terça-feira, 30 de maio de 2017

Maestro Jorge Salgueiro apresenta conclusão da “Sinfonia Palmela” em 2017





O Cine-teatro S. João volta a acolher uma orquestra de 150 músicos, especialmente constituída para interpretar a “Sinfonia Palmela”, projeto a três anos criado pelo Maestro Jorge Salgueiro, por iniciativa da Câmara Municipal de Palmela, para assinalar o Dia do Concelho. Este ano, nos dias 1 e 2 de junho, às 22 horas, o público terá oportunidade de apreciar esta obra na sua totalidade, já que aos cinco primeiros andamentos – “Do Mar Até Cá”, “Os Sinos de Santiago”, “O Lugar dos Anjos”, “A Viagem da Máquina de Ferro” e “O Poceirão Estrelado por Van Gogh” - apresentados em 2015 e 2016, será acrescentado o sexto e último andamento, intitulado “Um Nome Novo”. Também os coros serão introduzidos este ano.
Inspirado pela história, pelo nome e pela identidade de cada uma das cinco freguesia, o compositor apresenta-nos a sua visão sobre o concelho que o viu nascer, numa perspetiva marcadamente poética. Palmela enquanto terra de música e de músicos, com um movimento associativo de grande dinamismo, está, também, bem patente nesta obra. Na abertura e no encerramento da cerimónia, será interpretado o Hino do Concelho de Palmela, escrito na primeira metade do século XX por Serra e Moura e reconstituído por José Eduardo Ferreira em 1995.
A orquestra é composta por músicos das Bandas da Sociedade de Instrução Musical, da Sociedade Filarmónica Humanitária, da Sociedade Filarmónica União Agrícola e da Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”, da Orquestra de Cordas do Conservatório Regional de Palmela e da Orquestra Nova de Guitarras, pelo Coro da Sociedade Filarmónica Humanitária, pelo Coro Jovens Cantores,  pelo Coro Feminino do Conservatório Regional de Palmela, pelo Coro da Sociedade Filarmónica União Agrícola, pelo Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros” e pelo Coro Infantil da Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”. Participam, também, as sopranos Isabel Biu e Lucina Morais. 
Natural e residente na vila de Palmela Jorge Salgueiro iniciou-se na composição aos 14 anos e conta, já, com uma obra vastíssima, onde se contam óperas, sinfonias, música para orquestra, banda, coro, teatro e cinema. Compositor residente da Banda da Armada Portuguesa entre 2000 e 2010, é, também, compositor residente da Foco Musical e membro da direção artística do Teatro O Bando. Assina a dramatofonia e a música de “Inferno – A Divina Comédia” que O Bando tem em cena, no momento, no Teatro Nacional D. Maria II.
A organização é da responsabilidade do Município de Palmela, com o apoio da Casa Ermelinda Freitas, Vinhos, lda., ao abrigo do programa “Mecenas de Palmela”. Entrada gratuita mediante levantamento de bilhetes.


Movimento associativo do concelho em força no festival jovem da região



O Festival Liberdade decorre, este ano, nos dias 16 e 17 de junho, no Parque Urbano de Albarquel, em Setúbal, e conta com um cartaz de luxo, onde os grandes nomes da música nacional convivem com os artistas e o movimento associativo da região. Amor Eletro e Xutos & Pontapés são os cabeças de cartaz.
Projeto regional, assumido pela Associação de Municípios da Região de Setúbal e pelos municípios seus associados - Alcácer do Sal, Almada, Alcochete, Barreiro, Palmela, Moita, Montijo, Santiago do Cacém, Seixal, Sesimbra e Setúbal – o Festival Liberdade pretende, também, criar espaços de discussão e participação das estruturas juvenis da região, formais ou não formais, numa visão de esperança e confiança na capacidade transformadora de que a juventude é natural portadora.
Além da música, também o desporto, a dança, o teatro, as artes visuais, o cinema e o debate enriquecem o programa, que assinala os 70 anos do dia 28 de março "Dia Nacional da Juventude" e os 55 anos do dia 24 de março "Dia Nacional do Estudante".
O Festival Liberdade é um espaço de cultura e convívio, gratuito, aberto a todos aqueles que queiram vir festejar a Liberdade.

