quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Curso ensina crianças do 1.º ciclo a nadar

Imagem: Palmela Desporto E. M.

O segundo curso do ano letivo 2017/2018 do “Aprender a Nadar”, projeto desenvolvido pela Câmara Municipal de Palmela, em parceria com a Palmela Desporto E.M., tem início no dia 3 de janeiro, nas Piscinas Municipais de Palmela e de Pinhal Novo.
A promoção da igualdade na aprendizagem da natação às/aos alunas/os do ensino básico do concelho é o principal objetivo do “Aprender a Nadar”, com a autarquia a assegurar os transportes e a articulação com as escolas e a Palmela Desporto E.M., a garantir a intervenção técnico-pedagógica.
O curso, com 10 aulas de adaptação ao meio aquático, por turma, organizadas numa sessão semanal de 45 minutos, vai proporcionar aulas de natação a 238 crianças das escolas básicas de Cabanas, Bairro Alentejano, António Matos Fortuna, Aires, Brejos do Assa 1, Algeruz-Lau, Alberto Valente, João Eduardo Xavier, António Santos Jorge e Salgueiro Maia, dos Agrupamentos de Escolas de Palmela e José Maria dos Santos.
Através desta iniciativa, dinamizada num ambiente divertido e descontraído, pretende-se também que as/os participantes adquiram destrezas motoras e hábitos próprios de um estilo de vida saudável.
A nadadora Simone Fragoso é a madrinha do projeto “Aprender a Nadar”.

Vai um pezinho de dança? Salsa baila no Centro Cultural de Poceirão


Aulas experimentais de salsa estão a ser dinamizadas às quintas-feiras, à noite, no Centro Cultural de Poceirão.
As sessões, abertas à participação de toda a comunidade, mediante inscrição na secretaria daquele equipamento municipal, com o telefone 212 336 655, decorrem todas as quintas-feiras, entre as 19h00 e as 20h00. Não há limites de idade e os mais pequenos podem estrear-se a partir dos seis anos.
As aulas são conduzidas pelos professores Diogo Almeida e Marina Santos, membros da Dança & Companhia, que promove a iniciativa com o apoio da Câmara Municipal de Palmela.
O preço individual das aulas é de 15 euros por mês. Se for um casal, há um desconto de cinco euros por pessoa. Pode levar quem quiser ou aproveitar para fazer amigos. Uma coisa é certa: a noite promete ser quente e divertida.
A dança Salsa tem origem em Cuba nos anos 40. O nome em castelhano quer dizer tempero e a ideia era criar música com sabor. Recebeu influências do merengue da República Dominicana, do rock norte-americano, do reggae jamaicano e do samba brasileiro.

Município saúda Grupo Desportivo Estrelas de Algeruz pelos títulos conquistados com a Dança Desportiva


A Câmara Municipal de Palmela aprovou, na reunião pública realizada a 20 de dezembro, uma saudação ao Grupo Desportivo Estrelas de Algeruz, pelos resultados obtidos na presente época desportiva, nas competições de Dança Desportiva. Abaixo, transcreve-se o texto da Saudação:

«A Câmara Municipal de Palmela felicita o Grupo Desportivo Estrelas de Algeruz, pelos resultados e títulos obtidos durante a época desportiva 2017.
O calendário da Federação Portuguesa de Dança Desportiva contempla o Circuito Nacional (composto por 7 provas), a Taça de Portugal (8 provas), o Campeonato Nacional e o Campeonato Nacional de 10 Danças, que numa única prova consagra os Campeões Nacionais das diversas categorias.
O Grupo Desportivo Estrelas de Algeruz esteve representado em todas estas competições, destacando-se os títulos obtidos e os vários lugares de pódio alcançados, designadamente:
André Viana/Daniela Marreiros (Juniores 2 Open)
Campeões Nacionais Dança Desportiva (Standard); Vencedores do Circuito Nacional (Standard); Vencedores da Taça de Portugal (Standard); 2.ºs classificados no Campeonato Nacional (Latinas); 2.ºs classificados no Campeonato Nacional de 10 Danças; 2.ºs classificados no Circuito Nacional (Latinas); 2.ºs classificados na Taça de Portugal (Latinas).
Pedro Neves/Sofia Oliveira (Adultos Intermédios)  
Vice Campeões Nacionais (Latinas).
Tiago Oliveira/Raquel Oliveira (Adultos Open)
 – 2.ºs classificados na Taça de Portugal Standard.
Recordamos, ainda, que o par André Viana e Daniela Marreiros representou Portugal nos Campeonatos do Mundos de Juniores, Standard e 10 Danças, que se realizaram, respetivamente, a 9 de setembro, em Bratislava, na Eslováquia, e a 14 de outubro, em Chisinau, na Moldávia. Na competição realizada em Bratislava, o par apurou-se diretamente para a final, sendo a primeira vez que tal feito foi alcançado por um par Português.
Reunida em Palmela, a 20 de dezembro, a Câmara Municipal de Palmela saúda, pelos excelentes resultados obtidos, os Dançarinos e o Grupo Desportivo Estrelas de Algeruz e deseja que continuem a dignificar o Concelho de Palmela».



António Antunes é Campeão Nacional da Meia Maratona de Veteranos


A Câmara Municipal de Palmela aprovou, na reunião pública realizada a 20 de dezembro, uma saudação ao atleta António Antunes, residente no Bairro Alentejano, que obteve o título de Campeão Nacional da Meia Maratona de Veteranos (escalão V55), num evento desportivo realizado em novembro, em Quarteira. Abaixo, transcreve-se o texto da Saudação:

«António Antunes alcançou o título de Campeão Nacional da Meia maratona de Veteranos (escalão V55), no campeonato Nacional da Meia maratona de Veteranos, evento desportivo integrado no Algarve Tri Run 3.0 2017 Vilamoura/Quarteira, realizado no dia 26 de novembro de 2017, em Quarteira.
O atreta residente no Bairro Alentejano, representa o Clube desportivo e Recreativo Ribeirinho – Baixa da banheira, alcançou este título com o tempo de 1h23m50s.
A Câmara Municipal de Palmela, reunida na Biblioteca Municipal de Palmela a 12 de dezembro de 2017, saúda António Antunes pela conquista do título de Campeão Nacional da Meia Maratona de Veteranos (escalão V55), contribuindo para a divulgação da modalidade e da prática desportiva no nosso concelho».


