segunda-feira, 6 de junho de 2016

Painel de Azulejos reforça importância da intergeracionalidade


O espaço exterior junto ao CRJ – Centro de Recursos para a Juventude de Palmela foi o local escolhido para a apresentação do Painel Intergeracional de Azulejos à comunidade, no dia 3 de junho.
O projeto da Câmara Municipal, em parceria com os agentes locais, “Flores…muitas flores da Arrábida – Entrecruzares de vivências, saberes e afetos”, dá continuidade às intenções estratégicas do município, de reforço da relação entre gerações, fator determinante das políticas sociais de envelhecimento ativo.
A atuação do Grupo Coral “1º de Maio” do Bairro Alentejano abriu a iniciativa, que contou, ainda, com a poesia de Sebastião da Gama, através da participação da Escola Básica Matos Fortuna, de Quinta do Anjo, a atuação musical de Beatriz Patarra e um lanche convívio.
Na inauguração do painel, o Vereador Adilo Costa sublinhou a importância do trabalho intergeracional, recordou o PEL – Projeto Educativo Local e a riqueza do nosso património natural.
Recorde-se que o Painel intergeracional de Azulejos teve como parceiros a EB António Matos Fortuna, de Quinta do Anjo, “Florir os Saberes” – Escola Secundária de Palmela, o ACES Arrábida – Saúde Escolar, a Associação de Idosos de Palmela, a Santa Casa da Misericórdia de Palmela, o Teatro O Bando, o Grupo Coral “1.º de Maio” do Bairro Alentejano e a Junta de Freguesia de Palmela. Visitas ao Espaço Fortuna – Artes e Ofícios, a realização de oficinas de conceção, o desenvolvimento dos desenhos e pintura em azulejo, a abordagem medicinal das flores da Arrábida e visitas ao Teatro O Bando, com a dinamização de atividades para avós e alunos foram alguns dos momentos que integraram este projeto.