quarta-feira, 29 de junho de 2016

Águas de Moura recebe Encontro Concelhio de Folclore


No dia 3 de julho, domingo, às 16h30, Águas de Moura recebe o Encontro Concelhio de Folclore 2016. A iniciativa integra o programa das Festas de S. Pedro da Marateca, numa parceria entre o Município, os ranchos folclóricos do concelho e a Popular FM, com o apoio da União das Freguesias de Poceirão e Marateca e da Associação de Festas.
Participam, nesta celebração da cultura popular e do mundo rural, nove ranchos do concelho, num total de 375 elementos: o Rancho Folclórico “Os Fazendeiros” das Lagameças, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Pinhal Novo, o Rancho da Sociedade de Recreio e Desporto da Lagoinha, o Rancho Folclórico Regional de Fernando Pó, o Rancho Folclórico Cultural Danças e Cantares da Região do Forninho e o Grupo Folclórico Danças e Cânticos de Olhos de Água, o Rancho Folclórico da Palhota/ Venda do Alcaide, o Rancho Folclórico do Bairro Margaça e o Rancho Folclórico da Lagoa da Palha.
O Encontro Concelhio de Folclore tem entrada livre e constitui um momento privilegiado de partilha de experiências, convívio e promoção das tradições locais, contribuindo para uma maior visibilidade deste património.




“Noites de Verão” animam Pinhal Novo


A Câmara Municipal de Palmela, a Junta de Freguesia de Pinhal Novo e o Movimento Associativo local promovem, entre 2 e 30 de junho, a iniciativa “Noites de Verão”, em Pinhal Novo, com um programa  centralizado no Jardim e no Polidesportivo José Maria dos Santos.
     Música, teatro, moda e desporto constituem as propostas para noites diferentes, de convívio, em pleno coração de Pinhal Novo.


02 julho -22h00
Páteo Edifício Santa Rosa
Noite Branca
Organização: Motoclube de Pinhal Novo e Primus Sport Bar

09 julho – 21h30
Polidesportivo Jardim José Maria dos Santos
Concerto Academia da SFUA
Organização: Sociedade Filarmónica União Agrícola

15,16 e 17 julho – 21h30 (Dia 15- Corais Alentejanos; Dia 16 – Festival Folclore e dia 17 - Noite de Fados)
Polidesportivo Jardim José Maria dos Santos
IV Fim de Semana Caramelo
Organização: Rancho Folclórico da Casa do Povo de Pinhal Novo

22  julho -  20h00
Jardim José Maria dos Santos
Desfile de Moda Verão Fantástico
Organização: Centro Social e Paroquial de Pinhal Novo

23  julho -  22h00
Jardim José Maria dos Santos
Teatro “OS TRANSPORTADORES” – pela RADAR 360º ASSOCIAÇÃO CULTURAL
Organização: Câmara Municipal de Palmela com Artemrede

Bibliotecas do concelho promovem atividades de ocupação de tempos livres


A Rede Municipal de Bibliotecas do concelho de Palmela promove, nos meses de julho, agosto e setembro, um conjunto de atividades de ocupação de tempos livres em período de férias escolares, a realizar em Palmela, Pinhal Novo, Quinta do Anjo, Poceirão e Marateca.
Trata-se de um programa gratuito, que decorrerá às terças, quartas e quintas-feiras, entre as 14h30 e as 15h30 e integra Hora do Conto, jogos e ateliês, entre outras atividades destinadas às crianças entre os 4 e os 10 anos.


Programa:

julho
Dias 6,12,19 e 26 – Biblioteca de Pinhal Novo
Dias 7,13,20 e 27 – Biblioteca de Palmela
Dia 8 – Biblioteca de Quinta do Anjo
Dia 21 – Centro Cultural de Poceirão
Dia 28 – Biblioteca de Quinta do Anjo

agosto
Dias 2,9,16,23 e 30 – Biblioteca de Pinhal Novo
Dias 3,10,17,24 e 31 – Biblioteca de Palmela
Dias 4 e 18 – Biblioteca de Quinta do Anjo
Dia 11 – Pólo da Marateca
Dia 25 – Centro Cultural de Poceirão

setembro
Dia 1 – Biblioteca de Quinta do Anjo


Município inaugura Centro de Recolha Oficial de Animais



A Câmara Municipal de Palmela inaugura, dia 1 de julho, às 16h30, o CROA – Centro de Recolha Oficial de Animais de Palmela.
Localizado nos Armazéns Gerais da autarquia, em Palmela, este novo equipamento foi totalmente equipado para garantir as condições de higienização, conforto e segurança dos animais recolhidos e a funcionalidade para os tratadores.



Palmela é palco do Campeonato Nacional de Contra-Relógio


No âmbito de uma parceria entre a Associação de Ciclismo do Distrito de Setúbal e a Câmara Municipal de Palmela realiza-se, no dia 2 de julho, às 15h00, o Campeonato Nacional de Contra-Relógio – Elites Amadoras, Masters e Paraciclismo.
A iniciativa, com partida da Alameda 25 de Abril, em Palmela, decorrerá entre aquele local e o Vale de Barris. É esperada, para esta prova, a participação de cerca de 60  ciclistas.
A realização desta prova surge na sequência da aposta do Município na área do desporto, contribuindo para a formação desportiva dos munícipes e para o desenvolvimento da cultura da atividade física e do desporto.