A participação do movimento associativo juvenil do concelho de Palmela no Festival Liberdade 2017 é a seguinte:

- Palco Paz | Alexandre Silva & Os Impróprios (banda do concelho de Palmela melhor classificada no WARM UP “Março a Partir”) - 16 de junho, 21h00
- Tenda Juventude | “DYM powered by Projecto T – Dança” – 16 junho; “Dança &Companhia - Aula aberta de Salsa”, “ATA Dança Flor de Lotus – Dança do Ventre”, “FunParra – Animação Musical”, “Dança & Companhia – Demonstração de Salsa” – 17 de junho
- Sala Teatro e Cinema | “O Cheiro das Velas”, curta-metragem de Adriana Martins da Silva – 16 de junho
- “Talk Show Caramelo Especial Festival Liberdade por AJ Odisseia” | 17 de junho
- Desporto | “Beach Wrestling – JVC Wrestling Academy” – 17 de junho
- Mostra Associativa | o projeto “Março a Partir” estará presente num stand a divulgar o projeto e o trabalho do movimento associativo juvenil do concelho, nos dias 16 e 17 de junho; stand da associação juvenil INdiferentes; stand da associação juvenil ADONIA
- Encontro do Movimento Associativo Juvenil | 17 de junho
- Arte Em Liberdade | participação de dois jovens do concelho de Palmela – 16 e 17 junho
- Animação de Rua | Bardoada – animação musical, 17 de junho; associação juvenil INdiferentes – “INarts” , 16 e 17 de junho; dois graffiters do concelho de Palmela, 16 e 17 de junho.

Mais Informação em:


Festas Populares de Pinhal Novo celebram 20 anos



As Festas Populares de Pinhal Novo celebram vinte anos de vida e animam o coração da vila entre 6 e 11 de junho, com um programa que aposta, uma vez mais, na valorização da identidade e cultura locais, intimamente ligadas às tradições caramelas e ferroviárias.
David Fonseca, Toy, Canta Brasil e Áurea são alguns dos principais nomes, entre as muitas propostas de animação musical previstas para o Palco Principal, o Pátio Caramelo e o Palco da Gastronomia. A Sopa Caramela terá, como habitualmente, lugar de destaque.
Momento privilegiado de promoção do dinamismo e das potencialidades económicas da freguesia, as Festas contam, ainda, com uma vasto programa desportivo, recheado de modalidades, do futsal à ginástica, passando pelo atletismo, a orientação, o cicloturismo, o todo-o-terreno, a pesca, o futsal, o BTT, o fitness, a malha, a natação, o xadrez, o ballet o basquetebol ou o karaté.
A Câmara Municipal de Palmela estará presente com um espaço promocional para divulgação das suas iniciativas, com destaque para a Pinhal Novo Night Run, e apoia a Associação de Festas Populares de Pinhal Novo – Desenvolvimento e Cultura Local com um subsídio de 14 mil euros e apoio logístico estimado em 29 mil euros.


Pintura de Ana Paula Gaspar patente na Biblioteca Municipal de Palmela



Abre ao público no dia 3 de junho, na Galeria da Biblioteca Municipal de Palmela, a exposição de pintura de Ana Paula Gaspar, intitulada “O tempo…”, numa organização da Câmara Municipal.
Docente nos cursos de Design de Comunicação e Design de Animação e Multimédia da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre desde 1998, Ana Paula Gaspar é doutorada em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e mestre em História da Arte.
A sua exposição pode ser visitada em Palmela até 12 de agosto, no horário de funcionamento da Biblioteca.


«As palavras que dão voz à Poesia. A caligrafia na dança e na arte da escrita emocional. A paixão dos ritmos, no ciclo da vida, o tempo que se repete infinitamente… As viagens continuam e as palavras fluem como rios… O Sol, a Lua, o Tempo na criação, o universo da matéria. O espaço vazio e espaço preenchido, no cruzar dos dois encontra- se o equilíbrio.»



Jogos do Futuro começam no dia 2 de junho



É já no dia 2 de junho que os nove municípios da região - Almada, Alcochete, Barreiro, Moita. Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal – dão início à 5.ª edição dos Jogos do Futuro da Região de Setúbal (JFRS), iniciativa que se afirma, já, como uma grande festa do desporto. A cerimónia de abertura decorre a partir das 21h00, no Largo do Mercado 1.º de Maio, no Barreiro, com um grande espetáculo multimédia apresentado por Wanda Stuart, onde marcarão presença todas/os as/os desportistas participantes nos Jogos.
As provas desportivas serão disputadas entre 2 e 4 de junho, nos nove municípios, e esta edição conta com um número recorde de 24 modalidades, com especial atenção para o desporto adaptado: andebol, atletismo, basquetebol, boccia, bodyboard, canoagem, futebol de 7, futebol de 11, futebol de praia, futsal, ginástica de trampolins, hip hop, hóquei em patins, judo, karaté, natação, orientação, râguebi, skate, skimboard, surf, ténis, voleibol e xadrez. No total, serão três mil as/os jovens participantes, com idades compreendidas entre os 11 e os 16 anos.
O envolvimento do Desporto Escolar e das associações tem sido fundamental para o crescimento desta iniciativa, que sublinha a identidade desta região, quer pelo trabalho em parceria – prática comum entre os municípios da península – quer pela visão partilhada da prática desportiva enquanto vetor determinante para o desenvolvimento sustentado. A grande tradição associativa está bem plasmada no número de coletividades existentes na região: 683.
Rita Patrício, atleta de Boccia, José Augusto, antiga glória do futebol nacional, a judoca olímpica Telma Monteiro e o treinador de futebol Paulo Fonseca são as patronas e os patronos desta edição dos JFRS, iniciativa promovida pelos nove municípios da região, pela Associação de Municípios da Região de Setúbal, movimento associativo popular, escolas e associações distritais de modalidades aderentes. 
Os Jogos do Futuro contam, ainda, com o apoio de 21 embaixadoras e embaixadores da região, que se associam a este evento de referência, manifestando o seu apoio e entusiasmo. Em www.jogosdofuturo.net, é possível assistir aos seus testemunhos. As embaixadoras e os embaixadores do concelho de Palmela são: Marco Morais (Judo) – Selecionador/Treinador Nacional de Cadetes e Juniores;  Tiago Venâncio (Natação) – Treinador Palmela Desporto, EM, Atleta Olímpico 2004, 2008 e 2012; Simone Fragoso (Natação) – Atleta do Sporting CP, Atleta Paralímpica 2008, 2012 e 2016, Patrona dos JFRS 2016; Rafael Reis (Ciclismo) – Atleta da Caja Rural (Espanha); Vencedor do Ranking Ciclista do Ano 2016 (ao serviço do FC Porto); Filipa Rodrigues (Orientação) – Atleta da ADFA, Campeã Ibérica de Orientação 2016.


