terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Biblioteca de Palmela acolheu debate muito participado sobre energia sustentável

A Biblioteca Municipal de Palmela foi palco, na noite de ontem, de mais um debate, bastante participado, sobre o PAESP – Plano de Ação para a Energia Sustentável de Palmela, no âmbito do ciclo de encontros a decorrer, em várias localidades do concelho.

Cidadãos e entidades locais aceitaram o convite do Município para conhecer e analisar a proposta preliminar do plano, discutindo, depois, em grupos de trabalho setoriais, a exequibilidade e importância de cada uma das 30 medidas e apresentando novas ideias. Um melhor aproveitamento das fontes de energia endógenas e renováveis disponíveis, a implementação de medidas de eficiência energética nos domínios público e privado, o desenvolvimento de novas infraestruturas, nomeadamente, no domínio das acessibilidades, e a sua importância para a concretização de um Plano de mobilidade sustentável do concelho, foram algumas das principais ideias sublinhadas pelos grupos de trabalho. A pertinência de uma atenção contínua às áreas da informação, sensibilização, educação e formação para a comunidade foi, também, transversal a todos os participantes.

Através desta metodologia, bem como dos inquéritos disponíveis em www.cm-palmela.pt, será possível, no final deste calendário de encontros, recolher um conjunto alargado de contributos da sociedade civil e apresentar a versão final do Plano. As reuniões continuam no dia 5, no Centro Cultural de Poceirão, e 7, no Espaço Cultural Multiusos de Águas de Moura, sempre às 21 horas.

O PAESP foi construído pela ENA – Agência de Energia da Arrábida, na sequência da adesão de Palmela ao Pacto de Autarcas, em 2009, e integra um conjunto de medidas dirigidas à autarquia, à comunidade empresarial e à população em geral. Este é um instrumento fundamental para assegurar o cumprimento, a nível local, do compromisso de atingir e ultrapassar a redução das emissões em mais de 20%, até 2020, com reflexos diretos aos níveis ambiental e económico.
 


 Fotos: ENA