terça-feira, 27 de março de 2018

Importância do Teatro O Bando no território valorizada pelo Município



No dia 23 de março, no Espaço Cidadão, em Palmela, foi celebrado um novo Protocolo de Cooperação entre o Município de Palmela e a Cooperativa de Produção Artística Teatro Animação O Bando, CRL. O momento simbólico permitiu, nas palavras do Presidente Álvaro Balseiro Amaro, «sublinhar a importância que O Bando tem tido no território», tornando o Município «culturalmente mais ativo, mais exigente e mais interventivo». João Brites, Presidente da Direção – que representou a Cooperativa, a par de Raul Atalaia, Tesoureiro - realçou cerca de duas décadas de relação cordial e a relevância da renovação do Protocolo, que entende como um ato de solidariedade para com o trabalho desenvolvido e um apoio para a continuidade do Bando em Palmela.
Em traços gerais, o documento reafirma o compromisso das duas entidades, no âmbito da promoção e do desenvolvimento cultural do concelho, consubstanciado no incremento da oferta teatral, de uma programação regular - garantindo o acesso da comunidade, através de descontos para utentes do Palmela Tourist Card, Cartão Idade Maior e outros – da participação em iniciativas municipais, da cooperação com os agentes locais e com grupos de teatro de amadores, nomeadamente, ao nível da formação, entre outros.
Com base neste Protocolo, válido até ao final de 2021, o Município atribuirá apoios anuais no valor 14 mil (2018), 16 mil (2019), 18 mil (2020) e 20 mil euros (2021).
A autarquia tem, na promoção e desenvolvimento da atividade cultural, um dos eixos estratégicos da sua intervenção, alicerçado na cooperação com estruturas culturais instaladas no concelho.
A fixação do Grupo de Teatro O Bando em Vale de Barris, em 1999, contribuiu para o desenvolvimento de múltiplas atividades, das quais se destacam espetáculos, formação, residências artísticas, sábados culturais, grandes eventos nacionais e internacionais, exposições e seminários, atraindo milhares de visitantes por ano, numa ação clara de valorização da região e, em particular, do concelho de Palmela.