Palmela recebe provas de Orientação e de Judo

O Município de Palmela acolhe as competições de Judo e Orientação, a decorrer no dia 3 de junho. O Meeting de Orientação tem lugar em Sesmarias, Palmela (junto ao Parque Industrial Mata Lobos), entre as 10h00 e as 12h30, numa organização do Município e das Escolas Secundárias de Palmela e de Pinhal Novo, com o apoio da Federação Portuguesa de Orientação. Em paralelo, as Secundárias promovem a 15.ª edição do OriFamília, um passeio guiado de Orientação e um percurso em grupos de famílias (mais informação em http://oriespalmela.blogspot.pt).
O Torneio de Judo e Judo Adaptado, dirigido aos escalões de Benjamins, Infantis e Iniciados, decorre no Pavilhão Desportivo Municipal, em Pinhal Novo, entre as 14h00 e as 18h00, numa iniciativa do Município com a Associação Distrital de Judo de Setúbal.
Os clubes e escolas do concelho participam em 18 modalidades, com um total de 373 jovens.


3 de junho – 10h00 às 12h30
Sesmarias, Palmela (junto ao Parque Industrial Mata Lobos - 38°35'28.0"N 8°56'00.9"W)
Meeting de Orientação
Organização: Câmara Municipal de Palmela, Escolas Secundárias de Palmela e de Pinhal Novo
Apoio: Federação Portuguesa de Orientação

3 de junho – 14h00 às 18h00
Pavilhão Desportivo Municipal de Pinhal Novo
Torneio de Judo (Benjamins, Infantis e Iniciados / Judo Adaptado)
Organização: Câmara Municipal de Palmela e Associação Distrital de Judo de Setúbal 

Faça o download da APP e siga os JFRS minuto a minuto

Em conferência de imprensa realizada no dia 23 de maio, a organização lançou uma APP, especialmente desenvolvida para facilitar o acesso a informação atualizada ao minuto sobre as provas, os locais, os Municípios e muito mais. Notícias, programa, modalidades, newsletter e contactos são exemplos de algumas das funcionalidades disponibilizadas por esta ferramenta (download através do link  https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.albatrozdigital.jogosdofuturo).

Mais informação em www.jogosdofuturo.net.

Concelho de Palmela institui Dia da Agricultura e do Mundo Rural



A Câmara Municipal de Palmela, a União de Freguesias de Poceirão e Marateca e a Associação de Agricultores do Distrito de Setúbal vão assinalar, a 3 e 4 de junho, o Dia Municipal da Agricultura e do Mundo Rural, como forma de sensibilização para a importância da agricultura, defesa da identidade do mundo rural e valorização da economia de proximidade e dos produtos e produtoras/es locais que, com o seu trabalho, contribuem para a sustentabilidade dos territórios.
A iniciativa, apoiada pelo Projecto 270, associação cultural e ambiental sediada em Pinhal Novo, pretende, também, promover o espirito comunitário, associativo e cooperativo, característicos do concelho de Palmela.
No dia 3 de junho, no Mercado Municipal de Pinhal Novo, serão dinamizadas atividades dirigidas às crianças, jovens e famílias, como forma de promoção da agricultura local. A 4 de junho, domingo, às 11h00, o Centro Cultural de Poceirão acolhe o seminário sobre a temática DLBC - Desenvolvimento Local de Base Comunitária Rural, promovido pela ADREPES - Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal, onde serão apresentadas as suas principais medidas sobre financiamentos o território. Segue-se um almoço comunitário para agricultoras/es do concelho de Palmela, no  Parque Mário Bento, na aldeia de Poceirão, com animação a cargo de artistas locais e o apoio do movimento associativo.
A instituição desta data está intimamente ligada à profunda tradição rural do concelho de Palmela e enquadra-se no espírito da adesão do Município ao Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana - documento compromisso assente em princípios como a sustentabilidade territorial, a promoção dos ciclos de comercialização de produtos hortícolas do prado ao prato, a diminuição do desperdício alimentar, a promoção de hábitos de vida saudável, nomeadamente uma alimentação tendo por base a dieta mediterrânica e a valorização dos produtos sazonais e locais. Ainda em junho, o Município promoverá uma sessão de debate para aprofundar o trabalho em torno do Pacto de Milão e apresentar as principais linhas de ação.