Concelho de Palmela tem Campeões Nacionais de Trail Curto


A Câmara Municipal de Palmela aprovou, na reunião pública realizada a 20 de dezembro, uma saudação aos atletas João Bragadeste, Luís Silva e Rogério Costa, residentes no concelho, pelo título obtido de Campeões Nacionais de Trail Curto, por equipas, em outubro último. Abaixo, transcreve-se o texto da Saudação:

«João Bragadeste, Luís Silva e Rogério Costa, residentes no concelho de Palmela e atletas da seção de Atletismo da União de Futebol Comércio e Indústria de Setúbal, sagraram-se no pretérito dia 28 de outubro, Campeões Nacionais de Trail Curto, por equipas, da época 2017.
O título conquistado resulta das boas classificações obtidas pela equipa nas onze provas do calendário do Circuito Nacional de Trail Running 2017.
Reunida a 20 de dezembro, na Biblioteca Municipal de Palmela, a Câmara Municipal de Palmela saúda os atletas pelo título conquistado e formula votos de continuados sucessos pars as suas carreiras desportivas.



Município saúda União Desportiva da Palhota pelos resultados obtidos com a Dança Desportiva


A Câmara Municipal de Palmela aprovou, na reunião pública realizada a 20 de dezembro, uma saudação à União Desportiva da Palhota, pelos resultados obtidos na presentes época, nas competições de Dança Desportiva que integram o calendário da Federação Portuguesa da modalidade. Abaixo, transcreve-se o texto da Saudação:

«A Câmara Municipal de Palmela felicita a União Desportiva da Palhota – DanceProject, pelos resultados e títulos obtidos durante a época desportiva 2017.
O calendário da Federação Portuguesa de Dança Desportiva contempla o Circuito Nacional (composto por 7 provas), a Taça de Portugal (8 provas), o Campeonato Nacional e o Campeonato Nacional de 10 Danças, que numa única prova consagra os Campeões Nacionais das diversas categorias.
A União Desportiva da Palhota – DanceProject esteve representada em todas estas competições, destacando-se os títulos obtidos e os vários lugares de pódio alcançados, designadamente:
João Mário Anjos/Ana Clara Correia (Seniores 2 Iniciados)
Campeões Nacionais Dança Desportiva (Standard); Campeões Nacionais 10 Danças; Vencedores do Circuito Nacional (Standard); Vencedores da Taça de Portugal (Standard).
Rodrigo Balseiro/Lisa Jesus (Adultos Intermédios)  
Campeões Nacionais Dança Desportiva (Latinas); 2.ºs classificados na Taça de Portugal (Latinas);
Paulo Borges/Margarida Borges (Adultos Open)
2.ºs classificados no Campeonato Nacional (Standard); 3.ºs classificados no Campeonato Nacional de 10 Danças; 2.ºs classificados no Circuito Nacional (Standard); 2.ºs classificados na Taça de Portugal (Standard);
Gabriel Costa/Sara Freitas (Seniores II Open)
2.ºs classificados no Campeonato Nacional (Standard).
Reunida em Palmela, a 20 de dezembro, a Câmara Municipal de Palmela saúda, pelos excelentes resultados obtidos, os Dançarinos e a União Desportiva da Palhota – DanceProject e deseja que continuem a dignificar o Concelho de Palmela».

Município amplia redes em zonas rurais e periurbanas


Está em curso a obra de ampliação da rede de abastecimento de águas na zona da Carregueira, Freguesia de Pinhal Novo. Trata-se de uma intervenção  no valor de cerca de 20 mil euros, integrada na empreitada de ampliação e remodelação de redes, com o valor global de cerca de 97 mil euros. Recorde-se que, âmbito desta empreitada, foram já realizados prolongamentos da rede no Bairro Valente, a reabilitação de condutas e ramais na Rua de S. Brás e seguem-se prolongamentos no Beco Joaquim Ramalheira, na Freguesia de Pinhal Novo e na Aldeia Nova da Aroeira, na União de Freguesias de Poceirão e Marateca.
Apesar das recomendações da ERSAR, Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, no sentido dos municípios limitarem cada vez mais os investimentos aos que são financeiramente rentáveis, restringindo as intervenções em zonas mais dispersas e/ou aumentando as tarifas, a Câmara Municipal de Palmela continua a apostar nas políticas de acessibilidade física e financeira à água.
A rede municipal tem já mais de 640 quilómetros e, todos os anos, o Município realiza investimentos de reabilitação, ampliação e seccionamento, com o objetivo de garantir à população água de qualidade e acessível.
A rede de saneamento também tem vindo a ser ampliada e remodelada. Esta semana foi autorizada a abertura de procedimento para três importantes projetos de prolongamento da rede de saneamento em zonas rurais e periurbanas: a ampliação da rede da zona de Cajados, Lagoa da Palha e área de Portal Branco, Miraventos, Quinta das Asseadas, Quinta Tomé Dias e áreas contíguas. Estes três investimentos totalizam 98.400 euros.
Em matéria de obras, está a decorrer uma intervenção no coletor da Rua das Palmeiras, em Vale da Vila, após os investimentos recentes realizados na infraestruturação da Rua das Laranjeiras no B.º Assunção Piedade e na Rua dos Maios, também na Freguesia de Quinta do Anjo.


