segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Câmara de Palmela aprova Orçamento 2018 e GOP 2018/2021



A Câmara Municipal de Palmela aprovou, na semana passada, a proposta de Orçamento para 2018 e as Grandes Opções do Plano 2018/21, documento que submeterá, no próximo dia 20, à aprovação final da Assembleia Municipal. Com um valor global de 49,2 milhões de euros, o Orçamento apresenta um acréscimo de 4,6 % face ao orçamento de 2017, em vigor.
Cumprindo o objetivo de manter a boa saúde financeira do Município e garantir o recurso ao crédito como instrumento de gestão para reforço de investimento, o Orçamento acolhe, no entanto, o aprofundamento de políticas sociais ativas e de apoio às famílias, em diversos domínios do seu quotidiano, designadamente, bonificações fiscais, a descida do IMI, o reforço dos apoios socioeducativos e o investimento na educação, na requalificação urbana, na mobilidade, nos equipamentos coletivos e em infraestruturas potenciadoras de um maior desenvolvimento económico e captação de investimento.
Constituem, também, novidade nas GOP o Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar de Palmela – Eu conquisto o meu sucesso e o Programa Municipal de Prevenção e Combate à Violência Doméstica.
Em 2018, serão concretizados três grandes investimentos que, sendo da responsabilidade da administração central, contam com um decisivo empenho técnico e financeiro do Município, que apresentou candidaturas, executou projetos, lançou concursos e irá administrar as obras no terreno – a construção da Unidade de Saúde Pinhal Novo-Sul (para o qual o Município cedeu terrenos), a Regularização da Ribeira da Salgueirinha e a Consolidação das Encostas do Castelo de Palmela.
As Grandes Opções do Plano (GOP) têm uma dotação total de 28,6 milhões de euros, dos quais 66,8% correspondem a atividades e investimentos no domínio das Funções Sociais, ou seja, um aumento de 16,1% para o conjunto dos objetivos diretamente relacionados com a satisfação das necessidades básicas do quotidiano das/os munícipes, designadamente, educação, saúde, ação social, habitação, serviços coletivos, cultura, desporto, recreio e lazer, saneamento, abastecimento de água e resíduos sólidos.
A Educação, com 4,6 milhões de euros, correspondente a mais 27% em orçamento, inclui a conclusão da requalificação e ampliação das escolas básicas de Aires, Águas de Moura, Matos Fortuna (Quinta do Anjo) e Cabanas, para além de outras intervenções de beneficiação, de menor dimensão. Os apoios educativos e sociais crescem, com destaque para a oferta dos cadernos de atividades a todas/os as/os alunas/os do 1.º ciclo do ensino básico e um programa de bolsas de estudo para apoio e incentivo à frequência do ensino superior.
Entre os setores de investimento prioritário estão os Transportes e Comunicações, com um aumento de 55% em orçamento, onde, a par de intervenções de qualificação da rede viária municipal, estará o desenvolvimento do projeto Hub-10, plataforma humanizada de conexão territorial, e o CICLOP-7, rede ciclável da Península de Setúbal, investimentos cofinanciados por fundos comunitários.
O desafio do programa de Resíduos e Limpeza Urbana, com um acréscimo global de 29,5%, consistirá na melhoria da qualidade dos serviços prestados, quer na recolha quer na limpeza mecanizada do espaço público, quer na informação e sensibilização das/os cidadãs/ãos.
No domínio da Eficiência Energética e Ambiente, é objetivo a substituição progressiva das luminárias tradicionais na iluminação pública e a instalação de termossifões e painéis fotovoltaicos em edifícios públicos e climatização do Cine-teatro S. João, assim como o desenvolvimento dos projetos Ecoempresas e Ecofamílias
Na Cultura, para além do apoio ao movimento associativo, como parceiro fundamental da dinamização cultural do território - a requalificação do Centro Comunitário de Águas de Moura, a instalação do Núcleo Museológico Ferroviário na antiga estação de Caminhos de Ferro de Pinhal Novo, a conclusão das intervenções nos sítios arqueológicos do Alto da Queimada e nas Grutas Artificiais de Quinta do Anjo, a continuação do Projeto Sinfonia de Palmela e a candidatura de Palmela à Rede de Cidades Criativas da Unesco na área da Música são algumas das ações de relevo.
Aos programas e projetos de desenvolvimento desportivo – Ciclismo, Judo, Ginástica, Basquetebol e Atletismo – e apoio ao movimento associativo desportivo ou, em complemento, a candidaturas para a qualificação dos seus equipamentos desportivos, soma-se a realização da segunda edição das provas de ciclismo “Clássica da Arrábida” e de atletismo “Pinhal Novo Night Run”. O investimento mais significativo neste domínio consiste na requalificação do Polidesportivo do Poceirão, que se transformará num pavilhão coberto e disponibilizará salas com respostas sociais à comunidade.
No domínio do Turismo, o investimento continuará a ser concretizado no sentido da promoção e incentivo à economia local, com particular relevo para a promoção dos produtos locais e valorização do património cultural e paisagístico, tendo como projectos de relevo o PRARRÁBIDA, o Almenara e o desenvolvimento do Centro Rural Vinum, em Fernando Pó. Entre os eventos potenciadores da atividade económica, valorização cultural e procura turística contam-se o Palmela Wine Jazz, Festival do Moscatel, Programa “Palmela, Experiências com Sabor!”, Feira Medieval, Fórum Turismo e Viva o Natal em Palmela.
Merece, também, referência a transferência de um milhão de euros para as Freguesias para o exercício de competências delegadas no âmbito de protocolos, acordos de execução e contratos interadministrativos.