quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Município amplia redes em zonas rurais e periurbanas


Está em curso a obra de ampliação da rede de abastecimento de águas na zona da Carregueira, Freguesia de Pinhal Novo. Trata-se de uma intervenção  no valor de cerca de 20 mil euros, integrada na empreitada de ampliação e remodelação de redes, com o valor global de cerca de 97 mil euros. Recorde-se que, âmbito desta empreitada, foram já realizados prolongamentos da rede no Bairro Valente, a reabilitação de condutas e ramais na Rua de S. Brás e seguem-se prolongamentos no Beco Joaquim Ramalheira, na Freguesia de Pinhal Novo e na Aldeia Nova da Aroeira, na União de Freguesias de Poceirão e Marateca.
Apesar das recomendações da ERSAR, Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, no sentido dos municípios limitarem cada vez mais os investimentos aos que são financeiramente rentáveis, restringindo as intervenções em zonas mais dispersas e/ou aumentando as tarifas, a Câmara Municipal de Palmela continua a apostar nas políticas de acessibilidade física e financeira à água.
A rede municipal tem já mais de 640 quilómetros e, todos os anos, o Município realiza investimentos de reabilitação, ampliação e seccionamento, com o objetivo de garantir à população água de qualidade e acessível.
A rede de saneamento também tem vindo a ser ampliada e remodelada. Esta semana foi autorizada a abertura de procedimento para três importantes projetos de prolongamento da rede de saneamento em zonas rurais e periurbanas: a ampliação da rede da zona de Cajados, Lagoa da Palha e área de Portal Branco, Miraventos, Quinta das Asseadas, Quinta Tomé Dias e áreas contíguas. Estes três investimentos totalizam 98.400 euros.
Em matéria de obras, está a decorrer uma intervenção no coletor da Rua das Palmeiras, em Vale da Vila, após os investimentos recentes realizados na infraestruturação da Rua das Laranjeiras no B.º Assunção Piedade e na Rua dos Maios, também na Freguesia de Quinta do Anjo.