Na sequência da realização do Campeonato Nacional de Contra-Relógio – Elites Amadoras, Masters e Paraciclismo, a Câmara Municipal informa que o trânsito estará condicionado e o estacionamento proibido, no dia 2 de julho, em Palmela, nos seguintes locais:


Estacionamento proibido | Entre as 12h00 e as 18h00
Parque de estacionamento sul da Alameda 25 de Abril, em Palmela, junto à Estação Rodoviária dos TST;

Condicionamento de Vias | Entre as 14h00 e as 17h00
- Corte de parte de faixa da Alameda 25 de Abril, em Palmela;
- Condicionamento e proibição de ultrapassagem na Estrada do Vale dos Barris (CM1054);
- Condicionamento do acesso de e para a Rua Helena Cardoso;




terça-feira, 28 de junho de 2016

Reunião pública descentralizada na Sociedade de Recreio e Desporto da Lagoinha

No âmbito do programa da Semana da Freguesia de Palmela, a Câmara Municipal de Palmela realiza uma reunião pública descentralizada no dia 30 de junho, quinta-feira, às 22 horas, na Sociedade de Recreio e Desporto da Lagoinha.

ORDEM DE TRABALHOS:

PONTO 1. Aceitação de doações – ratificação
PONTO 2. Atribuição de apoio financeiro no âmbito das comemorações do Dia Municipal do Bombeiro 2016
PONTO 3. 4.ª Alteração ao Orçamento 2016 e Grandes Opções do Plano 2016-2019
PONTO 4. Autorização para abertura de procedimento concursal comum para constituição de relações jurídicas de emprego público por tempo indeterminado – carreira de Assistente Operacional
PONTO 5. Atribuição de apoio financeiro à Associação dos Serviços Sociais e Culturais dos Trabalhadores do Município de Palmela
PONTO 6. Fornecimento de refeições nos estabelecimentos de educação e ensino do 1.º ciclo do ensino básico e educação pré-escolar da rede pública, do concelho de Palmela – ano letivo 2016/2017: abertura de procedimento por ajuste direto
PONTO 7. Desafetação de domínio público municipal para constituição de direito de superfície a favor da Autoridade Nacional de Proteção Civil
PONTO 8. Regularização da Ribeira da Salgueirinha – constituição de direito de superfície sobre as parcelas 12 e 13
PONTO 9. Associação dos Idosos de Palmela – Cedência de material escolar
PONTO 10. Contrato Programa de Desenvolvimento Desportivo entre o Município de Palmela e a Associação de Ciclismo do Distrito de Setúbal

Assista em direto » http://www.cm-palmela.pt/frontoffice/pages/1717?news_id=3421

Exposição "Guita Junior - Uma vida de ciclismo" homenageia nome maior do jornalismo desportivo

O Cine-Teatro S. João, em Palmela acolhe, até 2 de outubro, a Exposição Fotográfica “Guita Junior – Uma vida de ciclismo”, uma iniciativa da Câmara Municipal de Palmela e da Lima&Limão Cycling Services, que presta homenagem a um dos maiores jornalistas desportivos nacionais. Esta exposição reúne fotos da coleção pessoal de Guita Junior – um espólio fotográfico de valor inestimável - que retratam a evolução da modalidade, em Portugal, ao longo da sua carreira.
Sebastião Guita Junior, nascido em Olhão, em 1929, conta com mais de meia centena de coberturas jornalísticas da Volta a Portugal em Bicicleta. Considerado como “o veterano do jornalismo da Volta a Portugal”, foi agraciado com a distinção de Mérito Desportivo pela Confederação do Desporto de Portugal, no âmbito da Gala do Desporto de 2014.
Aos vinte anos iniciou, no Jornal Record, o mais longo ciclo de reportagens, realizado até hoje, sobre a Volta a Portugal. Além do Record, escreveu para o Mundo Desportivo, Diário de Notícias e Correio da Manhã e acompanhou a modalidade, também, além fronteiras. No seu currículo tem 16 Tours, 18 Vueltas e um Giro. Em 1997 conseguiu fazer as três grandes voltas internacionais.

A Exposição Fotográfica “Guita Junior – Uma  vida de ciclismo”, patente ao público até ao dia 2 de outubro, data em que se realiza a “Granfondo Arrábida 2016”, poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h00 (aos fins de semana, quando há espetáculos).

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Granfondo da Arrábida é apresentada esta sexta-feira, em Palmela

A prova desportiva Granfondo da Arrábida é apresentada publicamente no dia 24 de  de junho, às 16h00, na Casa Mãe da Rota de Vinhos, em Palmela, seguida da inauguração da Exposição Fotográfica "Guita Júnior - Uma Vida de Ciclismo", no Cine-Teatro S. João.





terça-feira, 21 de junho de 2016

Município cumpriu semana de trabalho descentralizado em Poceirão


O Município deu continuidade às semanas de trabalho descentralizado, desta vez, em Poceirão. Esta Semana da Freguesia, que decorreu entre 13 e 17 de junho, deu a conhecer beneficiações e projetos que estão em curso e contribuiu para dar visibilidade a mais algumas das muitas potencialidades do Poceirão.