       

Incubadora de Empresas do Município de Palmela com nova vida



O Projeto de Regulamento da Incubadora de Empresas do Município de Palmela foi aprovado pela Câmara Municipal na reunião pública de 20 de dezembro, por maioria, com a abstenção do Vereador Paulo Ribeiro, da Coligação Palmela Mais (PSD/CDS-PP).
O documento, que será sujeito a consulta pública após publicação em Diário da República, vem definir regras de acesso e de funcionamento da Incubadora de Empresas do Município, abrindo uma nova fase da vida deste equipamento municipal, já em funcionamento há alguns anos, no Pinhal Novo, numa experiência de parceria com a Associação Tempos Brilhantes (ATB), pautada pelo sucesso.
A dinamização e a diversificação do tecido empresarial local, a promoção do espírito empreendedor e inovador e o estímulo ao crescimento económico e à competitividade são objetivos deste projeto, que deverá crescer e estender-se a outras freguesias, numa lógica polinuclear. Para já, o polo de Pinhal Novo - composto por seis gabinetes individuais, um espaço em coworking para o mínimo de seis pessoas e uma sala de reuniões, equipados com mobiliário essencial - disponibiliza serviços administrativos, atendimento telefónico, receção de correio postal, agendamento e utilização da sala de reuniões, serviços administrativos de apoio, eletricidade, acesso a rede wireless, endereço comercial, espaços e serviços comuns e limpeza. Mais do que um espaço onde as empresas trabalhem usufruam dos recursos, o Município pretende que este seja um espaço de criação de sinergias e coworking entre as diversas empresas e as entidades, com vista ao desenvolvimento das ideias de negócio.
O Município será a entidade gestora desta Incubadora de Empresas, através do Gabinete de Apoio às Empresas e Promoção do Investimento, que presta aconselhamento em diversas áreas e faz a ponte com entidades como a ATB, o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação ou a ADREPES – Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal, com vista à realização de sessões de esclarecimento e coaching, no processo de desenvolvimento de ideias de negócio.

Município de Palmela atualiza regulamentos de apoio na área da Educação


Na reunião pública realizada a 20 de dezembro, a Câmara Municipal de Palmela aprovou, de forma unânime, o início de procedimento com vista à alteração de três regulamentos municipais na área da Educação, relativos, respetivamente, a Ação Social Escolar, Transportes Escolares e Atividades de Animação Socioeducativa da Educação Pré-escolar.
A Educação continua a ser uma das prioridades do Município de Palmela, com um orçamento que irá atingir em 2018 cerca de 5 milhões de euros, com benefícios acrescidos para os alunos e suas famílias, indo além das competências definidas por Lei. Esses apoios são enquadrados por um conjunto de regulamentos municipais que são, periodicamente, alterados com vista à sua atualização e adequação aos novos quadros normativos.
Com a aprovação do início de procedimento de alteração, abre-se, também, o período de constituição de interessadas/os, promovendo a participação pública no processo. Podem constituir-se como interessadas/os quem seja titular de direitos, interesses legalmente protegidos, deveres, encargos, ónus ou sujeições, bem como associações que pretendam defender interesses relativos aos temas em apreço.
O período para a constituição e apresentação de contributos para a elaboração dos projetos de regulamento é de dez dias úteis após a publicitação do início do procedimento em Diário da República, através de comunicação escrita (com nome completo, morada, profissão, NIF e correio electrónico) à Câmara Municipal, entregue pessoalmente, por correio para Largo do Município, 2954-001 Palmela, por correio eletrónico para geral@cm-palmela.pt ou em qualquer balcão de atendimento municipal.


Cursos presenciais e à distância sobre plantas com participação gratuita


No âmbito do Projeto de Formação para a Comunidade, a Câmara Municipal de Palmela em parceria com os formadores, promove, em janeiro, duas formações sobre plantas – uma presencial e outra à distância - com participação gratuita, ministradas por Vitor Margarido e João Campos.
O Curso “Um dia, uma planta”, tem início no dia 1 de janeiro e decorre à distância, com participação gratuita, mediante inscrição através dos e-mails vitorinaciomargarido@gmail.com e joão.campos91@gmail.com, com acesso ao grupo através de grupo-das-plantas@googlegroups.com. Os participantes recebem uma ficha de planta por dia, pela internet, durante um ano.
O Curso Presencial “Plantas espontâneas e comestíveis” decorre nos dias 23, 25 e 30 de janeiro e 1, 6, 8, 15 e 22 de fevereiro, na Biblioteca Municipal de Palmela, com sessões teórico práticas às terças e quintas, entre as 19h00 e as 22h00. As inscrições deverão ser realizadas através do telf. 212 336 632 ou e-mail bibliotecas@cm-palmela.pt.
  

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Mercado de Pinhal Novo e Atendimento Municipal com horários condicionados pelas celebrações do Natal e do Ano Novo


Por motivos da celebração da quadra natalícia e do Ano Novo, a Câmara Municipal informa que o horário de funcionamento do Mercado Municipal de Pinhal Novo decorrerá da seguinte forma:

Dias 23 e 30 – encerramento às 18h00
Dia 24 – Encerramento às 14h00
Dia 31 – Encerramento às 14h00

No dia 26 de dezembro, todos os serviços estarão encerrados enquanto que no dia 2 de janeiro, encerrará, apenas, o Mercado.
Os Mercados Municipais de Cabanas e Palmela funcionarão como habitualmente, com encerramento, nos dias 24 e 31 de dezembro, às 14h00.
Os Atendimentos Municipais de Palmela, Pinhal Novo e Quinta do Anjo encerram nos dias 26 e 29 de dezembro, por motivos da tolerância de ponto concedida aos trabalhadores do Município para celebração do Natal e Ano Novo. Informa-se, ainda, que, no dia 28 de dezembro,  por motivos de procedimentos informáticos de encerramento do ano, o balcão de Atendimento Municipal de Pinhal Novo encerra às 14h00 e os balcões de Palmela e Quinta do Anjo, encerram às 15h00.


Alteração do serviço de recolha de resíduos no Natal e Ano Novo


Nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro não haverá recolha de resíduos sólidos urbanos.

A Câmara Municipal de Palmela antecipará a recolha nos dias antecedentes e reforçará o serviço nos dias seguintes para evitar acumulação de resíduos. Assim, solicita-se a colaboração das/os munícipes, para que depositem o lixo apenas nas noites dos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro, em saco fechado, para ser recolhido no dia seguinte.

