quarta-feira, 1 de junho de 2016

Três mil jovens competem nos Jogos do Futuro da Região de Setúbal


Os Jogos do Futuro da Região de Setúbal 2016 (JFRS) foram apresentados em conferência de imprensa no dia 31 de maio, na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal. A 4.ª edição da iniciativa decorre entre 3 e 5 de junho, numa organização conjunta dos nove municípios da Região de Setúbal (Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal), Associação de Municípios da Região de Setúbal, movimento associativo popular, escolas e associações distritais das modalidades aderentes. 
É esperada a participação de cerca de três mil jovens, com idades compreendidas entre os 11 e os 16 anos, que irão competir em vinte e duas modalidades desportivas (andebol, atletismo, basquetebol, beisebol, surf, bodyboard, canoagem, boccia, ginástica de trampolins, futebol de 7 e de 11, futsal, hóquei em patins, judo, karaté, natação, orientação, ténis, ténis de mesa, vela, voleibol e xadrez), disputadas em vinte e três espaços/equipamentos dos vários municípios.
Além da vertente competitiva, o convívio é fator determinante nesta iniciativa, que pretende fomentar a atividade desportiva entre as camadas jovens e envolver as populações e os agentes locais numa grande festa desportiva da região, com notoriedade nacional. Em ano de Jogos Olímpicos, o Comité Olímpico de Portugal é patrono dos JFRS.



Simone Fragoso e Rafael Gil são os embaixadores 2016

Os nadadores Simone Fragoso e Rafael Gil são os embaixadores dos Jogos do Futuro da Região de Setúbal 2016 e dão exemplo de dedicação, empenho e superação perante os milhares de participantes desta edição, incentivando à prática desportiva desde cedo.
Simone Fragoso, natural de Palmela, é atleta do Sporting C.P. e Campeã Nacional de Natação Adaptada. Depois de, recentemente, ter batido o recorde nacional no Campeonato Europeu de Natação Adaptada, prepara, já, a sua participação nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro 2016.
Rafael Gil, da União Piedense, sagrou-se, em maio, Campeão de Portugal de 10 km em águas abertas e está no caminho do apuramento para os Jogos Olímpicos do Rio.



Judo e Orientação disputam-se em Palmela

Ao Município de Palmela cabe a organização das competições de Judo e de Orientação, ambas a 4 de junho. A prova de Orientação tem lugar na Quinta do Padre Nabeto (Aires, freguesia de Palmela), junto ao Clube Desportivo e Recreativo, entre as 9h30 e as 12h30, numa organização do Município com as Escolas Secundárias de Palmela e de Pinhal Novo. Uma prova aberta à participação da população realiza-se em paralelo. As competições de Judo (individual e por equipas) decorrem no Pavilhão Desportivo Municipal, em Pinhal Novo, entre as 14h00 e as 18h00, numa iniciativa do Município com a Associação Distrital de Judo de Setúbal. A par destes dois eventos, o concelho terá onze equipas a participar nas competições de basquetebol (sub14 masculinos e femininos, sub16 masculinos e femininos), beisebol, boccia, ginástica de trampolins, futebol de 7, futebol de 11, karaté e natação, além de uma classe de ginástica rítmica, que atuará na cerimónia de abertura dos Jogos. Estão envolvidos, em representação do concelho de Palmela, cerca de 350 jovens e 70 adultos, oriundos de catorze associações/entidades do concelho.