quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Semana da Marateca: Executivos e técnicos visitam Adega Marcolino Freitas

No âmbito da Semana da Marateca, a Câmara Municipal e a União de Freguesias de Poceirão e Marateca visitaram, dia 18 de fevereiro, a Adega Marcolino Freitas, em Fonte Barreira.
Com 25 hectares de vinha, esta exploração familiar estabeleceu-se em 1963 e tem participado na Mostra de Vinhos de Marateca e Poceirão, em Fernando Pó, desde a criação do evento.
A adega, totalmente modernizada e a utilizar a mais recente tecnologia para a produção de vinho, comporta 35 depósitos (subterrâneos e em inox) e, em 2013, registou um volume de vinho na ordem dos 400 mil litros.
Atualmente, possui três rótulos: “Manageiro”, “Vinhas da Marateca” e “Fonte Barreira”, vinhos produzidos a partir das castas Castelão Francês, Sirah, Touriga, Alicante e Fernão Pires.
A Adega Marcolino Freitas foi objeto de obras, em 2004 e, mais recentemente, fruto de uma candidatura ao PRODER – Programa de Desenvolvimento Rural, através da ADREPES – Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal, criou uma Sala de Provas, que acolhe as visitas à referida estrutura. Tratou-se de um investimento de 50 mil euros, comparticipado em 50% e, que deu, ainda, origem  à criação de um posto de trabalho.
Além da visita à adega, foram a abordadas questões relacionadas com as infraestruturas que servem as instalações e com a legalização e licenciamento das adegas, tarefas que cumprem um vasto conjunto de normas e que exigem um esforço financeiro considerável por parte dos proprietários.