A autarquia relembra a importância e as vantagens de reutilizar e separar os resíduos, apelando a que o cartão, papel de embrulho, embalagens, vidros, pilhas e óleos alimentares usados devem ser depositados nos locais apropriados, nomeadamente nos ecopontos.

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Direção-Geral de Saúde recomenda adoção de medidas de proteção face aos avisos meteorológicos de tempo frio e seco


No âmbito das previsões meteorológicas, de ocorrência de tempo frio e seco para os próximos dias e considerando o possível impacto das referidas condições na saúde, a Direção-Geral de Saúde recomenda a adoção das seguintes medidas:

Neste sentido, a DGS recomenda a adoção das seguintes medidas:

· Vacine-se contra a gripe – contacte o seu Centro de Saúde. Se não for abrangida/o pela vacinação gratuita pode, com prescrição médica, adquirir a vacina na Farmácia (comparticipação de 37%);

Proteja-se do frio:
· Mantenha o corpo quente – use luvas, cachecol, gorro/chapéu, calçado e roupa quente, utilizando várias camadas de roupa;
· Hidrate-se: ingira líquidos e sopas;

Mantenha a casa quente:
· Verifique se os equipamentos de aquecimento estão em condições de ser usados e o estado de limpeza da chaminé da lareira;
· Se utilizar lareiras, braseiras, salamandras ou equipamentos de aquecimento a gás ventile as divisões da casa. A acumulação de gases pode causar intoxicação ou morte.
· No exterior, tenha cuidado com quedas;

Mantenha-se especialmente atenta/o se tiver algum problema de saúde:
· Tome os medicamentos para a sua doença conforme a indicação do seu médico;
· Não tome antibióticos sem indicação médica;
· Não vá de imediato para a Urgência Hospitalar; se necessário contacte o SNS 24 - 808 24 24 24, ou 112

ou o seu médico assistente;

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Movimento Associativo e Município unidos na recriação das Janeiras


No dia 6 de janeiro, Palmela volta a cumprir a tradição com a realização das Janeiras, altura em que a população sai à rua para celebrar a Noite de Reis e o novo ano. O desfile dos grupos corais que participam na iniciativa tem início às 21h00, nos Paços do Concelho, e percorre o Centro Histórico da vila, com paragem na Praça Duque de Palmela, Largo do Mercado, Junta de Freguesia e sede do Grupo dos Amigos do Concelho de Palmela. O percurso termina no Largo de S. João, com a atuação final e um momento de convívio, com partilha do bolo rei e moscatel.
Participam nesta edição das Janeiras o Centro Social de Palmela, o Grupo 40 de Palmela da Associação de Escoteiros de Portugal, o Grupo de Cantares Modalentejo, o Grupo Coral “Ausentes do Alentejo”, o grupo de crianças e jovens das Férias Culturais – Passos e Compassos, a Sociedade Filarmónica Humanitária, a Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros” e a Associação de Idosos de Palmela.

Crescimento turístico de Palmela bateu todos os recordes em 2016



De acordo com os últimos dados produzidos pelo INE – Instituto Nacional de Estatística, entre 2015 e 2016, Palmela teve um crescimento de 22,3% da procura turística, o segundo maior crescimento da Região de Lisboa ao nível de dormidas em estabelecimentos hoteleiros, de turismo no espaço rural e de alojamento local. Estes dados vêm confirmar os números anteriormente divulgados pela ERTL – Entidade Regional de Turismo de Lisboa, resultado de inquérito junto do setor de alojamento. De 80.099 dormidas em 2015, o Município subiu para 97.973, atingindo o valor mais elevado de procura turística, desde 2010. Portugal, Espanha, Alemanha, França e Reino Unido são os principais mercados que visitam o Concelho.
Integrado na Centralidade Arrábida, Palmela tem desenvolvido uma estratégia de estímulo à criação de produtos diversificados e de qualidade, de entre os quais têm ganhado destaque o turismo histórico-cultural e o turismo de natureza, a par do já consagrado enoturismo, cuja oferta se tem revestido – na última década – pelo forte investimento dos agentes do setor, nomeadamente produtores e adegas, na valorização da sua atividade vínica, cada vez mais integrada com a gastronomia, o artesanato e a animação turística.
O forte calendário de eventos culturais, desportivos e de lazer é outro dos fatores apontados para o contínuo crescimento turístico do Concelho. Iniciativas diversas como a Feira Medieval de Palmela, o Palmela Wine Jazz, o Festival de Moscatel, o recente Itinerário Turístico das Igrejas e Capelas do Centro Histórico de Palmela ou o Programa “Palmela, Experiências com Sabor!”, a par de eventos coorganizados e apoiados pelo Município, em conjunto com associações e entidades diversas, dos quais se indicam, por exemplo, o Festival Internacional de Gigantes, o Festival Queijo, Pão e Vinho, a Mostra de Vinhos de Fernando Pó, o Palmela Run, o Pinhal Novo Night Run e a Granfondo Arrábida, têm contribuído para a projeção deste território e para o sucessivo aumento da procura, permitindo reduzir a sazonalidade.
O Município encontra-se, igualmente, a desenvolver vários projetos estratégicos, objeto de financiamento do Portugal 2020 e que contribuirão para a sustentabilidade e inovação do turismo local. São exemplo o Projeto Almenara, cuja parceria com o Município de Lisboa, através da EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, contribuirá para a otimização dos fluxos turísticos a partir do castelo de S. Jorge, para o castelo de Palmela, ou ainda, o mais recente projeto “Serra do Louro Ókubo”, integrado no Programa de Valorização do Parque Natural da Arrábida (PRARRÁBIDA), operação que consiste na oferta de um circuito de descoberta e interpretação da Serra do Louro, criando um ponto de atração e lazer para visitantes e turistas, tendo por enfoque a beleza paisagística, a fauna, a flora, a cultura e a arqueologia locais.
Essencial neste processo de desenvolvimento tem sido o trabalho em rede entre agentes, traduzido na sua capacidade de inovação, empenho e criatividade, que permite o surgimento de sinergias entre empresas de animação e operadores turísticos, restauração, alojamento, artesanato, comércio local e serviços, produtores, movimento associativo, Município e Entidade Regional de Turismo, procurando levar sempre mais longe o que de melhor existe no Concelho de Palmela.