Município de Palmela reforça apoio às três corporações de bombeiros do concelho



A reunião pública realizada a 17 de maio, no âmbito da Semana dedicada à freguesia de Palmela, foi muito rica em boas notícias para as três Associações de Bombeiras/os do concelho – Palmela, Pinhal Novo e Águas de Moura. No momento em que estão, também, em curso as comemorações do Dia Municipal do Bombeiro, o Município aprovou uma adenda aos Protocolos de Apoio ao Funcionamento dos Grupos de Bombeiros Permanentes (GBP) em vigor. Assim, a comparticipação municipal para o funcionamento de cada um destes grupos passará dos 112.868 euros para 128.992 euros – um reforço de 16.124 euros, que possibilitará a inclusão de mais um elemento em cada GBP, num total de oito (mínimo) por cada associação. Os GBP são fundamentais para o aumento da capacidade de intervenção das corporações, contribuindo para a melhoria das condições de segurança das populações.
Na mesma reunião, foi, também, a aprovada a atribuição de um apoio financeiro ao investimento no valor de 15 mil euros a cada uma das associações. Este apoio responde ao compromisso assumido pelo Município no sentido de, fruto da atual sustentabilidade financeira, ir além dos apoios já protocolados e contribuir para reforçar a capacidade de investimento, nomeadamente, no que respeita à aquisição de viaturas, uma vez que as candidaturas apresentadas pelas associações não tiveram provimento por parte do POSEUR.
É de sublinhar, ainda, a atribuição de 4.500 euros, a distribuir equitativamente pelas três associações, como comparticipação nos custos com formação, indispensável para a aquisição e manutenção dos conhecimentos e competências inerentes à função. Apesar de não se tratar de uma competência municipal, o Município entende que é seu dever apoiar a formação dos corpos de bombeiras/os, para a qual concorre, também, a atividade desenvolvida pela Academia da Proteção Civil de Palmela.
            No total, este pacote de apoios às Associações de Bombeiras/os do concelho, aprovados na última reunião pública, soma, este ano, 436.476 euros.




Município saúda Adega de Palmela pelo Título de Reconhecimento como Organização de Produtores de Vinho


A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública de 17 de maio, a saudação à Adega de Palmela pelo Título de Reconhecimento de Organização de Produtores de Vinho, atribuído pela Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo.
Abaixo, transcreve-se o texto integral da saudação:


«A Adega de Palmela foi distinguida com o Título de Reconhecimento de Organização de Produtores de Vinho no setor de Vinho para o produto Vinhos de Uvas Frescas, incluídos os vinhos enriquecidos com álcool. Trata-se da 1.ª adega cooperativa da região da Península de Setúbal a  ser reconhecida como Organização de Produtores e a 2.ª na área da Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo (Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural), cuja cerimónia de entrega decorrerá no dia 1 de junho, às 18h30, na Casa Mãe da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, em Palmela.
Com este Título, a Adega poderá, assim, beneficiar dos fundos comunitários no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR 2020), nomeadamente, com a majoração de 10% de financiamento nos projetos apresentados.
Fundada em 1955, com a designação de Adega Cooperativa da Região do Moscatel de Setúbal, a Adega de Palmela iniciou a sua atividade em 1958, com 50 associadas/os e com uma produção que não excedia os 1,5 milhões de litros. Atualmente, a produção ultrapassa os 8 milhões de litros, sendo 75% Vinho Tinto, 15% Vinho Branco e 10% Moscatel de Setúbal. Com cerca de 300 associadas/os, que possuem uma área combinada de 1000 hectares, uma parte da sua produção é engarrafada.
Com 40 funcionárias/os, a Adega de Palmela tem vindo ao longo dos anos a atualizar a sua tecnologia de fabrico e engarrafamento e, hoje, é uma unidade certificada que produz marcas reconhecidas a nível nacional e internacional, com a atribuição de medalhas de ouro e prata nos mais prestigiados certames deste setor.
A Câmara Municipal de Palmela, reunida na Biblioteca Municipal de Palmela no dia 17 de maio de 2017, saúda a Adega de Palmela por mais este reconhecimento nacional e faz votos de sucessos futuros para a empresa».

