quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Semana da Marateca: Câmara e União de Freguesias apresentam projetos para a Comunidade

No âmbito da Semana da Marateca, a Câmara Municipal de Palmela e a União de Freguesias de Marateca e Poceirão apresentaram ontem, dia 18 de fevereiro, à população, dois novos projetos dirigidos à comunidade.
Na reunião, que decorreu no Espaço Multiusos de Águas de Moura, O Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Amaro, e o técnico do Gabinete de Participação e Cidadania, António Mestre, deram a conhecer o Projeto (A) Gente do Bairro, que tem como objetivos reunir ideias, apoios e sinergias, a nível local e comunitário, que contribuam para a resolução partilhada de problemas ou intervenções de melhoria no espaço público, permitindo, desta forma, a criação de redes de parcerias (Câmara, Juntas de Freguesia, Associações e Cidadãos) e o estreitamento de relações de proximidade. O projeto permitirá, entre outros aspetos, a identificação de ações autónomas a realizar por redes de cidadãos e de ações e projetos a incluir nas Opções Municipais.
Na reunião, foi distribuída à população presente uma ficha para identificação de potencialidades da freguesia/localidade, contributos que serão analisados pela autarquia e que farão parte dos trabalhos da primeira Assembleia do projeto, que deverá acontecer, em breve, no espaço comunitário do antigo Quartel dos Bombeiros de Águas de Moura. A ficha de participação ficará, também, disponível na página da Câmara Municipal na internet, para preenchimento por parte de todos os interessados e envio ao serviço municipal que acompanha o projeto.
Por outro lado, o Presidente da União de Freguesias de Marateca e Poceirão, José Silvério e a técnica daquela autarquia, Cecília Sousa, apresentaram o Gabinete de Apoio ao Movimento Associativo, estrutura criada com o objetivo de servir as 22 associações do território (16 Associações Culturais, Recreio e Desporto, quatro Ranchos Folclóricos e quatro Instituições Particulares de Solidariedade Social). O Gabinete tem como objetivo apoiar o desenvolvimento e contribuir para a autonomia das associações, facultando Informação e Formação às coletividades.