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Câmara de Palmela aprova Orçamento 2018 e GOP 2018/2021



A Câmara Municipal de Palmela aprovou, na semana passada, a proposta de Orçamento para 2018 e as Grandes Opções do Plano 2018/21, documento que submeterá, no próximo dia 20, à aprovação final da Assembleia Municipal. Com um valor global de 49,2 milhões de euros, o Orçamento apresenta um acréscimo de 4,6 % face ao orçamento de 2017, em vigor.
Cumprindo o objetivo de manter a boa saúde financeira do Município e garantir o recurso ao crédito como instrumento de gestão para reforço de investimento, o Orçamento acolhe, no entanto, o aprofundamento de políticas sociais ativas e de apoio às famílias, em diversos domínios do seu quotidiano, designadamente, bonificações fiscais, a descida do IMI, o reforço dos apoios socioeducativos e o investimento na educação, na requalificação urbana, na mobilidade, nos equipamentos coletivos e em infraestruturas potenciadoras de um maior desenvolvimento económico e captação de investimento.
Constituem, também, novidade nas GOP o Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar de Palmela – Eu conquisto o meu sucesso e o Programa Municipal de Prevenção e Combate à Violência Doméstica.
Em 2018, serão concretizados três grandes investimentos que, sendo da responsabilidade da administração central, contam com um decisivo empenho técnico e financeiro do Município, que apresentou candidaturas, executou projetos, lançou concursos e irá administrar as obras no terreno – a construção da Unidade de Saúde Pinhal Novo-Sul (para o qual o Município cedeu terrenos), a Regularização da Ribeira da Salgueirinha e a Consolidação das Encostas do Castelo de Palmela.
As Grandes Opções do Plano (GOP) têm uma dotação total de 28,6 milhões de euros, dos quais 66,8% correspondem a atividades e investimentos no domínio das Funções Sociais, ou seja, um aumento de 16,1% para o conjunto dos objetivos diretamente relacionados com a satisfação das necessidades básicas do quotidiano das/os munícipes, designadamente, educação, saúde, ação social, habitação, serviços coletivos, cultura, desporto, recreio e lazer, saneamento, abastecimento de água e resíduos sólidos.
A Educação, com 4,6 milhões de euros, correspondente a mais 27% em orçamento, inclui a conclusão da requalificação e ampliação das escolas básicas de Aires, Águas de Moura, Matos Fortuna (Quinta do Anjo) e Cabanas, para além de outras intervenções de beneficiação, de menor dimensão. Os apoios educativos e sociais crescem, com destaque para a oferta dos cadernos de atividades a todas/os as/os alunas/os do 1.º ciclo do ensino básico e um programa de bolsas de estudo para apoio e incentivo à frequência do ensino superior.
Entre os setores de investimento prioritário estão os Transportes e Comunicações, com um aumento de 55% em orçamento, onde, a par de intervenções de qualificação da rede viária municipal, estará o desenvolvimento do projeto Hub-10, plataforma humanizada de conexão territorial, e o CICLOP-7, rede ciclável da Península de Setúbal, investimentos cofinanciados por fundos comunitários.
O desafio do programa de Resíduos e Limpeza Urbana, com um acréscimo global de 29,5%, consistirá na melhoria da qualidade dos serviços prestados, quer na recolha quer na limpeza mecanizada do espaço público, quer na informação e sensibilização das/os cidadãs/ãos.
No domínio da Eficiência Energética e Ambiente, é objetivo a substituição progressiva das luminárias tradicionais na iluminação pública e a instalação de termossifões e painéis fotovoltaicos em edifícios públicos e climatização do Cine-teatro S. João, assim como o desenvolvimento dos projetos Ecoempresas e Ecofamílias
Na Cultura, para além do apoio ao movimento associativo, como parceiro fundamental da dinamização cultural do território - a requalificação do Centro Comunitário de Águas de Moura, a instalação do Núcleo Museológico Ferroviário na antiga estação de Caminhos de Ferro de Pinhal Novo, a conclusão das intervenções nos sítios arqueológicos do Alto da Queimada e nas Grutas Artificiais de Quinta do Anjo, a continuação do Projeto Sinfonia de Palmela e a candidatura de Palmela à Rede de Cidades Criativas da Unesco na área da Música são algumas das ações de relevo.
Aos programas e projetos de desenvolvimento desportivo – Ciclismo, Judo, Ginástica, Basquetebol e Atletismo – e apoio ao movimento associativo desportivo ou, em complemento, a candidaturas para a qualificação dos seus equipamentos desportivos, soma-se a realização da segunda edição das provas de ciclismo “Clássica da Arrábida” e de atletismo “Pinhal Novo Night Run”. O investimento mais significativo neste domínio consiste na requalificação do Polidesportivo do Poceirão, que se transformará num pavilhão coberto e disponibilizará salas com respostas sociais à comunidade.
No domínio do Turismo, o investimento continuará a ser concretizado no sentido da promoção e incentivo à economia local, com particular relevo para a promoção dos produtos locais e valorização do património cultural e paisagístico, tendo como projectos de relevo o PRARRÁBIDA, o Almenara e o desenvolvimento do Centro Rural Vinum, em Fernando Pó. Entre os eventos potenciadores da atividade económica, valorização cultural e procura turística contam-se o Palmela Wine Jazz, Festival do Moscatel, Programa “Palmela, Experiências com Sabor!”, Feira Medieval, Fórum Turismo e Viva o Natal em Palmela.
Merece, também, referência a transferência de um milhão de euros para as Freguesias para o exercício de competências delegadas no âmbito de protocolos, acordos de execução e contratos interadministrativos.