Município condecora entidades e personalidades que enriquecem o concelho



No dia 1 de junho, Dia do Concelho de Palmela, a partir das 15 horas, a Sociedade Filarmónica Humanitária é palco da Cerimónia de Atribuição de Condecorações Municipais. Trata-se de uma homenagem que o Município presta, anualmente, a um conjunto de entidades e personalidades que se destacaram, pelo seu envolvimento na vida da comunidade e pelo seu contributo para o desenvolvimento do concelho, em áreas como a intervenção social, a economia, a cultura, o desporto ou o turismo.
A Medalha de Honra do Concelho de Palmela – a condecoração mais importante  do Município, que confere o título de “Cidadã/o Benemérita/o de Palmela”  - agraciará Eugénio da Fonseca pelo trabalho de uma vida no combate à pobreza e à exclusão social, com grande coragem e tenacidade, através do qual granjeou reconhecimento, a nível local e nacional, e contribuiu, decisivamente, para o desenvolvimento da comunidade e para a redução das desigualdades sociais.
Este ano, a Medalha Municipal de Mérito* será atribuída a um total de 46 personalidades e entidades, em diversas áreas. A Organização das Nações Unidas assinala 2017 como Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, pelo que este foi um dos critérios tidos em conta pelo Município. É de sublinhar, também, o Prémio Carreira na área do Desporto (Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro) que será entregue à atleta paralímpica Simone Fragoso.
Nesta data, também as/os trabalhadoras/es da autarquia veem o seu desempenho reconhecido. A Medalha Municipal de Dedicação 2017 será atribuída a quatro trabalhadoras/es, que se distinguiram pela competência, decisão e espírito de iniciativa e a Medalha Municipal  de Serviço Prestado 2017 será entregue a cerca de sete dezenas de trabalhadoras/es que cumpriram 15, 25 e 35 anos de serviço e revelaram, no exercício do seu cargo, assiduidade e comportamento exemplares.
As condecorações são atribuídas no âmbito do Regulamento das Condecorações do Município de Palmela e validadas pela Comissão Municipal de Condecorações e pela Assembleia Municipal.

*Medalha Municipal de Mérito:

Aniversário
            Medalha Municipal de Mérito (grau Cobre)
            . Associação Carnavalesca Amigos de Baco
            . Associação de Dadores de Sangue do Poceirão
            . PIA – Projeto de Intervenção Artística
            . TELA – Teatro Estranhamente Louco e Absurdo

Associativismo e Cidadania
            Medalha Municipal de Mérito (grau Ouro)
            . Álvaro Amaro
            . José António Guerreiro
            . Ulisses Machado

Cidadania e Solidariedade
            Medalha Municipal de Mérito (grau Ouro)
            . António Alpendre
            . Carlos Taleço
            . Guilherme José Abreu Bettencourt
            . Manuel Batista

Cultura
            Medalha Municipal de Mérito (grau Ouro)
            . Luís Cangueiro

Desporto – Prémio Carreira
            Medalha Municipal de Mérito (grau Ouro)
            . Simone Fragoso

Desporto
            Medalha Municipal de Mérito (grau Cobre)
            . André Rangel
            . André Viana e Daniela Marreiros
            . António Branco
            . Bernardo Pereira
            . Bruno Pessoa
            . Escola Secundária de Pinhal Novo
            . Filipa Rodrigues
            . Joana Branco
            . João Mário Anjos e Ana Clara Correia
            . Leonor Medeiros
            . Nuno Martins
            . Paulo Gomes
            . Pedro Neves e Sofia Oliveira
            . Ricardo Ferreira
            . Rodrigo Balseiro e Lisa Jesus
            . Rui Narigueta
            . Sérgio Ferreira
            . Tiago Assunção
            . Tiago Romão
            . Jorge Miguel da Silva Caleira

Economia e Comércio Tradicional
            Medalha Municipal de Mérito (grau Ouro)
            . António Brinca
            . António Pais Pereira – a título póstumo
            . Eugénio Vale e Sérgio Vale – Loja de Adelino Matos do Vale Lda.
            . Horácio Simões
            . José Manuel Fonseca Porfírio
            . Maria Isilda Carvalho
            . Restaurante Pérola da Serra
            . Loja do Jaime, em Cabanas

Turismo para o Desenvolvimento Sustentável (grau Cobre)
            Medalha Municipal de Mérito (grau Cobre)
            . Biovilla, Sustentabilidade
           




Dia Mundial da Criança com programa alargado em todas as freguesias


A Câmara Municipal de Palmela preparou, com um vasto conjunto de parceiros, um programa comemorativo para assinalar o Dia Mundial da Criança, entre os dias 1 e 4 de junho, em vários pontos do concelho.
Propostas culturais, desportivas e de animação compõem um programa alargado, com uma vertente educativa, com atividades dirigidas às crianças e famílias. Um peddy paper, um bibliopaper, atividades lúdicas, desportivas e culturais, um arraial cultural, com feira do livro, ateliês, visitas encenadas ao Castelo, um encontro com a escritora Ana Lázaro ou a iniciativa Família ativa, criança saudável”, no campo de jogos municipal de Palmela, são algumas das atividades propostas pelo Município. Recorde-se que é assegurado transporte gratuito para o Campo de Jogos, com partidas do Cine-teatro S. João, em Palmela.
As comemorações do Dia Mundial da Criança são uma organização da Câmara Municipal com a Palmela Desporto E. M., Juntas de Freguesia, Movimento Associativo e Instituições do concelho. Mais informações em www.cm-palmela.pt.