Poder local atento às necessidades do território

O programa de trabalho teve início com uma reunião entre os Executivos Municipal e de Freguesia, dia 14, onde foi feito um ponto de situação sobre investimentos em curso ou projetados para o território do Poceirão e avaliada a eficácia do cumprimento das competências descentralizadas para a freguesia.

Estão já adjudicadas, e serão iniciadas em breve, as pavimentações das ruas Abel Ferreira e Julien Bruand e prevê-se a pavimentação de mais um troço da Estrada Municipal 533, na continuidade dos 540 metros já executados. A pavimentação da Rua Joaquim Gomes Romão está sujeita à apreciação dos munícipes, no âmbito das reuniões OP “Eu Participo!”, a realizar em setembro, admitindo-se a sua concretização, em dois troços, abrangendo a zona de maior concentração de moradores.

Os investimentos e ações que concorrem para promoção do sucesso educativo na freguesia, foram também abordados, quer no que se refere aos trabalhos de conservação dos equipamentos educativos, no âmbito das competências descentralizadas para a Junta de Freguesia, quer no que diz respeito a intervenções de maior dimensão, da responsabilidade do Município, a realizar durante as férias escolares de verão. Não estando ainda fechado um modelo definitivo, o Executivo anunciou que, no âmbito das atividades de apoio à família, vai garantir transporte às crianças que frequentem o pré-escolar nas zonas rurais, de forma a contribuir para o sucesso do seu percurso educativo e apoiar, socialmente, as famílias. A medida abrangerá crianças das zonas rurais de Marateca, Poceirão e Lau (Freguesia de Palmela).

No âmbito do Portugal 2020 e das candidaturas com impacto neste território – tema que tem estado em destaque ao longo deste ciclo de semanas descentralizadas - foi anunciada a requalificação e cobertura do polidesportivo do Poceirão, durante o próximo ano, o que permitiria colmatar, provisoriamente, a falta de equipamento para a prática desportiva na EB José Saramago e alojar outras respostas sociais no local. O desenvolvimento de soluções de transporte flexível em território periurbano, promovendo a mobilidade intermodal, é objeto de uma outra candidatura que, além de Poceirão e Marateca, abrange Palmela e Quinta do Anjo. Ainda neste âmbito, foram abordadas as hipóteses de candidaturas às iniciativas de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) Rural, cujos fundos são geridos pela Associação de Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal (ADREPES), com avisos a saírem entretanto, que permitirão cofinanciar projetos de investimento no setor privado, que dinamizem a economia local, com a requalificação de adegas, de espaços de enoturismo, mas também outros pequenos investimentos que visem a introdução de maquinaria, de eficiência energética, melhoria de condições de higiene e segurança, transformação de produtos e apoio à comercialização, etc. Estas matérias vão ser apresentadas aos interessados a partir da próxima semana e, sobretudo, durante a Feira Comercial e Agrícola de Poceirão, num seminário específico para o efeito, que vai decorrer durante o certame.

A iluminação pública, a higiene e limpeza/recolha de monos, o novo contrato interadministrativo para desmatação das bermas em vias asfaltadas e o apoio à legalização de algumas coletividades foram mais alguns dos temas abordados durante a reunião.

População idosa da freguesia com respostas sociais qualificadas


Ainda no dia 14, terça-feira, visitaram-se as instalações da Associação de Idosos e Reformados da Freguesia de Poceirão (AIRP), a funcionar na antiga Escola do Forninho, uma oportunidade para verificar o trabalho muito meritório que tem vindo a ser desenvolvido por esta instituição particular de solidariedade social numa zona de difícil acesso e onde a população idosa é predominante e carece, muitas vezes, de outras formas de apoio.
O edifício, cedido pelo Município em 2013, passou por uma intervenção de adaptação às necessidades da Associação, e apoiada por via de uma candidatura ao PRODER (no âmbito da Medida 3.2.2 – Melhoria da Qualidade de Vida, Ação 3.2.2. Serviços Básicos para a população rural), enquadrada pela ADREPES. A candidatura incluiu, também, a aquisição de duas viaturas adaptadas, sendo uma para o Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) e outra adaptada para o transporte de utentes.
Com estas novas condições de trabalho, a AIRP garante respostas sociais de Centro de Dia e SAD, com capacidade para 20 e 40 utentes, respetivamente. Neste momento, só existe acordo com a Segurança Social para 20 utentes de SAD e 10 utentes em Centro de Dia.
No âmbito do protocolo estabelecido com o Município, relativamente ao projeto “Viver Melhor, Viver com Autonomia”, a AIRP dinamiza, ainda, aulas semanais de atividade física e mobilidade articular, com a participação, em média, de 14 idosos.
Constituída em 2003, esta associação integra diferentes parcerias designadamente, no âmbito do Programa Rede Social, o Conselho Local de Ação Social de Palmela e o grupo de trabalho técnico designado por GIQUE – Grupo Interinstitucional para as Questões do Envelhecimento. Durante a visita foi abordada a importância da Comissão Social da União das Freguesias, que também integram, e a necessidade urgente da sua dinamização, pelo papel determinante na identificação de situações mais extremas de pobreza e isolamento no combate à exclusão. A ausência de resposta de transportes públicos cria, também, graves problemas de mobilidade a estas populações. A direção da AIRP denunciou, ainda, o facto de, neste momento, os utentes da Extensão de Saúde de Poceirão aguardarem cerca de dois meses por uma receita médica, o que consideramos inadmissível, no quadro da assistência de saúde à população mais idosa e fragilizada, pelo que vamos dar nota da nossa preocupação à Administração Regional de Saúde.

