terça-feira, 14 de junho de 2016

Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano: Palmela garante sete milhões para investimentos nas cinco freguesias

O Município de Palmela assinou, no dia 31 de maio, com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT), os contratos relativos ao Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) que permitirão financiar, em 50 por cento, investimentos num montante superior a sete milhões de euros no concelho, no âmbito do Portugal 2020.

Com a assinatura do compromisso financeiro, serão agora submetidas a candidatura duas dezenas de intervenções (operações) que integram três eixos de intervenção, em áreas de prioritárias de investimento - Mobilidade Urbana Sustentável, Regeneração Urbana e Comunidades Desfavorecidas - que abrangem as cinco freguesias do concelho.

Os investimentos abrangem obras significativas que constituem compromissos deste mandato e outras, que decorrem da própria dinâmica do desenvolvimento do território. 

No domínio da Mobilidade Suave, serão particularmente expressivas as ações no âmbito da HUB10 - Plataforma Humanizada de Conexão Territorial, partilhadas por vários municípios e que, no que diz respeito a Palmela, incluem a construção da Rotunda de Vila Amélia (nó de acesso à Penalva, A2 e Parque Industrial da Autoeuropa) e a requalificação da Estrada dos 4 Castelos, e a ligação intermodal de Pinhal Novo sul (parque de estacionamento, junto à estação de caminhos de ferro). Deste eixo de intervenção constam ainda a ampliação da Rede Ciclável do concelho, com a construção de ciclovias em Aires, Quinta do Anjo e Pinhal Novo (extensão até ao Montijo), e a ligação do Largo da Mitra (adjacente à Rua Infante D. Henrique) à zona central de Pinhal Novo.

Os investimentos no âmbito da Regeneração Urbana centram-se no Centro Histórico de Palmela, incluindo a pavimentação da Rua Serpa Pinto, as requalificações da Alameda 25 de Abril e Largo do Chafariz, do antigo edifício da Rádio Pal, do Salão Nobre dos Paços do Concelho, da Capela de S. João Baptista e do antigo edifício da GNR.

O conjunto de investimentos para a criação do Centro Rural Vinum, em Fernando Pó, as requalificações do Monte do Francisquinho (Pinhal Novo), do polidesportivo de Poceirão, do Centro Comunitário de Águas de Moura e da Baixa Comercial de Águas de Moura e ligação à EN 5 integram o plano de ação de apoio às Comunidades Desfavorecidas.