           
Palmela
 1 de junho

10h00 às 12h00 | Campo de Jogos Municipal de Palmela (Relvado)
Família ativa, criança saudável
Atividades lúdico-desportivas para toda a família

1 a 4 de Junho | Praça de Armas do Castelo de Palmela
Arraial cultural no Castelo de Palmela

14h00 às 15h30 | Praça de Armas do Castelo de Palmela
“Reis e rainhas em construção”
Atelier de construção de fantoches

16h00 | Praça de Armas do Castelo de Palmela
Encontro com a escritora Ana Lázaro e visita encenada pelo Castelo de Palmela

14h00 às 17h30 | Praça de Armas do Castelo de Palmela
De 2 a 4 de junho das 10h00 às 17h30
Feira do Livro Infantil


3 de junho
16h00 às 17h00 | Praça de Armas do Castelo de Palmela
Século XXI, quem vive no castelo? Dragões e coisas e tais
Atelier de outros tempos, com jogos, construção de fantasias e estórias

4 de junho
A partir das 16h00 | Praça de Armas do Castelo de Palmela
Visita encenada pelo Castelo de Palmela

PINHAL NOVO
1 de junho

10h00 às 13h00-16h00 às 20h00 | Polidesportivo do Jardim José Maria dos Santos
Atividades lúdicas, desportivas e culturais dirigidas às crianças e famílias

10h00 às 13h00
Atelier de Educação/Prevenção Rodoviária

10h00 às 13h00 - 16h00 às 20h00
Atividades desportivas | insufláveis | pinturas faciais | jogos tradicionais e
modelagem de balões

15h30 |Biblioteca Municipal de Pinhal Novo
Bibliopaper “Histórias da nossa terra”
Atividades lúdicas e recreativas vamos aprender curiosidades e factos históricos do concelho de Palmela

16h00 | Polidesportivo do Jardim José Maria dos Santos
Concerto da Orquestra Juvenil da Academia de Musica da SFUA

18h00 | Polidesportivo do Jardim José Maria dos Santos
Concerto da Orquestra Nova de Guitarras

4 de junho

10h00 | Centro de Recursos para a Juventude de Pinhal Novo
Peddy Paper
Inscrições em: www.facebook.com/osindiferentes e grupo.indiferentes@gmail.com





POCEIRÃO | MARATECA
 1 de junho

15h00 às 18h00 | Associação Cultura e Desporto de Poceirão
Discoteca infantil
Onde as crianças podem ir à Discoteca como “os grandes, com muita música, luzes e
muitas outras surpresas

10h00 às 18h00 | Jardim Ferreira da Costa - Poceirão
Junto ao Sobreiro Grande - Águas de Moura
Atividades lúdicas para crianças - Insufláveis

QUINTA DO ANJO
1 de junho
10h00 às 17h00 | Parque de Merendas de S. Gonçalo
Atividades lúdicas para crianças


Loja Móvel do Cidadão encerrada até 2 de junho



A Câmara Municipal informa que os serviços da Loja Móvel do Cidadão encontram-se encerrados até ao próximo dia 2 de junho. Como alternativa, as/os senhoras/es munícipes dispõem dos seguintes locais:


Atendimento de Palmela
Largo do Município
Horário: 2ª a 6ª feira – 08h30 às 15h30
Prolongamento de horário: 4ª feira – 08h30 às 19h00

Loja do Cidadão de Pinhal Novo
Instalações do Mercado Municipal de Pinhal Novo
Horário: 2ª a 6ª feira - 09h00 às 16h00
Prolongamento de horário: 3ª feira – 09h00 às 19h00

Centro de Contacto
Telefone: 212 336 666 | atendimento@cm-palmela.pt

Horário: 2ª a 6ª feira - 08h30 às 15h30

quarta-feira, 24 de maio de 2017

São Gonçalo em festa entre 25 de maio e 1 de junho



A Associação de Festas de São Gonçalo promove as tradicionais Festas em Honra de São Gonçalo entre os dias 25 de maio e 1 de junho, com o apoio do Município de Palmela e da Junta de Freguesia de Quinta do Anjo.
A festividade decorre em São Gonçalo, Cabanas, na freguesia de Quinta do Anjo, e apresenta um programa cultural diversificado, que conjuga o desporto e a participação de vários artistas musicais com a componente religiosa, de homenagem ao padroeiro.
O Município atribuiu um apoio financeiro de mil euros, acrescido da cedência de ocupação de espaço público (importante apoio à atividade, que permite o aluguer de terrados e consequente arrecadação de receita) e de apoios logísticos no valor estimado de 6.500 euros, incluindo infraestruturação elétrica.