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Bailado “O Lago dos Cisnes” fecha programação de dezembro no Cine-Teatro S. João



A Russian Classical Ballet apresenta no dia 30 de dezembro, às 21h30, no Cine-Teatro S. João, “O Lago dos Cisnes”. A companhia russa apresenta um dos maiores clássicos do bailado, num espetáculo que narra um conto de amor, traição e triunfo do bem sobre o mal, com direção de Evgeniya Bespalova e cenografia de Marius Petipa e Lev Ivanov.

“O Lago dos Cisnes”, com libreto da autoria de Vladimir Begitchev e Vasily Geltzer, estreou a 27 de fevereiro de 1877, no Teatro Bolshoi, em Moscovo.

Classificado para maiores de 6 anos, o bailado, organizado pela Classic Stage, Lda., com o apoio da Câmara Municipal de Palmela, tem bilhetes a 25 euros para a plateia e 20 euros para o balcão.



Município de Palmela e Deco esclarecem sobre os serviços financeiros para idosos


A Câmara Municipal de Palmela está a debater um conjunto de sessões de informação e esclarecimento da população sobre questões relacionadas com os serviços financeiros para idosos, a decorrer durante o mês de dezembro em todas as freguesias do concelho no âmbito da campanha nacional “Sénior +Ativo: consumidor informado/consumidor prevenido”.
           A iniciativa da DECO, organizada localmente pelo Município de Palmela, através do Gabinete de Apoio ao Consumidor, em parceria com onze Instituições de Solidariedade Social com valência de Centro de Dia, pretende reforçar a informação e a formação das/os consumidores/as seniores, possibilitando-lhes o acesso a produtos e serviços em condições de equidade com a restante população.
        As sessões de informação, abertas à população em geral, são especialmente dirigidas às/aos utentes dos centros de dia do concelho. Meios de pagamento bancários, fundo de garantia de depósitos bancários, contas poupança reformado, custos e despesas bancárias, contas bancárias, seguros, PPR – Planos Poupança Reforma e outros produtos financeiros são alguns dos temas abordados nas ações de dezembro.
         As próximas sessões do “Sénior +Ativo” decorrem nos dias 15, 18, 20 de dezembro, entre as 10h30 e as 12h00, na Associação de Reformados Pensionistas e Idosos do Bairro Alentejano, no Centro Social da Quinta do Anjo, no Centro Comunitário da Fundação Robert Kalley, respetivamente. No dia 21, no mesmo horário, a iniciativa realiza-se na Associação de Idosos Reformados e Pensionistas de Pinhal Novo, e na Associação de Convívio de Idosos de Cabanas, entre as 13h30 e as 15h00. Para mais informação sobre estas ações, com a duração aproximada de uma hora e meia, deve ser contactado o Município, através do telefone 21 233 66 78.

Próximas sessões:

Janeiro | Serviços públicos essenciais: os seus direitos
Fevereiro | Lar doce lar: serviços de apoio
Março | Lazer e turismo: viajar com direitos
Abril | Saúde, bem-estar e envelhecimento ativo

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Álvaro Balseiro Amaro reeleito Presidente da AIA da Região de Setúbal


O Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro, foi reconduzido na Presidência do Conselho Diretivo da Associação Intermunicipal da Água (AIA) da Região de Setúbal para o mandato 2017-2021.

Álvaro Balseiro Amaro manifestou a determinação do novo Conselho Diretivo em prosseguir o desenvolvimento de projetos técnicos e de gestão, aprofundando a colaboração entre os municípios associados, em matérias estruturantes para o abastecimento público de água na Península de Setúbal.

A promoção e gestão integrada da exploração do aquífero (captação, adução e reserva) e a coordenação e defesa dos interesses regionais, no âmbito das candidaturas a fundos comunitários para financiamento de investimentos no Ciclo Urbano da Água, no âmbito do Portugal 2020, são prioridades da AIA para o mandato que agora inicia.

A eleição de Álvaro Amaro decorreu após a instalação da Assembleia Intermunicipal da AIA da Região de Setúbal, que decorreu no dia 11 de dezembro.


Quinta do Monte Alegre vence prémio “Tambuladeira dos Escanções de Portugal Ouro”


A vitória do prémio “Tambuladeira dos Escanções de Portugal Ouro” pela Quinta do Monte Alegre, no âmbito do 4.º Concurso de Vinhos do Grupo Crédito Agrícola, foi saudada pela Câmara Municipal de Palmela, de forma unânime, na reunião pública realizada a 6 de dezembro.
O Município considera que a distinção atribuída a esta adega, localizada em Fonte Barreira, no coração rural do concelho de Palmela, valoriza a empresa - que inaugurou, recentemente, um espaço enoturístico – e os vinhos e empresas produtoras da região.
            Transcreve-se, abaixo, o texto integral da Saudação:

            «A Quinta do Monte Alegre recebeu uma importante distinção no 4.º Concurso de Vinhos do Grupo Crédito Agrícola, destinado a produtores e cooperativas de todas as regiões vitivinícolas do país, numa parceria com a Associação dos Escanções de Portugal. O vinho tinto Quinta do Monte Alegre Reserva 2015 venceu o prémio “Tambuladeira dos Escanções de Portugal Ouro”, trazendo para a Península de Setúbal uma das duas distinções Ouro atribuídas à região.
De sublinhar que a Quinta do Monte Alegre, localizada em Fonte Barreira, na União de Freguesias de Poceirão e Marateca, inaugurou, recentemente, o seu espaço enoturístico, numa estratégia de requalificação, imprimindo um novo fôlego à marca. Acreditamos tratar-se de um espaço que contribuirá, num futuro próximo, para o desenvolvimento enoturístico da aldeia vinhateira de Fernando Pó, constituindo-se como um complemento ao “Centro Rural Vinum”, projeto que visa transformar Fernando Pó num centro temático em torno da vinha, do vinho e das tradições.
Reunida na Biblioteca Municipal de Palmela a 6 de dezembro de 2017, a Câmara Municipal de Palmela saúda a Quinta do Monte Alegre e a sua equipa técnica pelo prémio alcançado no referido concurso, distinção que contribui para a valorização dos vinhos e dos produtores da Península de Setúbal, em especial, da região de Palmela.»

