçamento para 2016 e das Grandes Opções do Plano para 2016-2019, com uma reforçada capacidade para acolher novos investimentos, desagravar os impostos municipais e reforçar o apoio às famílias e ao movimento associativo. Os documentos previsionais aprovados serão submetidos à Assembleia Municipal, no próximo dia 25.

O Orçamento tem  um valor global de 42,530 milhões de euros. As Grandes Opções do Plano (GOP) apresentam um valor de 25,2 milhões de euros, dos quais 21,6 milhões com financiamento assegurado, aumentando 19,3% quando comparado com o valor inicial de 2015.
As GOP para 2016 integram praticamente todos investimentos que constituem compromisso do mandato e um expressivo número de outras intervenções que decorre do orçamento participativo, e da interação com as populações. O Município conseguiu também afetar ao território investimento da Administração Central, no culminar de processos reivindicativos e negociações que liderou e que tiveram desfechos favoráveis, em benefício das populações – a regularização da Ribeira da Salgueirinha, a consolidação das encostas do Castelo de Palmela e a construção da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Pinhal Novo-Sul, investimentos a concretizar neste período de gestão.

As funções sociais, que abrangem as áreas de intervenção mais diretamente relacionados com a satisfação das necessidades básicas dos munícipes – educação, saúde, ação social, habitação e serviços coletivos, cultura, saneamento, abastecimento de água e resíduos sólidos – constituem a maior fatia do investimento municipal, com um total de 13.053.145 euros, um aumento de 14,7%, relativamente a 2015.
Na área da Educação, destaca-se o investimento na ampliação e requalificação do Parque Escolar, conservação e funcionamento das EB/JI, designadamente, a ampliação da Escola Básica de Aires e intervenções nas escolas básicas de Palmela 2, Águas de Moura, Matos Fortuna (Quinta do Anjo), Brejos do Assa, Cabanas, Palhota, Poceirão 1, Salgueiro Maia e Zeca Afonso (Pinhal Novo), Algeruz-Lau e Jardins de Infância de Vale da Vila e Lagameças e o aumento dos apoios socioeducativos, com um peso relevante nos transportes escolares, que abrangem 2562 crianças e cujo custo, deverá atingir, este ano, cerca de um 1,300 milhões de euros.
Na Cultura, para além da dinamização e promoção de atividade cultural diversificada e descentralizada, assumem maior peso as obras de reabilitação e conservação de espaços e equipamentos, designadamente, a Praça de Armas e a Casa Hermenegildo Capelo, no Castelo de Palmela, e Auditório e Biblioteca de Pinhal Novo - e o aumento de apoios ao movimento associativo.
A infraestruturação geral continua a ter um peso expressivo no orçamento e as suas ações têm como objetivos a recuperação e conclusão de infraestruturas em loteamentos inacabados (com acionamento das respetivas cauções) e um conjunto de investimentos, a concretizar em 2016 e 2017, com destaque para a conclusão de infraestruturas do loteamento de Val´Flores, em Pinhal Novo, da Rua Zeca Afonso e Travessa do Limoeiro, no Bairro Alentejano, da Lagoinha (2.ª fase), da Quinta do Canastra/Sobral (1.ª fase) e a consolidação da Encosta do Outeiro.

Nas funções económicas, é relevante o investimento de 1.638.344 euros no capítulo dos Transportes e Comunicações, com destaque para a Rede Viária e a conclusão da pavimentação do Aceiro dos Arraiados, em Pinhal Novo, a conclusão da Rua Miguel Cândido, em Cabanas, a pavimentação da Rua Abel Ferreira, em Poceirão e a pavimentação da Rua 9 de Março, em Águas de Moura, entre outras. A extensão das redes de ciclovias e corredores cicláveis prosseguirá, em 2016, com a conclusão da primeira fase da ciclovia de Aires, a ciclovia de Quinta do Anjo e, em 2017, com o prolongamento da ecopista de Pinhal Novo e a beneficiação da ciclovia de Vila Serena.

Novos investimentos serão também concretizados no Centro Histórico de Palmela, designadamente, a requalificação do Largo do Chafariz de D. Maria, a infraestruturação e pavimentação da Rua Serpa Pinto e a iluminação do Jardim Joaquim José de Carvalho.

No âmbito da Participação e Cidadania, o envolvimento dos cidadãos na gestão municipal, conhecerá, em 2016, novos processos de participação e o aprofundamento de experiências que confirmam a importância destes processos de consulta e interação. Para além da prossecução do Orçamento Participativo e do Projeto (A)Gente do Bairro, serão desenvolvidos o Plano Municipal de Igualdade de Género e aprofundado o Plano de Promoção de Participação Infantil e Juvenil “Eu Participo”.

Sublinhe-se, ainda, que um conjunto de investimentos e ações vertidos no Orçamento e GOP resultam do aprofundamento do trabalho no domínio dos financiamentos comunitários. A Câmara assegurou, no âmbito do novo Quadro Comunitário de Apoio, recursos fundamentais para investimentos e ações, designadamente, no domínio da eficiência energética e utilização de energias renováveis, em equipamentos e edifícios municipais, entre os quais, o Cine-Teatro S. João e as piscinas de Pinhal Novo e Palmela; a conservação e proteção do património natural e cultural; a inclusão social; a ampliação e requalificação das escolas básicas de Águas de Moura, Aires e Matos Fortuna; a promoção do emprego e criação de micro, pequenas e médias empresas.