Pavimentação da Rua Julien Bruand avança no verão


A manhã de quarta-feira, dia 15, foi reservada, como habitualmente, para a realização de um conjunto de visitas, em que participaram eleitos e técnicos da Câmara Municipal e da União das Freguesias. 
Visitou-se a Rua Julien Bruand, em Lagameças - também conhecida por Rua Padre Julião - para verificar, in loco, a pertinência da intervenção a que ali irá decorrer.Trata-se de uma obra de pavimentação, já adjudicada, no valor de 57 mil euros, que será muito importante, não só para os moradores mas, também, para as empresas e, em particular, para quem presta respostas sociais no terreno. Os trabalhos vão avançar no terreno nos próximos dois meses a abrangem cerca de 700 metros, incluindo terraplanagem, drenagem e pavimentação.
Esta rua vai confinar com o troço da EM 533 recentemente repavimentado  e que irá ter seguimento com um novo troço de 500 metros, consolidando o núcleo urbano de Lagameças. Prevemos que a obra avance em outubro.

Município apoia famílias com transporte de crianças
para jardins de infância das zonas rurais


Realizou-se uma visita de trabalho ao Jardim de Infância de Lagameças, inaugurado em 2011 e que resultou da adaptação da antiga escola de Lagameças, depois da construção da EB José Saramago, que congregou todos os alunos de 1.º ciclo. Este é um equipamento moderno e dotado de todas as valências exigidas à prática educativa, tendo a educadora sublinhado «o prazer que é trabalhar com estas condições». Apesar da existência dessas condições em meio rural, contribuindo para combater desigualdades e para uma maior coesão social, apenas uma sala continua em funcionamento, encontrando-se a outra encerrada por falta de crianças.
Na ocasião, a autarquia deu a conhecer a intenção de aumentar o apoio às famílias, garantindo transporte às crianças que frequentem o pré-escolar nas freguesias de Poceirão e Marateca, bem como no Lau, freguesia de Palmela. Verificou-se, ao longo dos últimos anos letivos, um decréscimo no número de matrículas na educação pré-escolar nos Jardins de Infância deste Agrupamento, agravado por uma taxa de assiduidade reduzida por parte das crianças que os frequentam. Da experiência de docentes e auxiliares e do estudo deste fenómeno, sabe-se que muitas famílias continuam a viver situações de dificuldade económica e problemas sociais e, não tendo, muitas vezes, forma de transportar as crianças até ao Jardim de Infância, optam por deixá-las em casa, ao cuidado de vizinhos ou familiares. Noutros casos, as crianças inscritas só frequentam o estabelecimento pontualmente, quando os encarregados de educação conseguem garantir boleias para a ida e o regresso.
A educação pré-escolar inicia o processo educativo de cada criança e reveste-se de grande importância para o seu desenvolvimento pessoal e social, numa perspetiva de educação para a cidadania, do despertar para múltiplas linguagens e e expressões, do estímulo da curiosidade e sentido crítico, entre muitas outras áreas.
 Com esta medida de discriminação positiva - que não tem ainda, um modelo fechado, mas que passará sempre pela frequência, também, das atividades de apoio à família, e que será apresentada para discussão na próxima reunião do Conselho Municipal de Educação - a Câmara Municipal espera ir ao encontro das necessidades das famílias das zonas rurais e inverter este ciclo, incentivando mais pais a inscreverem as suas crianças nos nossos Jardins de Infância e contribuindo para o sucesso educativo na freguesia.

Pavimentação da Rua Abel Ferreira – compromisso de mandato!

Visitou-se a Rua Abel Ferreira, cuja obra de pavimentação, adjudicada pelo valor de 120 mil euros, terá início dentro de duas a três semanas, com prazo de execução de 120 dias. No total, serão intervencionados mais de 900 metros daquela que é uma via estruturante e dá acesso à Associação Cultural de Agualva de Cima. Além da pavimentação, a intervenção inclui a realização de quatro passagens hidráulicas, drenagem e sinalização.

