segunda-feira, 6 de junho de 2016

Palmela finalista nos Prémios Município do Ano 2016


O Município de Palmela, com o projeto Academia da Proteção Civil de Palmela, foi finalista na categoria Área Metropolitana de Lisboa (AML), dos Prémios Município do Ano Portugal 2016, atribuídos pela Universidade do Minho, através da plataforma UM - Cidades.
Álvaro Balseiro Amaro, Presidente da Câmara, recebeu o Diploma de Finalista Nomeado durante uma cerimónia realizada a 3 de junho, em Sagres (Vila do Bispo).


 A organização dos Prémios Município do Ano registou, em 2016, um número recorde de candidaturas – 93 – que representam alguns dos melhores exemplos de boas práticas dos municípios portugueses, em todo o território continental e ilhas, em prol da qualidade de vida das suas populações. Reconhecer e dar visibilidade a estas boas práticas são, precisamente, alguns dos principais objetivos da iniciativa, que pretende, também, disseminar os projetos, com vista à promoção do crescimento, da inclusão e da sustentabilidade.


Fundão foi o vencedor do grande prémio, com o projeto “Academia de Código”. Foram finalistas na AML os municípios de Palmela, Loures, Seixal e Lisboa, que venceu com o programa “Reabilita Primeiro Paga Depois”. Mais informação aqui.

Academia da Proteção Civil promove cultura de segurança


            Lançada em 2014, a Academia da Proteção Civil de Palmela é um projeto da Câmara Municipal, desenvolvido em parceria com as três associações de bombeiros do concelho e a Autoridade Nacional da Proteção Civil. Esta Academia nasceu com o intuito de contribuir para a prevenção dos riscos coletivos e para a formação nesta área, promovendo a cultura de segurança junto de diversos públicos, nomeadamente, através da implementação dos Planos de Segurança internos das escolas e da realização, de forma regular e programada, de ações de formação. Agregada a este projeto, nasceu, também, a Viatura Itinerante da Proteção Civil, que dá expressão prática aos objetivos da Academia e que tem mobilizado a sociedade civil, motivando o estabelecimento de parcerias com várias entidades e empresas.