quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Município de Palmela participa no Projeto Territórios Inclusivos

O Município de Palmela vai participar, a convite do Instituto Marquês de Valle Flor, na candidatura do Projeto Territórios Inclusivos, como parceiro, em Portugal. Esta parceria foi ratificada através de proposta aprovada na reunião pública do Executivo, ontem, dia 5 de fevereiro.

Trata-se de um projeto apresentado no âmbito do tema da sensibilização da opinião pública para as questões do desenvolvimento e promoção da Educação para o Desenvolvimento, com o objetivo de promover o envolvimento dos cidadãos e apoiar, global e localmente, um desenvolvimento sustentável social, económico e ambiental mais justo, unindo as políticas públicas locais à política de Cooperação para o Desenvolvimento da União Europeia.

Tendo como beneficiários a população dos países candidatos, os media locais e os decisores políticos da União Europeia, o projeto irá promover o diálogo transnacional entre os parceiros, através da realização de diversas atividades, bem como a criação de um plano de comunicação comum e de uma Rede de Stakeholders locais, que potencie ações que lidem com o crescimento económico inclusivo, a sustentabilidade ambiental, a coesão e inclusão social e a boa governação.

O projeto tem como proponente a associação de municípios espanhola FAMSI – Fondo Andaluz de Municípios para la Solidaridad Internacional e, como parceiros, Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento e municípios ou associações de municípios de Itália, Espanha, Roménia, Letónia, Croácia, Bulgária e Portugal.

O Projeto “Territórios Inclusivos” terá a duração de 30 meses e, a ser aprovado, prevê-se que tenha início em 2015, no Ano Europeu da Cooperação para o Desenvolvimento. Com um orçamento de 2.340 mil euros, será financiado em 85% pela Comissão Europeia.