quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Papel inclusivo da Orientação de Precisão aprofundado em ação formativa

      A Biblioteca Municipal de Palmela recebeu, a 24 de novembro, uma ação de formação em Orientação de Precisão, que contou com a participação de doze formandos, entre os quais, coordenadores nacionais de Modalidade de Desporto Adaptado (Desporto Escolar) e professores de Educação Física a lecionarem em escolas do concelho. Organizada pela Escola Secundária de Palmela, pela Coordenação Local do Desporto Escolar da Península de Setúbal e pela Federação Portuguesa de Orientação, com o apoio do Município de Palmela, esta ação foi dinamizada pela APCAS - Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal, no âmbito do Projeto "Desporto Com Sentido", e pretendeu dar a conhecer as especificidades da Orientação de Precisão e o seu papel inclusivo. Além da teoria, a ação contou com uma parte prática, que decorreu no Largo de S. João e no Jardim Joaquim José de Carvalho.


      Fundada em 2011, a APCAS desenvolve o seu trabalho em prol do cidadão com paralisia cerebral e doenças neurológicas afins, procurando a inclusão destes cidadão aos mais diferentes níveis. Uma das vertentes mais fortes deste trabalho é através do Desporto, com o desenvolvimento de projetos que envolvam cidadãos com e sem deficiência na prática desportiva regular e conjunta. Pretende-se que professores, treinadores e técnicos de desporto possuam as ferramentas para uma resposta mais eficaz aos anseios de prática desportiva por parte dos alunos com necessidades educativas especiais e dos atletas com deficiência.


      Desenvolvida a partir da Orientação Pedestre, a Orientação de Precisão (Trail-O) é uma variante integradora e inclusiva, onde a capacidade física não é determinante, permitindo a participação de atletas com ou sem limitações motoras significativas, de todas as idades, amadores ou profissionais. Palmela é uma das referências nacionais, ao nível do desenvolvimento da Orientação, e depois de acolher, em 2014, os Campeonatos Europeus da modalidade, prepara-se para receber, em maio de 2016, o I Meeting de Orientação de Palmela - Campeonatos Nacionais de Distância Longa e Sprint e Prova de Orientação de Precisão.
       Saiba mais sobre Orientação de Precisão aqui.


Fotos APCAS