segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Município promove discussão pública sobre medidas com impacto na reconversão urbanística de AUGI

A Câmara Municipal de Palmela promove, no dia 13 de fevereiro, quinta-feira, às 21 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal de Palmela, uma reunião pública para discussão do Regulamento e Tabela de Taxas Municipais e do Regulamento de Urbanização e Edificação do Município de Palmela.
Aberta ao público em geral, e especialmente dirigida às associações e comissões administrativas das AUGI, Áreas Urbanas de Génese Ilegal do concelho, esta reunião de trabalho pretende apresentar, com maior detalhe, as alterações introduzidas nestes documentos - que se encontram, atualmente, em período de discussão pública – e promover a participação e a partilha de ideias sobre o tema, determinante para a gestão do território.


A nova redação destes regulamentos teve, como objetivos estratégicos, a simplificação e agilização de processos e a promoção de novas dinâmicas na atividade económica, consubstanciando-se, por exemplo, na área das AUGI, em medidas como a redução em 30% das taxas relacionadas com o impacto da operação urbanística no território e com a realização, reforço e manutenção de infraestruturas, e em 50% das taxas administrativas, bem como no estabelecimento de condições base/critérios para enquadramento de Licenciamentos Condicionados. O Município espera que o pacote proposto de benefícios fiscais e simplificação de procedimentos permita a evolução dos processos de reconversão urbanística de AUGI, que se encontram estagnados por dificuldades económicas dos requerentes.


Existem, neste momento, no concelho de Palmela, cerca de três dezenas de entidades associativas constituídas com o propósito de legalização e reconversão urbanística das respetivas áreas urbanas. A conclusão destas operações e, consequentemente, das infraestruturas de apoio, é de grande importância para a qualidade de vida das populações, bem como para o correto ordenamento do território.


Esta reunião será a primeira de um conjunto de encontros de trabalho setoriais a realizar sobre estes documentos, com a população e os agentes locais, no âmbito da política de participação e cidadania defendida pelo Município. Neste campo, são exemplo, também, as reuniões públicas para discussão do PAESP – Plano de Ação para a Energia Sustentável de Palmela, que decorreram ao longo dos últimos dias, e o ciclo de Semanas das Freguesias 2014, com início na próxima semana, entre outros.


Clique aqui para aceder ao Regulamento da Urbanização e Edificação do Município de Palmela — Alteração