Edmundinho - Três gerações a produzir bons vinhos


Não é segredo para ninguém que Poceirão é terra de muitos e bons vinhos, e uma visita à freguesia teria que contemplar, obrigatoriamente, um olhar sobre as nossas adegas que, de diferentes dimensões e objetivos, têm, em comum, a qualidade e o impacto inegável na nossa economia. Visitou-se, este ano, duas empresas que têm investido continuamente na modernização das suas adegas e divulgou-se a possibilidade de candidaturas a fundos para diversos fins – instalações, comunicação, eficiência energética, etc.
Na Quinta de S. Pedro, produzem-se vinhos há três gerações, tendo a marca Edmundinho sido criada há cerca de vinte anos. Trata-se de uma empresa familiar, criada pelo avô de Pedro Fernandes Monteiro, que nos recebeu e apresentou a gama de vinhos tintos, brancos, rosés e licorosos da casa, além de aguardente, produzida em destilaria própria.
Trabalham ali, regularmente, três pessoas, número que cresce sazonalmente, e regista-se uma média de produção de 300 mil litros por ano, escoados, em grande parte, através do modelo bag-in-box, muito competitivo junto da restauração e do público em geral. A uva é adquirida junto de produtores da região.
A criação de uma sala de visitas/prova e eventos, que valorize o património industrial existente, poderá ser um dos próximos investimentos.


Adega Filipe Palhoça aposta no enoturismo


A empresa Filipe Palhoça é uma marca consolidada e multi premiada, que produz, entre outros, os vinhos São Filipe e Quinta da Invejosa. Com um novo armazém, recentemente concluído, e obras em curso para uma nova sala de visitas/provas, a empresa pretende avançar, em 2017, a remodelação da frente de loja e continua a apostar nas atividades enoturísticas, no âmbito das quais desenvolve, já, uma oferta muito interessante, onde se contam os passeios nas vinhas a cavalo e em charrete. Também a imagem e comunicação da marca estão em fase de reformulação.
Com 90 hectares de vinha própria e alguma alugada, têm capacidade de produção para um milhão de litros e garantem seis postos de trabalho permanentes, que podem expandir-se até às quatro dezenas em época de vindima. O mercado nacional é o seu principal público, contando com exportações pontuais para países como Angola e Finlândia, que têm particular apetência pelos tintos.

Plantas tropicais da Viveiros da Quinta abastecem mercado europeu


As visitas da manhã de quarta-feira terminaram na empresa Viveiros da Quinta, parte do Grupo ONUSA, que se dedica à importação de plantas tropicais, a partir da Costa do Marfim, e sua distribuição nas grandes superfícies comerciais, em Portugal e na Europa. Instalados na Asseiceira, numa área superior a 50 hectares, empregam cerca de três dezenas de pessoas da região, número que aumenta sazonalmente.
Além das plantas e flores ornamentais, estão a iniciar um novo investimento em fruta, mais precisamente, na planta do kiwi, que gosta do nosso clima e frutifica mais cedo cá do que noutros países, oferecendo vantagem competitiva.
O grupo tem um volume de negócios anual na ordem dos 10 milhões de euros.


Pequenos agricultores pedem apoio para escoamento de produtos locais
e criação de circuitos curtos

Na semana dedicada à freguesia de Poceirão, a agricultura teve lugar de destaque, e na tarde de quinta-feira, decorreu uma reunião com a Associação de Agricultores do Distrito de Setúbal, para debater diversas questões relacionadas com o setor agrícola, estratégico para o desenvolvimento sustentável do concelho.
Depois da reunião realizada na semana da freguesia 2015, o Município voltou a reunir com a Direção da Associação, sediada em Poceirão, onde foram reiteradas as preocupações face à política agrícola da União Europeia e dos últimos governos, que não protegem nem promovem o trabalho dos pequenos e médios agricultores - antes propiciam as questões da escala, favorecendo os setores da grande distribuição, que esmaga os preços. A propósito da exclusão da freguesia do próprio Programa de Desenvolvimento Rural 2020, não classificada como espaço rural e, consequentemente, impedida de aceder a esta discriminação positiva, o Município voltou a insistir e vai pedir reunião ao Secretário de Estado, porque fomos vencidos no passado mas não estamos convencidos.
A necessidade de criação de circuitos curtos, de proximidade, do escoamento dos produtos locais para instituições sociais, para escolas, para o comércio e restauração local, voltou a estar sobre a mesa, sublinhando-se a necessidade de políticas e apoios para a sua concretização. Também a criação de um Mercado Abastecedor na zona, que pudesse servir a região, foi mencionada, indo ao encontro de um tema que temos debatido na Associação de Municípios da Região de Setúbal. A Associação manifestou, ainda, a sua preocupação com o modelo legislativo das chamadas organizações e agrupamentos de produtores e com o Tratado TTIP (Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento), acordo bilateral de comércio livre que a Comissão Europeia e o Governo dos Estados Unidos da América têm vindo a desenvolver, de forma pouco transparente e sem o envolvimento das entidades representativas do setor.
O Município aproveitou para apresentar os pressupostos da sua adesão ao Pacto de Milão, sobre política de alimentação urbana, e o seu plano de ação, que vai ao encontro destas preocupações - da proteção dos produtos locais, da criação de circuitos curtos e do combate ao desperdício alimentar. Palmela integra o conjunto de cem municípios europeus que manifestaram intenção de celebrar o Pacto e vai levar a proposta a reunião de Câmara, brevemente,.
Aproveitou-se, ainda, para discutir com a Associação o projeto de comemoração do Dia da Agricultura e Mundo Rural. O programa de atividades está a ser preparado e a efeméride terá lugar no mês de outubro, visando, de forma integrada, contribuir para a valorização da agricultura e do mundo rural, através de um conjunto de ações nos domínios da atração de consumidores e produtores, do reforço da divulgação dos produtos locais de qualidade junto de empresários, nomeadamente da restauração, e da realização de ações pedagógicas junto das escolas e das famílias, sensibilizando para a importância da alimentação saudável.