Programa:

25 de maio
20h00  Inauguração da Festa com as Entidades Oficiais e Religiosas
21h00  Grupo Coral “Ausentes do Alentejo”
21h30  Grupo Coral “Moda do Alentejo”
22h00  Grupo Coral “Feixe Luminoso”
22h30  Grupo Coral “As Ceifeiras”

26 de maio
22h30  Espetáculo musical com a banda Big Show

27 de maio
15h00  Cavalhadas à Antiga Portuguesa
17h00  ELITE4U Battle Power Zumba vs. Combat (aula aberta)
22h00  Tributo aos anos 80: Banda Oitentamente

28 de maio
15h00  Procissão em Honra de S. Gonçalo
17h00  Missa na Capelinha de S. Gonçalo
18h30  Leilão
22h00  Espetáculo musical com Mónica Sintra

29 de maio
17h30  Largada de Touros
22h00  Espetáculo musical com Micaela

30 de maio
17h30  Largada de Touros
22h00  Espetáculo musical com Pedro Porta
23h00  Espetáculo musical com Toy Cascão

31 de maio
17h30  Largada de Touros
22h00  Espetáculo musical com Banda Coronel Cantiga

1 de junho – Dia Mundial da Criança
09h00  Pinturas faciais, insufláveis e jogos tradicionais com o apoio do Espaço GO Cabanas, Junta de Freguesia da Quinta do Anjo e Agrupamento de Escuteiros 504 da Quinta do Anjo
15h00  Zumba Kids pelo Grupo Popular e Recreativo Cabanense
18h00  Grandioso espetáculo para crianças com o Mister Banana
22h00  Espetáculo com o comediante Serafim


“O Gangue do Parque” visita o Auditório Municipal de Pinhal Novo



No dia 28 de maio, domingo, às 16h00, o Auditório Municipal de Pinhal Novo exibe o filme de animação “O Gangue do Parque”.
Esta comédia, para maiores de seis anos, tem como personagem principal Flecha, um simpático esquilo, cheio de energia e pronto a viver aventuras que, na maior parte das vezes, terminam em sarilhos. Quando compromete as provisões da comunidade para o próximo inverno, Flecha é expulso do parque onde nasceu e parte para a cidade. Aí, encontra o lugar mítico dos esquilos, que julgava apenas existir nas antigas histórias: a Cidade Perdida de Avelândia. Trata-se de uma loja de frutos secos, a que Flecha e um grupo de novos amigos vão tentar aceder, para garantir a sobrevivência na estação fria.
As entradas têm o valor de 3,11 euros (adulto) e 2,07 euros (criança), com aquisição no local.


Encontro Concelhio de Folclore reúne 400 participantes no Parque Venâncio Ribeiro da Costa



No dia 27 de maio, às 16h00, o Parque Venâncio Ribeiro da Costa, em Palmela, recebe o Encontro Concelhio de Folclore. Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal com os Ranchos Folclóricos concelhios e o apoio da Popular FM, que reunirá 11 ranchos e cerca de quatro centenas de participantes.
Vão estar presentes nesta celebração da cultura popular e do mundo rural, o Rancho Folclórico “Os Fazendeiros” das Lagameças, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Pinhal Novo, o Rancho da Sociedade de Recreio e Desporto da Lagoinha, o Rancho Folclórico Regional de Fernando Pó, o Rancho Folclórico Cultural Danças e Cantares da Região do Forninho, o Grupo Folclórico Danças e Cânticos de Olhos de Água, o Rancho Folclórico Regional da Palhota/ Venda do Alcaide, o Rancho Folclórico do Bairro Margaça, o Rancho Folclórico “os Rurais” da Lagoa da Palha e Arredores, o Rancho Folclórico de Poceirão e o Rancho Folclórico da Herdade de Rio Frio, este último, a retomar a sua atividade.
Com entrada livre, o Encontro Concelhio de Folclore constitui um momento privilegiado de partilha de experiências, convívio e promoção das tradições locais, contribuindo para uma maior visibilidade deste património.


Sessão Solene de Homenagem encerra comemorações do Dia Municipal do Bombeiro


As comemorações do Dia Municipal do Bombeiro encerram no dia 28 de maio, em Palmela, com um programa que tem como ponto alto a sessão solene de homenagem aos bombeiros do concelho, no Cine-teatro S. João, às 11h30.
Ao hastear de bandeiras com toque de sirene nos quartéis dos Bombeiros de Palmela, Pinhal Novo e Águas de Moura, às 8h00, segue-se a exposição de viaturas de socorro e de combate a incêndios, no Largo de S. João, às 9h00, a receção às entidades oficiais e o desfile apeado e motorizado. Às 11h15, no Cine-teatro S. João, decorrerão as assinaturas da adenda ao Protocolo de apoio ao Funcionamento dos Grupos de Bombeiros Permanentes e do Contrato Programa de cooperação técnica e financeira com a Associação de Bombeiros de Palmela. O programa encerra com a sessão solene de homenagem aos bombeiros, a atribuição das Medalhas de Comportamento Exemplar e o almoço convívio entre a Câmara Municipal, Juntas de Freguesia, Direções, Comando e Corpos Ativos das Associações de Bombeiros do Concelho.