Câmara propõe à Assembleia Municipal taxa de 0,385%, IMI familiar e incentivos à reabilitação urbana



A Câmara Municipal de Palmela vai propor à Assembleia Municipal a redução, pelo quinto ano consecutivo, da taxa de IMI, aprovando os 0,385% como valor a aplicar em 2018 aos prédios urbanos. Este valor mantém o caminho de redução progressiva da taxa, que o Município tem trilhado, promovendo o desagravamento da carga fiscal das populações mas acautelando a estabilidade das contas públicas, considerando o forte impacto no orçamento daquela que é a principal receita municipal, no quadro da atual Lei das Finanças Locais.
O Município continua, também, a apostar em medidas de incentivo à reabilitação urbana, ao desenvolvimento económico e à criação de bolsas de arrendamento jovem, que se traduzem num importante conjunto de propostas de redução, em função da localização (benefícios para as quatro áreas delimitadas no Programa Municipal de Medidas de Incentivo para a Reabilitação de Prédios Urbanos no Concelho de Palmela*) e dos usos dos edifícios e majorações para prédios devolutos, degradados ou em ruína.
Foi, ainda, aprovada pela Câmara, uma dedução fixa para agregados familiares com filhas/os – o chamado “IMI familiar” – até aos 70 euros, consoante o número de dependentes a cargo. A dedução fixa é mais justa do que a percentagem, favorecendo as famílias de rendimentos mais baixos.
A proposta, que será, agora, submetida à deliberação da Assembleia Municipal, foi aprovada na reunião pública de Câmara realizada a 6 de dezembro, com os votos a favor das bancadas da CDU e do PS, a abstenção do Vereador do MIM e o voto contra do Vereador da coligação “Palmela Mais” (PSD/CDS-PP).

Prédios urbanos: 0,385%;

Reduções aplicáveis:
-        Imóveis na área de Intervenção do Gabinete de Recuperação do Centro Histórico de Palmela: – 30%;
-        Prédios arrendados, situados na Área do Centro Histórico de Palmela: – 20% (cumulativa com o ponto anterior);
-        Edifícios ou frações situados nas áreas incluídas no Programa Municipal de Medidas de Incentivo para a Reabilitação de Prédios Urbanos* (destinadas a habitação de jovens entre os 18 e os 35 anos): – 20% no caso de renda inferior a 250 euros e –10% no caso de renda entre os 250 e os 300 euros;
-        Edifícios na área abrangida pelo Programa Municipal de Incentivo para a Reabilitação de Prédios Urbanos que tenham sido alvo de obras de reabilitação:
– 30%, destinados ao comércio, preferencialmente com venda de produtos locais, e – 20%, para uso de serviços.

Majorações aplicáveis:
-        Prédios urbanos que se encontrem devolutos há mais de um ano e prédios em ruína, em toda a área do município: 300%;
-        Prédios degradados em toda a área do município que constituam perigo para a segurança de pessoas e bens: 30%

IMI familiar:
-        Para um dependente a cargo - dedução fixa de 20 euros
-        Para dois dependentes a cargo - dedução fixa de 40 euros
-        Para três dependentes ou mais - dedução fixa de 70 euros





*Áreas do Programa Municipal de Incentivo
para a Reabilitação de Prédios Urbanos no Concelho de Palmela:
Área de Intervenção do Centro Histórico de Palmela,
Núcleo Urbano de Águas de Moura,
Pinhal Novo - Zona Consolidada Sul,
Núcleo Urbano de Poceirão,
Zona Antiga de Quinta do Anjo (Bacelos).

Palmela propõe ocupação de tempos livres nas férias escolares de Natal



O Município de Palmela e os parceiros locais propõem um conjunto de atividades de ocupação de tempos livres, no período de férias escolares de Natal, nas áreas das artes, do património e do desporto.

Entre os dias 18 e 28 de dezembro, a Câmara Municipal  promove o programa “CRJ´s no Natal”, de participação gratuita, com um conjunto de atividades a decorrer nos Centros de Recursos para a Juventude de Palmela, Pinhal Novo e Quinta do Anjo, com dois dias de atividades no exterior (Tapada de Mafra, Museu dos Coches, Batismo Equestre, Museu de Música Mecânica e Bounce) destinadas a jovens com idades entre os 12 e os 17 anos. Inscrições e mais informações: 212336629 | juventude@cm-palmela.pt | www.juventudeinterativa.org | www.cm-palmela.pt.

Entre 18 e 22 de dezembro, a empresa municipal Palmela Desporto realiza as Férias Desportivas na Piscina Municipal de Pinhal Novo. Aberto a participantes entre os 5 e os 14 anos, o programa integra diversas atividades desportivas, lúdicas e recreativas. Inscrições/informações: 212389900 | geral@palmeladesporto.pt.

Entre os dias 18 e 22 de dezembro, a Passos e Compassos proporciona, às crianças entre os 6 e os 12 anos, dias de diversão e convívio em Palmela, onde a educação pela arte e o património cultural são a base para o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, com ateliês que contribuirão para a participação nas Janeiras 2018. Inscrições/informações: 212336630 | http://ferias.passosecompassos.pt.

Por último, o Serviço Educativo do Museu Municipal, com o apoio da Pousada de Palmela, promove, nos dias 18 e 19 de dezembro, entre as 10h00 e as 17h00, tarefas relacionadas com o Convento da Ordem de Santiago, nomeadamente, a confeção de doces. A iniciativa é paga e   destina-se a crianças entre os 6 e os 11 anos. Informações/inscrições: 212336640 | patrimonio.cultural@cm-palmela.pt.