Calendário desportivo de qualidade reflete aposta do Município nesta área


O calendário desportivo do concelho até ao final de 2016, com eventos organizados pela Câmara Municipal ou resultado de parcerias com outras entidades, reflete a aposta do Município nesta área e evidencía as condições privilegiadas do território para a prática desportiva.
O Campeonato Nacional de Contra-Relógio – Elite, Masters e Paraciclismo, em julho; a Volta a Portugal em Bicicleta, com uma meta volante em Palmela na 9.ª etapa, em agosto; o Palmela Run (Trail), em setembro; o Campeonato Nacional de Rampa (Ciclismo), a 1ª Rampa de Palmela e a Granfondo Arrábida, em outubro ou os Campeonatos Nacionais de Judo (Juvenis e Juniores) e o 11º Grande Prémio da Arrábida em atletismo, estes últimos em novembro, são os eventos que vão marcar a atualidade desportiva nos próximos meses.
Este calendário constitui, simultaneamente, um incentivo à adoção de hábitos de vida saudáveis pela população e pretende ser um contributo para a promoção de Palmela, enquanto destino turístico de excelência.







Município continua a investir na rede viária da Freguesia de Poceirão


O Município continua a investir no conforto e segurança rodoviária da Freguesia de Poceirão, com a realização de um conjunto de intervenções já concluídas, em curso ou a realizar até ao final do ano, no valor global de cerca de 300 mil euros.
Foram adjudicadas duas importantes empreitadas, a rua Julien Bruand, também conhecida por rua Padre Julião, em Lagameças, e a rua Abel Ferreira. No primeiro caso, trata-se de uma pavimentação, numa extensão de cerca de 700 metros, entre a estrada municipal 533 e a rua Santos Jorge, com limpeza e reparação de dois aquedutos, execução de valetas e sinalização. A obra foi adjudicada por cerca de 57.000 euros e tem um prazo de execução de 60 dias.
A rua Abel Ferreira será pavimentada numa extensão de cerca de 900 metros e os trabalhos integram, ainda,  realização de quatro passagens hidráulicas, drenagem e sinalização. Esta obra foi adjudicada por cerca de 120.000 euros e tem um prazo de execução de 120 dias.
Está em preparação a continuação da repavimentação da estrada municipal 533 (numa extensão de 500 metros), cujos trabalhos decorrerão até ao final do ano.


Município de Palmela com oferta diversificada para ocupação de tempos livres


Com o verão e o início das férias escolares, o Município e entidades parceiras promovem um novo conjunto de propostas para ocupação de tempos livres e apoio às famílias, através do qual as atividades desportivas e culturais têm lugar de destaque.
O programa “Uma aventura no Castelo dos Ventos”, desenvolvido pelo Museu Municipal, convida a uma viagem de descoberta do castelo, a partir da obra com o mesmo nome, de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães, e inclui uma visita aos Moinhos da Serra do Louro e uma noite no grupo de teatro O Bando. A primeira semana esgotou, mas mantêm-se abertas as inscrições para a semana de 28 de junho a 1 de julho, destinada a jovens dos 11 aos 14 anos (Informações/inscrições através do telf. 212 336 640).
Entre julho e setembro, os Centros de Recursos para a Juventude promovem o programa “CRJ’s no verão”, com um vasto conjunto de atividades, desde passeios temáticos a idas à praia, passando por jogos de team building, desporto aventura ou ações de formação diversas. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia, e destina-se a jovens entre os 12 e os 17 anos (Informações/inscrições através dos telf. 212 350424/ 212336629/210992715).
Também a Rede Municipal de Bibliotecas Públicas preparou um programa especial para o verão, intitulado “Biblioteca Municipal… um lugar ideal para brincar!”, que ocupará as tardes em todas as bibliotecas e pólos do concelho, às terças, quartas e quintas-feiras, entre julho e o início de setembro. A participação é, igualmente, gratuita e vocacionada para crianças entre os 4 e os 10 anos de idade, que poderão usufruir de jogos, ateliês, “Horas do Conto” e brincadeiras. (Informações/inscrições através dos telf. 212336632/ 212336638/212336642/265938317).
A Passos e Compassos está a promover, até 1 de julho, mais uma edição das Férias Culturais de verão. Entre outras atividades, destacam-se os ateliês para abordagem de expressões artísticas - nomeadamente, dança, música, teatro e cinema - e visitas ao património cultural local. O programa está pensado para crianças entre os 6 e os 12 anos.
Destaque, ainda, para a proposta da Palmela Desporto E.M. que, entre 27 de junho e 29 de julho, dinamiza as Férias Desportivas de verão, a decorrer na Piscina Municipal de Pinhal Novo e no Pavilhão Desportivo Municipal. Andebol, atletismo, badminton, basquetebol, caminhada, futebol/futsal, ginástica, hip-hop, jogos tradicionais, natação, orientação e zumba compõem o leque de ofertas, destinadas a crianças e jovens entre os 5 os 13 anos (Informações/ inscrições através do telf. 212389900).