terça-feira, 23 de maio de 2017

Município exige resposta do Governo às propostas de cooperação apresentadas em 2015



O Município de Palmela continua a aguardar por uma resposta do Governo às propostas de partilha de responsabilidades, apresentadas em 2015, com vista a viabilizar a tão aguardada e necessária construção do Pavilhão Desportivo da Escola Secundária de Palmela. Estas propostas de trabalho admitiam a comparticipação municipal na construção do equipamento ou, em alternativa, uma comparticipação menor e a assunção dos custos de gestão, manutenção e recursos humanos necessários ao seu funcionamento, desde que fosse possível o usufruto por parte da comunidade.
No entanto, este processo tem sido pautado pela grande dificuldade no contacto com o Ministério da Educação, cuja última informação, datada de fevereiro deste ano, revela que a obra é considerada prioritária e já teria parecer da DGEstE – Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, comprometendo-se a analisar a questão financeira com o Ministério das Finanças no prazo de uma semana. Três meses passados, o Município continua sem receber uma resposta nem tem conseguido restabelecer contacto, situação considerada inadmissível e que foi alvo de uma nova moção, aprovada por unanimidade na reunião pública realizada a 17 de maio, e que se transcreve na íntegra:

«Após o envio de uma proposta para apreciação, a Câmara Municipal de Palmela apresentou à Secretária de Estado Adjunta e da Educação, em reunião de 11 de maio de 2016, a possibilidade de um protocolo entre as duas entidades para construção do Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Secundária de Palmela.
A proposta, já apresentada em 30 de novembro de 2015, manifestava a disponibilidade do Município para, à semelhança do que tem sido a postura de cooperação institucional, que permitiu a concretização de outras obras urgentes da responsabilidade da administração central no concelho, comparticipar o valor do investimento e os custos de gestão do equipamento. Os montantes dependeriam da alternativa que o Ministério considerasse mais conveniente, eventualmente com a utilização pública do gimnodesportivo pela comunidade, fora dos horários e épocas escolares.
Após várias tentativas, por escrito e telefonicamente, a Secretária de Estado Adjunta e da Educação informou telefonicamente, em fevereiro deste ano, que se trata de uma obra prioritária, para a qual já existe parecer da DGEstE, faltando apenas analisar, no prazo de uma semana, com o Ministério das Finanças, as opções financeiras para o avanço do protocolo.
Desde então, têm-se revelado infrutíferas todas as tentativas de obter qualquer informação sobre o acolhimento desta proposta. Estamos no final de mais um ano letivo, sem que as/os alunas/os da escola Secundária de Palmela tenham tido oportunidade de usufruir de um gimnodesportivo, ou seja, de uma prática desportiva plena e de direito, de acordo com o currículo escolar.
Assim, a Câmara Municipal de Palmela, reunida a 17 de maio de 2017, na Biblioteca Municipal de Palmela, considera que:

- A ausência de resposta não se coaduna com o que deveria ser o normal relacionamento institucional;
- Se torna cada vez mais urgente dar resposta a esta reivindicação de estudantes, pais, encarregadas/os de educação e comunidade educativa, que, naturalmente, questiona o Município sobre este assunto;
- A Escola secundária de Palmela e as/os docentes de Educação Física têm sido um exemplo de empenho e incentivo às alunas e aos alunos daquele estabelecimento de ensino, que conta com excelentes resultados a nível nacional e regional, em diversas modalidades de ar livre, podendo desenvolver outras competências se os adequados equipamentos o permitissem.

Neste sentido, o Município delibera:
- Manifestar a sua indignação pela falta de diálogo por parte do Ministério da Educação;
- Exigir uma resposta urgente às proposta do Município para a partilha de responsabilidades na construção deste equipamento desportivo, de forma a que as/os alunas/os tenham direito, o mais rapidamente possível, à educação física, na sua plenitude, essencial ao seu desenvolvimento físico e social;
- Enviar cópias da presente moção às seguintes entidades:
            . Primeiro-Ministro
            . Ministro da Educação
            . Secretária de Estado Adjunta e da Educação
            . Presidente da Assembleia da República
            . Grupos Parlamentares
            . Assembleia Municipal de Palmela
            . Juntas de Freguesia do Concelho de Palmela
            . Conselho Municipal de Educação de Palmela
            . Direção da Escola Secundária de Palmela
. Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária de Palmela
            . Associação de Estudantes da Escola Secundária de Palmela
            . Órgãos de Comunicação Social Locais e Regionais.»