A Rota das Vinhas do
Pó reuniu com cerca de duas dezenas de operadores de turismo nacionais e
internacionais, durante a Bolsa de Turismo de Lisboa, para apresentação das
experiências programadas, com o objetivo de comercialização e venda
direta.
Treze destas
reuniões, que contaram com a consultadoria e acompanhamento da empresa ON
Innovation, foram realizadas no âmbito da participação no Programa Hosted
Buyers - Programa de Compradores Internacionais, dinamizado em parceria com
o Turismo de Portugal e a TAP Portugal, para promoção externa do Destino
Portugal junto destes compradores estrangeiros que se deslocam ao certame a
convite da organização.
A apresentação da
Rota das Vinhas do Pó captou especial interesse comercial de operadores dos
Estados Unidos, Canadá, Noruega, Reino Unido, França, Holanda, Polónia e
Uruguai. Esta ação de promoção incluiu informação sobre a oferta enoturística
disponível para 2018, com destaque para a rota a operar na região vinhateira de
Fernando Pó - Rota das Vinhas do Pó. Foi associado um kit de imprensa com uma
caixa-oferta específica para este público, incluindo vinhos das adegas
envolvidas no projeto, Fogaça de Palmela, caneta, mapa da região e informação
turística (destaque para os circuitos pedestres disponíveis no concelho de
Palmela - “Jardins de Vinhas”, “Pé ante Pé” e “Encostas de Palmela”).
No total, foram
estabelecidos quase 400 contatos com agentes internacionais e nacionais e a
expetativa de retorno é elevada, na medida em que os operadores contactados
demonstraram elevado interesse. Acredita-se que o trabalho que tem vindo a ser
desenvolvido pelo Município de Palmela, a Rota de Vinhos da Península de
Setúbal, as adegas Filipe Palhoça Vinhos, Fernão Pó e Ermelinda Freitas é um
ativo turístico relevante para diversos nichos de mercado, numa aposta clara
nos programas feitos à medida do cliente, privilegiando a qualidade, a
acessibilidade e a diferenciação do produto.
A par desta ação,
foram realizadas provas de vinhos da Península de Setúbal e degustação de
produtos regionais nos pavilhões do Turismo de Portugal, da Associação das
Rotas de Vinhos de Portugal e da Entidade Regional de Turismo da Região de
Lisboa. Foi, ainda, realizada uma prova de vinhos e produtos tradicionais para
registar a apresentação pública do Adventure Map – primeiro mapa de
percursos do Parque Natural da Arrábida, numa cooperação intermunicipal entre
Palmela, Sesimbra e Setúbal.