quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Município dá continuidade à cooperação com a DançArte e o Teatro O Bando

A Câmara Municipal de Palmela aprovou ontem, dia 5 de fevereiro, em reunião pública, os protocolos de cooperação a celebrar entre o Município e duas estruturas culturais sediadas no concelho: a Cooperativa de Produção Artística Teatro Animação O Bando, CRL, e a Passos e Compassos – Associação para a Divulgação e Desenvolvimento das Artes do Espetáculo.

Os protocolos estabelecem a cooperação entre os outorgantes, com vista ao desenvolvimento cultural nos domínios do teatro, expressão artística e dança, que se consubstancia através do incremento da oferta teatral no concelho, de uma programação regular, criativa e inovadora, da cooperação com os agentes culturais, educativos e turísticos locais e da promoção da dança, através da realização de oficinas, seminários, ações de formação, criação e apresentação de espetáculos de dança, bem como outros projetos e ações nesta área de expressão artística. Para o efeito, e de acordo com os protocolos, em vigor até dezembro de 2017, a autarquia compromete-se a atribuir, anualmente, subsídios de 12.500 euros ao Teatro O Bando e de 11.500 euros à DançArte, em duas tranches anuais.

A autarquia tem na promoção e desenvolvimento da atividade cultural, um dos eixos estratégicos da sua intervenção, alicerçado na cooperação com estruturas culturais instaladas no concelho.

A fixação do Grupo de Teatro O Bando em Vale de Barris, em 1999, contribuiu para o desenvolvimento de múltiplas atividades, das quais se destacam espetáculos, formação, residências artísticas, sábados culturais, grandes eventos nacionais e internacionais, exposições e seminários, atraindo milhares de visitantes por ano, numa ação clara de valorização da região e, em particular, do concelho de Palmela.

A Passos e Compassos/DançArte – companhia residente no Cineteatro S. João, apresenta um programa de atividades de divulgação e descentralização das artes do espetáculo, através da criação, difusão, formação e programação, com a dança como ponto de partida. O trabalho desenvolvido por esta estrutura artística tem merecido a confiança de diversas entidades, públicas e privadas, contribuindo para a sustentabilidade e continuidade de um trabalho dedicado à comunidade, com o seu envolvimento traduzido na incorporação de agentes locais nas suas produções, apresentações em locais emblemáticos do concelho e sensibilização e formação de novos públicos, em particular, crianças, jovens e idosos.