sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Câmara Municipal de Palmela resgata mais de duas centenas de animais em ação concertada com associações, GNR e Autoridade de Saúde

Numa ação concertada com associações de defesa animal, delegação de Saúde, GNR e SEPNA, a Câmara Municipal de Palmela resgatou, na terça-feira, mais de duas centenas de animais de uma casa, no lugar de Pegarias de Baixo. Tratou-se de uma ação de reposição da legalidade, em execução de um mandado judicial obtido para o efeito, por estar em causa a detenção e comércio ilegal de animais.


No total, foram retirados do local 121 cães, 35 gatos e 65 ratazanas domésticas que se encontravam dentro e fora da habitação, em condições de extrema falta de higiene, configurando uma situação de atentado à saúde pública. Os animais foram identificados – alguns têm chip eletrónico, indiciando várias origens - tiveram uma primeira avaliação veterinária no local e foram instalados num espaço temporário de acolhimento (encontrado pelas associações de defesa dos direitos dos animais que colaboraram neste processo), onde receberam os primeiros cuidados de higiene. Alguns animais tiveram de ser encaminhados para hospital veterinário, por exigirem cuidados médicos. Uma grande mobilização da comunidade permitiu já adoções e outros animais aguardam novos donos em famílias de acolhimento ou associações. A Câmara Municipal assume a responsabilidade da vacinação antirrábica e identificação eletrónica gratuita de todos os animais adotados.

Esta foi uma ação exemplar em matéria de direitos dos animais, de saúde pública e, do ponto de vista metodológico, pela cooperação entre a sociedade civil e as autoridades. Destacaram-se ativamente na operação, que exigiu uma logística pouco habitual, o grupo GIRA, a SOS Animal, a Associação Animal, a Associação Sobreviver e, ainda, veterinários voluntários.

Sublinha-se ainda a ação dos trabalhadores municipais envolvidos (do médico veterinário aos assistentes operacionais), dado que se tratou de uma atividade extremamente penosa, realizada com grande empenho, eficácia e sentido de serviço público.