Micro, pequenas e médias empresas continuam isentas de Derrama em Palmela


A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública realizada a 6 de dezembro, a isenção do pagamento de Derrama sobre o lucro do ano 2017 para as empresas do concelho cujo volume de negócios não ultrapasse os 150 mil euros. À semelhança dos anos anteriores, o valor a cobrar às empresas com lucro acima deste valor mantém-se em 1,5%,.
A Taxa da Derrama para 2017, a cobrar em 2018, será submetida à deliberação da Assembleia Municipal.


Município lança moderna tecnologia beacon no Centro Histórico e Castelo e lança novo site “Turismo Palmela”




A Câmara Municipal de Palmela procedeu à instalação de cerca de 20 beacons, no Centro Histórico e Castelo de Palmela.
Os beacons são dispositivos que, através do envio de sinais via Bluetooth, comunicam com smartphones (nos seus vários sistemas - IOS, Android ou Windows), desde que munidos desta tecnologia. Através de uma aplicação instalada no telefone, o visitante/turista poderá ter acesso a uma multiplicidade de informações úteis sobre o território. A Autarquia disponibiliza, também, a aplicação “Palmela Conquista” que poderá ser descarregada, nesta primeira fase, na Playstore para sistema Android.
Esta tecnologia permite uma diversidade de utilizações e funções e, no caso particular de Palmela, a informação diz respeito ao percurso de descoberta do Centro Histórico e do Castelo, fornecendo dados e sugestões de visitação do território. Assim, será possível receber informação sobre cada ponto de passagem que liga o Castelo ao Largo de São João, identificando os principais recursos de interesse turístico.
A app “Palmela Conquista” integra, em simultâneo, menus de acesso às principais informações de interesse à/ao turista/visitante, nomeadamente, como chegar a Palmela, propostas de restauração, alojamentos e sugestões de visitas.
A complementar esta aposta e, em conexão com a nova aplicação, o Município lançou um novo site “Turismo de Palmela”,  com  conteúdos, necessários a qualquer visitante, e apostando numa nova imagem e num conceito mais interativo e moderno.



Obra de arranjos exteriores da Terra do Pão em fase de conclusão



Encontra-se em fase de conclusão a obra de arruamentos e arranjos exteriores na Terra do Pão, em Palmela. Esta intervenção no espaço público, com o custo de cerca de 190 mil euros, veio criar um percurso acessível para uma utilização mais confortável e segura para peões, nas deslocações entre o núcleo mais antigo da vila e a zona da Nova Palmela, nomeadamente para alunas/os da Escola Hermenegildo Capelo e outros transeuntes, nas suas deslocações de e para a Piscina Municipal, Associação de Idosos, Santa Casa da Misericórdia ou comércio local.
Com esta obra, fica consolidado o espaço urbano, numa lógica de continuidade entre a Rua Lúcio Borges da Costa, a Praceta Firmino Camolas, a Rua Padre Manuel Caetano e arruamentos circundantes, bem como a ligação pedonal mais direta à Piscina Municipal e à Praceta da Liberdade.
A empreitada incluiu remodelação de infraestruturas, reforço do estacionamento, revisão da iluminação pública para maior eficiência energética, conforto e segurança, bem como a plantação de árvores e arbustos.



Pinhalnovense João Jesus é Campeão Nacional de Duatlo


A Câmara Municipal de Palmela aprovou, na reunião pública realizada a 6 de dezembro, uma saudação ao atleta pinhalnovense João Jesus, que recebeu o título de Campeão Nacional de Grupos Idade de Duatlo, no escalão 25-29 anos. Abaixo, transcreve-se o texto da Saudação:

«O atleta João Jesus sagrou-se Campeão Nacional de Grupos Idade de Duatlo, no escalão 25-29 anos, título que recebeu no dia 2 de dezembro, no âmbito da Festa do Triatlo e da Gala Fé no Triatlo, realizadas no Pavilhão Municipal dos Desportos de Sines.
João Jesus reside em Pinhal Novo e representa a equipa da Amiciclo Grândola.
Reunida na Biblioteca Municipal de Palmela, no dia 6 de dezembro, de 2017, a Câmara Municipal de Palmela saúda o jovem atleta pela conquista do título de Campeão Nacional de Duatlo e formula votos de sucessos continuados na sua carreira desportiva.»

Serra do Louro ganha novas estruturas de interpretação e contemplação da paisagem e do património


O Município iniciou, esta semana, a instalação de oito estruturas de interpretação e contemplação da paisagem e do património, ao longo da Serra do Louro, no Parque Natural da Arrábida, entre a Alameda 25 de Abril e os Sepulcros Neolíticos de Quinta do Anjo.
Trata-se de oito estruturas de madeira, desenhadas a partir da decomposição de um cubo, que pretendem incorporar o espírito de cada lugar e contribuir para o usufruto do património riquíssimo ao dispor do visitante.
Estas estruturas, com uma empreitada no valor de cerca de 50.000 euros  -  objeto de candidatura a cofinanciamento no âmbito do Programa Operacional Regional Lisboa 2020 (PORLisboa2020), inserida na operação “PRARRÁBIDA” – Espaços de Lazer e Bem Estar -  estão instaladas ao longo de um dos mais visitados percursos do concelho, em locais como o Castro de Chibanes, a Alcaria do Alto da Queimada, o Cabeço das Vacas, as Grutas Artificiais da Quinta do Anjo e o Espaço Fortuna.
Constituem-se como novos “marcos geodésicos” em locais estratégicos, em complemento da linha de moinhos existente e convidam à reflexão, ao conhecimento, à descoberta e à valorização de cada recanto da Serra do Louro, numa autêntica viagem sensorial, poética e pedagógica.
Os “Ókubos” sublinham os pontos de fuga, o património arqueológico, a interpretação e a evocação dos lugares, proporcionando uma experiência única e contribuindo para a valorização da Arrábida como um lugar patrimonial impar. Este projeto visa, ainda, contribuir para o sentimento de pertença e autoestima da comunidade e, consequentemente, para o florescimento de atividades económicas e turísticas ligadas ao meio ambiente e fixação da população jovem.