sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Presidente de Palmela e Secretário de Estado do Ambiente analisam soluções para a regularização da Ribeira da Salgueirinha

O Presidente da Câmara Municipal de Palmela e a Vereadora do Ambiente, Fernanda Pésinho, reuniram-se, ontem de manhã, com o Secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos, para analisar as possibilidades de cooperação institucional com vista à regularização da Ribeira da Salgueirinha.

Na sequência da audiência, a autarquia vai agora solicitar uma reunião de trabalho com a Associação Portuguesa do Ambiente (APA), entidade que supervisiona as intervenções no domínio hídrico.

No encontro, Álvaro Balseiro Amaro alertou para a urgência da regularização da Ribeira da Salgueirinha em três dos troços mais críticos em Pinhal Novo - Rua da Lagoa da Palha/Salgueirinha, Rua 1º de Janeiro e atravessamento da Estrada Nacional 252 - e na Lagoinha e Vale de Touros, nomeadamente, no atravessamento da EN 379 e na Rua do Aviário. O autarca manifestou a disponibilidade da Câmara Municipal de Palmela para contratualizar com a APA e outras entidades o conjunto das obras necessárias.

Entre as intervenções, foi analisada a necessidade de criação de bacias de retenção suscetíveis de reduzir os caudais da Ribeira de Palmela e da Ribeira da Salgueirinha, principalmente em época de cheias.

Entretanto, quanto ao ponto crítico de transbordo da ribeira com alagamento na EN 252, confirma-se que a Estradas de Portugal acedeu em intervir no local com a construção de um novo atravessamento hidráulico e já encetou contactos com o Município, tendo em vista estudar o desvio alternativo de trânsito aquando da obra.