Município contribui para prevenção de incêndios


No âmbito da prevenção e defesa da floresta contra incêndios, foram executadas, entre maio e junho, ações de limpeza de bermas e caminhos na área do Parque Natural da Arrábida e reparação de caminhos florestais, com destaque para a reparação do caminho de acesso ao posto de vigia da Serra de S. Luís e limpeza da área envolvente.
Os trabalhos, executados em parceria com o Serviço Municipal de Proteção Civil e o Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal da Arrábida, integraram 10 troços/caminhos municipais, num total de 28 quilómetros:
·         Caminho Municipal 1054, entre o Vale dos Barris e a Serra dos Gaiteiros;
·         Caminho do Alto das Necessidades, até ao limite do concelho;
·          Caminho da Escudeira, entre o Moinho da Páscoa e o Vale de Barris;
·          Caminho das Arroçadas, entre o Caminho Municipal 1054 e o Moinho da Páscoa;
·          Caminho do Pinhal Basto, entre o Caminho Municipal 1054 e a Quinta do Rego de Água;
·         Caminho da Serra do Louro, lado norte, entre a Quinta do Piloto e a Serra de S. Francisco;
·          Estrada Municipal 531, na Baixa de Palmela, entre o cruzamento com a Estrada Nacional 252 e o Ferro de Engomar;
·         Estrada da Portela (encosta sul do castelo);
·         Estrada da Ribeira, entre a Baixa de Palmela e o Caminho Municipal 1054, no Vale dos Barris.




Município apresenta nova proposta de circulação viária à população de Aires


A Câmara Municipal de Palmela promove uma nova reunião “Eu Participo!” no dia 21 de junho, às 21 horas, no Salão Paroquial de Aires, para apresentar à população o novo projeto de circulação viária para a localidade, que integra alguns contributos recolhidos no primeiro encontro.
O Município defende uma política de participação cidadã que aposta no contacto direto e na gestão partilhada do território. Com este projeto, pretende-se facilitar e disciplinar a circulação e o estacionamento dentro desta área urbana da freguesia de Palmela.




Economia Social e Economia Solidária em debate na Biblioteca de Palmela


No dia 22 de junho, entre as 14h00 e as 17h00, a Biblioteca Municipal de Palmela acolhe o debate “Alternativas em Prática: Exemplos de Economia Social e Economia Solidária”. Trata-se de uma iniciativa do Instituto Marquês de Valle Flôr, com o apoio da ADREPES, Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal e da Câmara Municipal de Palmela, com entrada livre, que apresentará três experiências de Economia Social e Solidária do Brasil, a partir das quais serão debatidos os desafios e potencialidades do trabalho em rede.
Este debate contará com as participações de Edlisa Peixoto, realizadora do documentário “Palmas”, que apresentará a história de uma comunidade cearense que transformou a sua situação inicial de “moradores de favela”, na década de 70 e criou soluções para resolver os seus problemas socioeconómicos, o que resultou na criação de uma moeda própria e no primeiro banco comunitário do Brasil; de Elisabeth Grimberg, sócia fundadora  e coordenadora da área de resíduos sólidos,do Instituto Pólis, em S. Paulo e Natália Henriques, coordenadora da equipa técnica da ADREPES, Associação que se constitui como referência nacional e europeia enquanto agente de desenvolvimento local, com forte impacto junto da comunidade e do território.


IInscrições:
Mais informações:

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Utentes das IPSS do concelho de Palmela protagonizam desfile de moda


A iniciativa Moda Praia Sénior 2016 realiza-se a 17 de junho, entre as 10 e as 16 horas, no Parque Urbano de Albarquel, em Setúbal. Promovida pela Câmara Municipal de Palmela, em conjunto com as Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho com intervenção na área das pessoas de mais idade, no âmbito do Projeto de Animação Social e Recreativa, esta atividade consiste num desfile de moda em que os protagonistas são os utentes das nossas IPSS, com trajes e acessórios alusivos à época balnear.
A Moda Praia Sénior chega, assim, à sua 5.ª edição consecutiva, continuando a contribuir para quebrar o ciclo do isolamento e de solidão destes munícipes, proporcionando um dia de convívio saudável, animação e criatividade.



