quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

19ª edição do Março a Partir reafirma-se como referência da Juventude e Escola de Participação

Palmela acolhe, a partir de dia 1 de março, a 19ª edição do Março a Partir – Mês da Juventude - projeto que reúne 43 associações, grupos informais de jovens e entidades locais que trabalham com a juventude, em torno de um programa que reúne mais de meia centena de atividades.

O programa do Março a Partir 2014 foi apresentado, ontem, dia 26, em conferência de imprensa, no CRJ – Centro de Recursos para a Juventude de Palmela, numa iniciativa onde marcaram presença o Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Amaro, o Vereador Adilo Costa, técnicos da autarquia e os jovens promotores do projeto.

Exposições, Caminhadas, Ciclos de Cinema, Desporto, Jogos, Teatro, Hip Hop, Slackline, Ambiente, Dança, Solidariedade e Música são algumas das propostas abrangidas pelo programa, que decorrerá nos principais equipamentos municipais, nas Escolas Básicas 2,3 e Secundárias do concelho, no Parque Venâncio Ribeiro da Costa e nas sedes das entidades participantes.

Na ocasião, foi apresentado o Slackline, desporto ainda a dar os primeiros passos em Portugal, criado por escaladores, em meados dos anos 80, nos EUA. O Slackline possui diversas vertentes e promove o equilíbrio e a concentração, recorrendo a fitas elásticas suportadas por árvores, com flexibilidade que permite a realização de diversas manobras corporais. Esta atividade estará em destaque, no programa do Março a Partir, dia 9, entre as 10h00 e as 18h00, no jardim da Alameda 25 de Abril, em Palmela, numa iniciativa promovida pela Associação AJITAR.

Tiago Jorge, do Bairro Alentejano, Freguesia de Quinta do Anjo, foi o vencedor do II Concurso de Imagem “Março a Partir”, que selecionou a imagem gráfica que serve de base à promoção e comunicação do projeto.

A aproximar-se das duas décadas de vida, o Projeto Março a Partir é uma verdadeira Escola de Participação e Cidadania e exemplo do trabalho desenvolvido em parceria, pela Câmara Municipal com as associações e entidades locais, registando, ano após ano, um aumento do número de promotores e reafirmando-se como uma referência da Juventude em Palmela.