terça-feira, 17 de novembro de 2015

Sopa Caramela é tema do Programa de Animação Infantil do Livro e da Leitura


 Este ano letivo, o Programa de Animação Infantil do Livro e da Leitura, dinamizado pela Rede Municipal de Bibliotecas Públicas do Concelho de Palmela, tem como tema a Sopa Caramela. “Temos o Caldo Entornado?” tem como ponto de partida esta iguaria, que revela um pouco dos hábitos alimentares e retrata a economia de  subsistência das famílias do trabalhadores rurais, provenientes da Beira Litoral e do Baixo Mondego, que vinham trabalhar sazonalmente para as propriedades agrícolas da região de Palmela e que ficaram conhecidos como Caramelos. A Sopa Caramela é, ainda hoje, símbolo desta comunidade, onde assenta, em parte, a origem de Pinhal Novo e da sua cultura, perpetuada através da gastronomia e de um conjunto de tradições e características que fazem parte da consciência coletiva e identidade territorial.
O programa assenta, fundamentalmente, na Hora do Conto que, através da tradição oral e da literatura clássica e original, pretende estimular a criatividade das crianças e dotá-las de conhecimentos para que valorizem a identidade da região. Visitas guiadas às bibliotecas municipais, “O Conto vai à Escola” e o concurso “Um Conto Caramelo, sobre Caramelos e Caramelices”, com o apoio da Confraria Gastronómica da Sopa Caramela, complementam o programa.
Este ano, assinalam-se as seguintes datas: Natal, com a peça original “O Grande Dia”, apresentada entre 1 e 14 de dezembro no Auditório Municipal de Pinhal Novo, Cine-Teatro S. João, em Palmela, e no Centro Cultural de Poceirão; o Carnaval, a 16 de fevereiro, com dança e desfile de máscaras; as comemorações do Dia Internacional do Livro Infantil, no dia 2 de abril, com a apresentação pública do conto vencedor do concurso, iniciativa apadrinhada por um autor de literatura infantil, e as comemorações do Dia Mundial da Criança, a 1 de junho, com a peça de teatro “Ou Sim, ou Sopas!”, no Auditório Municipal de Pinhal Novo.
Mais informações e inscrições através do telf. 212 336 638 ou do e-mail db@cm-palmela.pt.