Município de Palmela e MAEDS levam população de idade maior a visitar património


            Na segunda quinzena de junho, a Câmara Municipal de Palmela, em parceria com o MAEDS – Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal, realiza duas visitas guiadas, dirigidas aos utentes das IPSS do concelho de Palmela, na área das pessoas de idade maior, e ao público em geral, com mais de 55 anos de idade.
            Hoje, dia 15, estão em destaque as Grutas Artificiais de Quinta do Anjo, com uma visita a estes sepulcros neolíticos onde foram identificadas, pela primeira vez, as características taças campaniformes e pontas de cobre “tipo Palmela”. A 22 de junho, a proposta vai para uma visita guiada ao Centro Histórico de Setúbal, abordando temas como alguns períodos da Idade Média, da Época dos Descobrimentos e do Período Barroco.
            As iniciativas surgem no seguimento das visitas realizadas pelo MAEDS às IPSS do concelho, possibilitando àqueles que não podem deslocar-se um maior conhecimento sobre a riqueza patrimonial do concelho e da região.



Venha descobrir o Castelo de Palmela num Peddy Paper noturno para toda a família


No dia 18 de junho, a partir das 21 horas, o Castelo de Palmela é palco de um Peddy Paper para toda a família, numa iniciativa da Câmara Municipal. Ao luar, convidamos à descoberta da História do Castelo - monumento nacional que foi, até ao século XIX, sede da Ordem militar de Santiago de Espada - através de um conjunto de perguntas, pistas e enigmas.
A participação é gratuita, mediante inscrição até 16 de junho, através do e-mail patrimonio.cultural@cm-palmela.pt ou do telefone 212336640.



Cine-teatro S. João acolhe espetáculo de Mico da Câmara Pereira “A tua voz é saudade”



Mico da Camara Pereira vai estar em Palmela, no Cine-teatro S. João, a 17 de junho, às 21h30, para dar a conhecer o seu mais recente álbum, “A tua voz é saudade”. Lançado em março, aquele que é o seu terceiro trabalho de originais motiva uma digressão nacional e conta com convidados de renome, como Olga Prats, Mafalda Arnauth, Noa, Silvestre Fonseca ou Luís Represas.
Apesar das ligações familiares ao mundo do Fado, Mico da Camara Pereira sempre se dedicou à música portuguesa de cariz popular, por considerar que é preciso maturidade para cantar Fado. Essa maturidade parece ter chegado agora, com “A tua voz é saudade”, que marca a estreia como fadista, acompanhado pelos irmãos Gonçalo, Francisca e Nuno da Câmara Pereira. O espetáculo em Palmela conta com a participação dos fadistas locais Maria Madalena e José Gago.
A entrada tem o valor de oito euros, numa organização Castelos de Outono, com o apoio da Câmara Municipal de Palmela.


Bilheteira Cine-teatro S. João
Telf. 212336630 / e-mail cultura@cm-palmela.pt
Atendimento dias úteis 9h00/12h00 e 13h30/16h00
Abertura uma hora e meia antes dos espetáculos
Levantamento de reservas até 48 horas antes do evento



Petiscos e vinhos regionais dão as boas vindas ao verão em Palmela


Nos dias 17, 18, 19, 24, 25 e 26 de junho, a Câmara Municipal de Palmela e a Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal/Costa Azul promovem os Fins de Semana Gastronómicos do Petisco. Esta é uma novidade gulosa no calendário 2016 do programa de promoção gastronómica “Palmela, Experiências com Sabor!” que, desde 2011, tem vindo a consolidar a notoriedade da marca turística Palmela como território associado à gastronomia e aos produtos locais de qualidade.
Os petiscos mais tradicionais da região surgem, aqui, com receita clássica ou em propostas inovadoras, sempre em harmonização com os vinhos da Península de Setúbal. O Queijo de Azeitão e outros queijos de ovelha, os enchidos, o choco frito, as pataniscas, os caracóis, as conservas, as moelas ou as saladinhas variadas são presença obrigatória à mesa nestes Fins de Semana Gastronómicos que dão as boas vindas ao verão.
Participam vinte restaurantes do concelho de Palmela neste evento, que aposta na divulgação dos petiscos enquanto património da gastronomia local, assumido enquanto importante produto turístico.

Condições especiais para utentes do Palmela Tourist Card. Saiba mais em http://turismo.cm-palmela.pt

Laefty Lo animam baile na Biblioteca de Palmela


A Biblioteca Municipal de Palmela continua a afirmar-se como ponto de encontro para os entusiastas dos bailes de danças tradicionais. Leónia de Oliveira é a monitora de dança e organizadora destes bailes mensais, apoiados pela Câmara Municipal. A 19 de junho, às 16 horas, a animação musical está a cargo dos Laefty Lo. Nascido em 2008, este grupo resulta do encontro de vários músicos com o mesmo objetivo: a recriação de coreografias de matriz rural de vários países e de várias épocas, desde a Idade Média até à contemporaneidade. Os Laefty Lo são Jorge Anacleto (guitarras), Luísa Côrte (concertina e flautas de bisel), Martin Keates (sanfona), Patrícia Vieira (ensino das coreografias) e Vitor Cordeiro (flautas de bisel barrocas e renascentistas, gaita galega e musette béchonnet).
As entradas têm o valor de quatro euros, com bilheteira no local.